Chocolate dá espinha e aumenta a acne? Saiba mais!

chocolate causa espinha e acne _ adcos

Você conhece o efeito do chocolate na pele? Sabemos que o açúcar e a gordura consumidos em excesso podem influenciar na saúde e beleza e aumentar a oleosidade da pele. Portanto, vamos falar sobre o impacto de comer alimentos com alto índice glicêmico e dar dicas de como cuidar melhor da sua pele. Confira!

O chocolate causa espinhas?

Por ter um alto índice glicêmico (quantidade elevada de açúcar), o efeito do chocolate na pele é o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que, consequentemente, pode potencializar o surgimento de espinhas e acne. Essa pode ser uma das razões do porque chocolate dá espinha.

Mas, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), não é só o chocolate que causa acne. Quando consumimos doces, alimentos gordurosos e derivados de leite, a oleosidade da pele aumenta, agravando a predisposição das pessoas com pele acneica. Além disso, a glicose chega ao sangue mais rapidamente, estimulando um pico de insulina que leva o açúcar para a célula aceleradamente.

A notícia boa é que o chocolate possui muitos benefícios. Os riscos para a saúde estão nas suas variações mais gordurosas como os ovos de páscoa, trufas e caixas de bombom, por exemplo, e em seu consumo excessivo. Porém, ao comer chocolates meio amargo e amargo (tipos com maior concentração de cacau) em pequenas quantidades, ficamos com mais energia, a circulação sanguínea melhora e temos a sensação de bem-estar devido a liberação da serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade.

Qual o impacto do consumo de açúcar na pele?

Quando consumimos açúcar em excesso, inicia-se no organismo o processo de glicação, uma reação em que os carboidratos, como a glicose, unem-se definitivamente com proteínas, como a elastina e o colágeno. Desta forma, esses carboidratos danificam e desestabilizam as proteínas do tecido cutâneo, fazendo-as quebrarem e deixando a pele mais flácida, com perda da elasticidade, diminuição da tonicidade e, consequentemente, potencializando o surgimento das rugas e linhas de expressão. Ainda segundo a SBD, o excesso de açúcar acelera o envelhecimento precoce. Portanto, é muito importante evitar o consumo desses alimentos ou reduzi-los.

Utilizar produtos com ação antiglicante é essencial em nossa rotina de cuidados diários, pois essa atividade inibe que o açúcar prejudique o colágeno e também protege as fibras da pele, mantendo a firmeza, a sustentação e a elasticidade da região. Insira os produtos com ação antiglicante em sua rotina o mais cedo possível, pois o consumo de açúcar em nossa vida é constante e até precoce, o que começa a afetar a pele antecipadamente.

Como combater os efeitos do açúcar na pele?

Para prevenir a glicação, evite alimentos com alto índice glicêmico como doces, massas, refrigerantes e substitua os carboidratos simples pelos integrais. Por exemplo: troque o arroz branco, o pão francês e os doces por opções com grãos e substitua o açúcar branco pelo mascavo, mel e até stevia. Eles são mais naturais e contêm substâncias antioxidantes que são super interessantes para a saúde da pele.

Além disso, insira produtos com ação antiglicante e antioxidante no seu dia a dia. Os antioxidantes neutralizam os radicais livres, que são responsáveis por 90% do envelhecimento precoce da pele. Uma dica: todos os protetores solares da ADCOS possuem ação antioxidante em sua composição e algumas opções também são antiglicantes, como o Protetor Solar Tonalizante Stick FPS 80, o Protetor Solar Mousse FPS 50 e o Protetor Solar Fluid Shield Protection FPS 70 Colors. Combinando o uso desses dermocosméticos à alimentação com índice glicêmico reduzido, a sua pele ficará mais saudável e bonita.

Dicas de produtos com ação antiglicante

Cuide da pele com produtos que possuem ação antiglicante. A ADCOS indica alguns que podem se encaixar em sua necessidade.

A Bruma Hidratante é um spray que hidrata duradouramente e imediatamente e pode ser usada a qualquer hora do dia, até por cima da maquiagem. Ela possui ainda ação detox, protege o colágeno e a pele contra o estresse ambiental, a poluição, a radiação solar e outros agentes externos. O produto conta também com Ácido Hialurônico em sua composição, que é um hidratante eficiente para a pele.

Se você busca produtos antiglicantes para tratar acne, o Tônico Secativo Pele Acneica é desenvolvido especialmente para peles com tendência a acne e espinha. Este dermocosmético tem uma poderosa ação secativa, auxilia no controle da oleosidade e ainda minimiza inflamações. Outro produto é o Fluido Ultra Secativo, que promove a renovação celular e melhora a textura da pele, desobstrui os poros e controla a oleosidade, prevenindo também o aparecimento da acne enquanto protege o colágeno.

Antioxidante e antiglicante

Quer dicas de produtos com ação antioxidante e antiglicante? Para começar o seu dia, o Sabonete Iluminador com Vitamina C é ótimo para a higiene facial diária. Além da ação antioxidante, também possui ação antipoluição e anti-idade, revitalizando e refrescando a pele logo que utilizado. O Concentrado Vitamina C 20 é um antioxidante com 20% de Vitamina C pura que estimula a síntese de colágeno, clareia a pele, corrige linhas de expressão e reverte os danos da glicação do colágeno (ação antiglicante e deglicante).

Máscaras faciais

A Máscara de Ouro possui também ação anti-idade e rejuvenescedora intensiva, preenchendo e redesenhando o contorno facial (ação lipolifting). Ela reestrutura a pele, melhora a elasticidade e aumenta a oxigenação, reduzindo as rugas e linhas de expressão. Já a Máscara de Diamante estimula a produção de colágeno, a hidratação e também melhora a longevidade celular, restaurando os sinais da juventude. Possui ainda nanopartículas de diamante associada a peptídeos, com ação de longa duração na redução de rugas, protegendo o DNA celular e devolvendo a maciez e suavidade da pele.

Clareadores para o rosto

Produtos com ação clareadora também podem ter ação antiglicante, como o Melan-Off Clareador. Ele ilumina, uniformiza a tonalidade da pele e melhora a textura cutânea, clareando a região aplicada e pode ser usado tanto de dia (lembrando de passar o protetor solar após sua aplicação), quanto à noite. O Clareador de Olheiras corrige as indesejadas olheiras graças à associação de ativos que atuam no clareamento e na prevenção delas, tanto as azuis quanto as castanhas. Ele também possui pigmentos que proporcionam disfarce óptico imediato.

Conheça outros conteúdos