Protetor solar para pele negra: motivos para utilizar

A pele negra possui maior quantidade de melanina, uma proteína que funciona como uma espécie de protetor natural da pele. Mesmo assim, ela exige cuidados diários para mantê-la saudável, livre de manchas e do envelhecimento, como o uso de protetor solar. Saiba mais como escolher o melhor protetor solar para pele negra e protegê-la dos malefícios que os raios solares podem causar.

Características da pele negra

A pele negra possui altos níveis de melanina, a proteína que dá pigmentação à pele e funciona como proteção natural aos raios solares. Porém, isso não significa que ela não precise de fotoproteção diariamente. Vamos falar como você pode proteger a pele com essa característica logo adiante.

A produção das glândulas sudoríparas da pele negra é mais ativa, o que aumenta a tendência à oleosidade. No entanto, o tecido cutâneo pode ter características específicas, que irão defini-las como normal, mista, seca e oleosa, sendo essa última a mais comum na população negra.

Com mais colágeno do que as peles com menos melanina, as peles negras são mais elásticas e resistentes aos sinais da idade, como as rugas e linhas de expressão. Além disso, são mais espessas e firmes, por isso demoram mais a ficar flácidas e, dificilmente, apresentam celulite.

Qual o fator de protetor solar para pele negra?

Como falamos acima, a pele negra também precisa de proteção solar, mesmo com uma maior quantidade de melanina. O alto nível dessa proteína na pele colabora para o surgimento de manchas, o que pode ser evitado com o uso do melhor protetor solar para pele negra . Além disso, a proteção ainda ajuda a prevenir o ressecamento, o câncer da pele, o envelhecimento precoce e evita o efeito rebote, que pode deixar a pele mais oleosa.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta que, mesmo com a proteção natural da melanina, as pessoas de pele negra também estão sujeitas às queimaduras causadas pela radiação solar e precisam da fotoproteção do protetor solar, chapéus e acessórios que evitem a exposição solar.

Por isso, quem tem a pele negra deve usar protetor solar com fator de proteção UVA e UVB de no mínimo 15, mesmo em dias nublados ou em ambientes fechados. Além disso, a SBD indica que o produto seja reaplicado na pele a cada duas horas.

Características específicas da pele negra

Por causa da maior concentração de melanina, a pele negra tem mais facilidade de sofrer com melasma e com a hiperpigmentação, que podem ser agravados com a exposição solar sem proteção. Ainda, qualquer processo inflamatório ou que cause irritação pode gerar o escurecimento da pele, pois durante a cicatrização a pigmentação é ativada.

Para evitar as manchas e o melasma, o Protetor Solar Tonalizante Stick FPS 80 é a melhor opção. Seu alto fator de proteção contra a radiação UVA, UVB, UVA longo, infravermelho e luz visível protegem a pele com uma cobertura alta e com toque sedoso. Disponível na tonalidade Pecan, adapta-se perfeitamente à pele negra. Ainda, este dermocosmético apresenta ativos como o Ácido Hialurônico, que reorganiza a estrutura da pele, hidrata profundamente e preenchendo rugas.

A pele negra é mais resistente à degradação do colágeno, o que é a vantagem para retardar o envelhecimento. Porém, essa mesma característica pode favorecer o surgimento de quelóides. Sua tendência à oleosidade favorece o surgimento da acne e da foliculite, uma inflamação na raiz do pelo, que geralmente acontece após algum procedimento de depilação, como o atrito com lâminas.

A hidratação é fundamental, mesmo nas peles oleosas, para proteger e recuperar a barreira biológica protetora da pele. Para isso, o Hidradefense Solution Aqua Pro.Bio concentra uma série de ativos prebióticos e ácido hialurônico, capazes de hidratar profundamente e reforçar as defesas naturais da pele, protegendo contra as agressões do dia a dia, como a poluição e a poeira.

Como evitar esses problemas e manter a pele negra saudável

Para evitar problemas e manter a pele negra bonita e saudável é preciso usar o protetor solar diariamente. Além disso, produtos compostos com vitamina C também são grandes aliados contra as manchas e para devolver radiância à pele. A substância atua ainda, potencializando os efeitos do protetor solar. Ela está presente no Derma Complex Sabonete Iluminador com Vitamina C, que limpa profundamente a pele sem agredir enquanto promove uma poderosa ação antioxidante, antipoluição e antienvelhecimento, além de estimular a produção de novas células de colágeno e elastina.

É preciso, também, controlar a oleosidade com cuidados e produtos específicos para peles oleosas e, assim, evitar problemas como a acne, que também pode deixar marcas na pele, quando não tratada de maneira apropriada. Previna-se da foliculite evitando o uso de lâminas para depilação e usando sabonetes antissépticos antes e após o uso da cera para a retirada dos pelos.

Conheça outros conteúdos