A importância da Vitamina C para a pele madura

Com o passar dos anos, fica evidente que o nosso corpo, especialmente nossa pele, sente os impactos do envelhecimento. Nossa força é reduzida, o metabolismo desacelera e nosso organismo não consegue mais produzir o que produzia quando jovem. O envelhecimento é um processo natural e que precisamos aceitar. No entanto, a pele madura pode ser bonita, saudável e radiante em todas as etapas da vida, e também pode se beneficiar de cuidados específicos, com ajuda da vitamina C, por exemplo, para melhorar sua aparência e até mesmo reverter e diminuir os efeitos do tempo. Quer saber como? A ADCOS explica!

Como cuidar da pele madura?

Com o passar dos anos, passamos por mudanças fisiológicas que refletem nas características do nosso corpo. Entre os 40 e 50 anos, que costuma ser o período em que a mulher entra na menopausa, a pele é considerada madura. E, por isso, ela passa por diferentes alterações conforme explica a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A principal delas é a queda na produção de colágeno e elastina, proteínas responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele. Além disso, o ácido hialurônico, substância produzida naturalmente pelo nosso corpo , já não é reposto como antes. Então, ele acaba por se degradar diariamente, o que resulta na desidratação e perda de volume da pele. O resultado disso é uma pele mais fina, flácida, com rugas profundas e linhas de expressão acentuadas.

Dentre as principais características da pele madura, estão:

> Maior sensibilidade;

> Aparência desidratada (menos viço, pele opaca);

> Manchas (decorrentes das mudanças hormonais ou efeito cumulativo das agressões externas, como os raios solares);

> Surgimento de rugas e linhas de expressão; e

> Textura áspera e irregular.

Sendo assim, é essencial buscar realizar mudanças de hábito (como aumentar a proteção contra o sol), mas também atualizar a rotina de skincare buscando um tratamento específico para cada fase da vida, como o uso de produtos que estimulam e repõe substâncias essenciais da pele e peelings que estimulem a renovação celular e melhorem a penetração de ativos.

Como tratar a pele na menopausa

Como a menopausa é o principal fator que influencia na pele madura, fica claro que os cuidados devem ser redobrados durante esse período da vida. A primeira mudança a ser feita é a reposição nutricional. Com a ajuda de um médico especializado, a dica é investir em uma dieta que reponha proteínas, ácidos e a hidratação. Os exercícios físicos também devem fazer parte dessa nova rotina, uma vez que toda a estrutura do nosso organismo precisa ser fortalecida.

Algumas substâncias encontradas em dermocosméticos também são as melhores aliadas nesses momentos. A hidratação por meio do ácido hialurônico, o tratamento antienvelhecimento com auxílio da vitamina C, ácido mandélico e ácido glicólico também são essenciais para garantir uma pele mais firme e iluminada.

A ADCOS possui a linha Golden Care, específica para a pele menopausada. Você pode conferir mais sobre esses cuidados clicando aqui!

Qual é a melhor vitamina C para a pele madura?

A vitamina C é um antioxidante encontrado naturalmente em alimentos cítricos, como frutas, é denominada como ácido ascórbico. Ela é responsável, primordialmente, pelo fortalecimento do nosso sistema imunológico, uma vez que atua contra os radicais livres.

Esses agentes são a principal causa para o envelhecimento precoce, o surgimento de manchas, e também pela deterioração das fibras de colágeno, importantes para manter a pele firme e saudável.

Por sua vez, a vitamina C pode ser consumida e ingerida de diferentes formas. A mais comum delas é pela alimentação saudável e balanceada. Em segundo, quando há indicação médica, pela reposição com auxílio de medicamentos (como a suplementação alimentar). No entanto, a concentração de vitamina C ingerida que chega até a pele é muito baixa, sendo recomendado para isso o uso de dermocosméticos contendo diferentes formas de vitamina C.

O médico dermatologista Dr. Danilo Guerreiro, de São Paulo, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que a vitamina C é de extrema importância em diferentes camadas da pele, como a derme e a epiderme. No entanto, muitas dúvidas podem surgir a respeito da concentração necessária.

