Adcos

Pele negra também precisa de proteção solar!

A pele negra possui maior quantidade de melanina, uma proteína que funciona como uma espécie de protetor natural da pele. Mesmo assim, ela exige cuidados diários para mantê-la saudável, livre de manchas e do envelhecimento, como o uso de protetor solar. Saiba mais como cuidar da pele negra e protegê-la dos malefícios que os raios solares podem causar.

Características da pele negra

A pele negra possui altos níveis de melanina, proteína que dá pigmentação à pele e funciona como proteção natural aos raios solares, mas isso não significa que ela não precise do uso de filtro solar diariamente. Vamos falar como você pode proteger a pele com essa característica logo adiante.

A produção das glândulas sudoríparas nesse tipo de pele é maior e mais ativa, o que aumenta a tendência à oleosidade. No entanto, peles negras podem ter características específicas, que irão defini-las como normal, mista, seca e oleosa, sendo essa última a mais comum.

Com mais colágeno do que as cútis com menos melanina, as peles negras são mais elásticas e resistentes aos sinais da idade, como as rugas e linhas de expressão. Além disso são mais espessas e firmes, por isso demoram mais a ficar flácidas e, dificilmente, apresentam celulite.

Como proteger esse tipo de pele do sol

Como falamos acima, a pele negra também precisa de proteção solar, mesmo com uma maior quantidade de melanina. O alto nível da substância colabora para o surgimento de manchas, o que pode ser evitado com o uso de um filtro solar. Além disso, a proteção ainda ajuda a prevenir o ressecamento, o câncer da pele, o envelhecimento precoce e evita o efeito rebote, que pode deixar a pele mais oleosa.

Quem tem a pele negra deve usar protetor solar com fator de proteção de no mínimo 15, mesmo em dias nublados ou em ambientes fechados. Além disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia indica que o produto seja reaplicado na pele a cada duas horas.

Os principais problemas enfrentados pela pele negra

Por possui mais melanina, a pele negra tem mais facilidade de sofrer com melasmas e com a hiperpigmentação, que podem ser agravados com a exposição solar sem proteção. Ainda, qualquer processo inflamatório ou que cause irritação pode gerar o escurecimento da pele, pois durante a cicatrização a pigmentação é ativada.

Além disso, a resistência à degradação do colágeno, que tem a vantagem de retardar o envelhecimento, pode favorecer o surgimento de queloides. Sua tendência à oleosidade favorece o surgimento da acne e da foliculite, uma inflamação na raiz do pelo, que geralmente acontece após algum procedimento de depilação, como o atrito com lâminas.

Como evitar esses problemas e manter a pele negra saudável

Para evitar problemas e manter a pele negra bonita e saudável é preciso usar o filtro solar diariamente. Além disso, produtos compostos com vitamina C também podem ser grandes aliados contra as manchas e devolver radiância à pele. A substância atua ainda, potencializando os efeitos do protetor solar.

É preciso, também, controlar a oleosidade com cuidados e produtos específicos para peles oleosas e, assim, evitar problemas como a acne, que também pode deixar marcas na pele, quando não tratada de maneira apropriada. Previna-se da foliculite evitando o uso de lâminas para depilação e usando sabonetes antissépticos antes e após o uso da cera para a retirada dos pelos.

Mais dicas

Filtro ideal para sua pele

Filtro ideal para sua pele

Para deixar a sua pele protegida, o Filtro Solar Tonalizante FPS 40 Fluid é o ideal. Em casos de mulheres negras, recomenda-se a tonalidade Ebony. Caso você prefira, a Beige e a Bronze também são indicadas. Essa proteção proporciona uma cobertura natural das imperfeições da pele e, acima de tudo, conta com ação antioxidante, antiglicante, antirradicais livres, hidratante e de proteção ao DNA celular. O Fluid é um excelente absorvedor dos raios UVA longo e UVB, por ter Tinosorb M e S. Além disso, possui outros princípios ativos que atuam na fotoproteção natural da pele e no colágeno.

Hidrate, renove e fortaleça sua pele

Hidrate, renove e fortaleça sua pele

O Hidrafense Solution Aqua Pro.Bio é o seu aliado para manter a pele hidratada e protegida, podendo ser usado junto aos protetores solares fluidos. Ela regenera as defesas da pele diariamente expostas a agressores como poluição, sol, ar condicionado, alterações de temperatura e cigarro. Além disso, equilibra o sistema imunológico cutâneo, devolvendo sua força e prevenindo o envelhecimento precoce. O produto contém Ectoína, que promove proteção contra o estresse ambiental e reforça as defesas naturais, Ácido Hialurônico, responsável por repor a hidratação, e Alantoína, que suaviza a pele.

Higienização e prevenção às rugas

Higienização e prevenção às rugas

Aproveite os benefícios da vitamina C na hora de realizar a higienização da pele. O Derma Complex Sabonete Iluminador com Vitamina C refresca, hidrata e revitaliza, além de proteger e minimizar os efeitos das agressões diárias à pele, iluminar e devolver radiância e vitalidade a ela. A vitamina C presente nesse sabonete, juntamente com o Ácido Ferúlico, estimula a síntese de colágeno, reduzindo rugas e reforçando a sustentação e firmeza da pele. Além disso, o produto combina ativos hidratantes a um agente de limpeza à base de Oliva, que dá suavidade e maciez à pele.

Conheça outros conteúdos