Como usar o protetor solar corretamente?

como usar protetor solar

Você sabe o que significa aquelas siglas presentes nos protetores solares? O dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Dr. Pedro Secchin explica como ler corretamente as embalagens de protetor solar e fala um pouco sobre o uso do dermocosmético aqui no Beleza com Saúde da ADCOS. Confira a entrevista!

Como agem os Raios UVA e UVB?

Os raios ultravioletas A e B, penetram profundamente na pele, causando danos a ela e tem efeito cumulativo. Podem causar manchas, rugas, envelhecer a pele precocemente e até mesmo o câncer da pele.

Horário de risco

Os raios UVB tem maior intensidade entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde e são os principais causadores daquela vermelhidão e da queimadura da pele. Já os raios UVA não variam muito durante o dia, causando principalmente o fotoenvelhecimento e o câncer da pele.

O que é FPS?

Talvez, você já tenha visto em um protetor solar a sigla chamada FPS. O que é FPS?

É o Fator de Proteção Solar. É um índice que determina o tempo que a pele, quando exposta ao sol, fica vermelha. Por exemplo, se uma pessoa demora 5 minutos para ficar vermelha quando exposta ao sol, quando ela usa protetor solar fator 30, ela fica 30 vezes mais protegida ao sol. Ou seja, 150 minutos.

Qual o FPS mínimo?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que o ideal, no mínimo, seja de FPS 30 para um protetor solar.

O que é PPD?

Talvez você já tenha visto uma outra sigla no protetor solar, que é o PPD. Ele, quando presente, demonstra que aquele protetor solar protege também dos raios UVA, que são os principais raios ultravioletas que causam o fotoenvelhecimento e, também, o câncer da pele.

Qual a quantidade ideal do protetor solar?

A quantidade ideal para se utilizar de protetor solar é: uma colher de chá para o rosto, uma colher de chá para a frente, uma colher de chá para as costas, uma colher de chá para cada braço e duas colheres de chá para cada perna.

Reaplicando o protetor solar

É importante também reaplicar o protetor solar a cada duas horas. Quando se transpira muito, por exemplo em esportes, ou quando se faz uma submersão à água.

Complemente a proteção solar

Para complementar a proteção solar, também é válido usar chapéus, bonés, óculos escuros, roupas e, também, as sombras. Não esqueça de fazer seu check-up com o dermatologista.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Confira neste vídeo o que o Dr. Pedro Secchin, médico dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologista, fala sobre o uso do protetor solar. Ele traz informações importantes sobre os efeitos da radiação na pele, escolha do fator de proteção solar e o significa das siglas encontradas no protetor solar. Dê o play e confira! ⠀ Lembre-se sempre: o uso de protetor solar diariamente é essencial para prevenir o câncer da pele. E a prevenção começa por você.

Uma publicação compartilhada por ADCOS Dermocosméticos (@oficialadcos) em

Conheça outros conteúdos