“A gente precisa avaliar a concentração da vitamina C, mas também o veículo em que está sendo entregue essa substância. O veículo é um facilitador da penetração pela pele. Ou seja, uma vitamina C com concentração mais baixa pode entregar um resultado terapêutico igual, ou até melhor, do que uma vitamina C de concentração maior, que poderia induzir, por exemplo, o aparecimento de oleosidade na pele”, comenta o médico à ADCOS.

Nesse caso, o ideal é avaliar qual veículo melhor se adapta ao seu tipo de pele, o que terá penetração melhor e não causará efeitos adversos (como irritação da pele, a obstrução dos poros e o surgimento de comedões). Veículos em creme, gel creme ou sérum são os mais comuns. A partir de agora, você entenderá melhor sobre cada um deles.

Vitamina C em creme ou gel creme

A Vitamina C 20 é um exemplo de veículo gel creme e máxima concentração da de vitamina C pura em sua fórmula. Além disso, possui vitamina E e ácido ferúlico, que também previnem a ação dos radicais livres, o envelhecimento da pele, e ainda dá um boost de hidratação.

Esse dermocosmético é eficaz para a redução de rugas e linhas de expressão, além de devolver o viço e vitalidade da pele, uniformizando sua tonalidade e textura. Dessa forma, a vitamina C para o rosto é desenvolvida de forma oil-free, com toque seco e efeito mate, podendo ser uma opção perfeita para quem tem a pele com tendência à oleosidade.

A textura em gel creme facilita a penetração pela pele, permitindo a absorção rápida e deixando-o invisível (sem a aparência esbranquiçada que cremes costumam deixar). E, assim, previne a obstrução dos poros e o excesso de oleosidade, especialmente no rosto.

Uma textura em creme e que auxilia no tratamento para a pele do corpo é a nossa Loção Anti-Aging Corporal. Ela possui vitamina C e ácido hialurônico em sua fórmula, e foi desenvolvida para devolver viço e hidratação à pele, melhorando sua elasticidade e firmeza. Além disso, proporciona uma sensação única de refrescância e sedosidade, enquanto atua com ação antioxidante, antiglicante e anti-stress.

Vitamina C em sérum

Os séruns são excelentes opções para quem prefere praticidade no dia a dia. Por ser uma textura fluida, ele garante uma absorção ainda mais rápida, além de favorecer hidratação ao mesmo tempo em que cuida da pele.

Para isso, a ADCOS desenvolveu o Concentrado de Vitamina C 20, um anti-idade com máxima concentração da substância, que tem como principal objetivo a uniformização do tom da pele e o estímulo à produção de colágeno. Em sua fórmula estão presentes oito ativos antioxidantes com ação ultrarejuvenescedora, garantindo resultados na melhora da firmeza e também na ação antipoluição.

Mas, se o seu desejo é incluir mais um ativo anti-idade na sua rotina, a Vitamina C 15 + Ácido Hialurônico será perfeito para a sua skincare. Unindo os dois ativos consagrados da dermatologia, esse sérum atua como anti-idade e preenchimento da pele ao mesmo tempo em que protege contra os radicais livres e o envelhecimento precoce.

Sendo assim, ele promove hidratação profunda e de longa duração, com efeito clareador, anti-inflamatório, e que também promove aumento da síntese de colágeno enquanto combate o estresse oxidativo.

#FicaADica!

Além da vitamina C ser utilizada em dermocosméticos de tratamento, você também pode encontrá-la em protetores solares. Assim, além de tratar a pele desde os passos mais básicos, você garante resultados ainda melhores ao proteger-se dos raios solares. Para isso, que tal experimentar o Protetor Solar Fluid Shield Protection FPS 70? Além de alto nível de proteção contra os raios UVB, ele é resistente à água.

Esse protetor foi desenvolvido para agir como um escudo protetor, contendo vitamina C e E, e ativos que protegem o DNA celular, evitando os efeitos da poluição e a formação de manchas. Pode ser utilizado principalmente por peles mistas e normais.

Conheça outros conteúdos