Como hidratar os lábios e mantê-los jovens?

Como hidratar os lábios e mantê-los jovens? | ADCOS

A pele dos lábios é diferente da pele da face. Lábios rachados, secos, com pequenas peles soltas e feridas são características de falta de hidratação e normais de falta de rotina de cuidado com a região. Vários fatores influenciam nesse ressecamento e, para evitá-lo e manter os lábios bonitos e saudáveis, é necessário hidratá-los sempre. A ADCOS separou dicas preciosas de como hidratar os lábios e mantê-los jovens!

Por que os lábios ressecam?

O ressecamento dos lábios ocorre devido a influência de diversos fatores, como vento, frio, exposição solar, saliva, uso de ácidos na pele, poluição e ar-condicionado. Além disso, o uso de alguns medicamentos, ingestão de pouca água, entre outras ações que acontecem no dia a dia interferem nesse processo, tornando necessária a hidratação dos lábios de forma frequente.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os lábios podem sofrer com descamação e ressecamento pela ação de agentes externos, como o sol, vento, clima seco ou a variação de temperatura, que favorecem a perda da umidade natural do corpo, também conhecido como “manto lipídico”. Além disso, a ingestão de pouca água ou tomar banhos muito quentes também propiciam a desidratação.

No caso dos lábios, há ainda existe a saliva como agravante que, sempre em contato com a superfície labial, acaba dificultando a cicatrização e estimulando uma irritação primária da região. Por isso, é fundamental usar lip balms e reparadores, que conferem proteção extra e procurar evitar a saliva no local.

Proteger a boca dos raios solares também é necessário, pois eles agridem a pele, causando ressecamento e queimaduras. A dica da ADCOS é apostar em um hidratante labial antes de passar o seu batom preferido. Isso vai deixar a sua boca bem mais bonita e protegida, além de fazer com que o batom não fique craquelado.

Como hidratar os lábios?

Quer saber como hidratar os lábios? Trouxemos algumas dicas que irão te ajudar com isso:

  1. Esfolie os lábios para remover as células mortas. Invista em esfoliantes específicos para a região, pois possuem grânulos menores e são menos abrasivos. Faça isso uma vez por semana e de forma bem suave, para não machucar o local.
  2. Utilize produtos ricos em ativos reparadores e hidratantes, como vitamina E, pantenol, manteiga de karité e manteiga de cacau. Eles ajudarão a restaurar e reparar a barreira labial.
  3. Evite o contato dos lábios com a saliva, pois ela possui pH ácido e contribui para o ressecamento da região.
  4. Beba bastante água (pelo menos 2 litros por dia) para ajudar na hidratação do organismo e, consequentemente, dos lábios. A desidratação é uma das principais causas de ressecamento dos lábios.
  5. Não arranque a pele dos lábios e nem morda o local. Caso faça isso, você machucará a região e causará irritação e dor. Lembre-se, também, que passar a língua na boca prejudicará a cicatrização.
  6. Evite alimentos que gerem algum tipo de inflamação no corpo, ácidos, condimentados, gorduras e frituras.

Anti-idade para os lábios

As rugas ao redor dos lábios são sinais do envelhecimento da pele, um processo ao qual todos estão sujeitos. É possível retardar o surgimento delas utilizando protetor solar e produtos anti-idade, que ajudam a minimizar as rugas e linhas de expressão. Essa região sofre forte influência da ação muscular e da contração, que podem originar a formação de marcas radiais, conhecidas comumente como “código de barras”. Esses sinais se formam devido ao envelhecimento intrínseco (cronológico) e extrínseco (fatores ambientais).

Para prevenir que essas rugas periorais surjam, é essencial usar protetor solar. Utilizar ativos altamente hidratantes, renovadores, antioxidantes, ácido hialurônico, antiglicantes e que estimulam a síntese de colágeno também pode ajudar no tratamento e prevenção dos sinais do envelhecimento. Além disso, aplicação da toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico, lasers, dermoabrasão e peeling químico melhoram a textura da pele e estimulam a produção de colágeno, atuando para tratar e minimizar o aspecto das rugas.

Conheça os produtos da ADCOS para os lábios

Se você está em busca de como hidratar os lábios, a ADCOS possui dois produtos muito procurados e utilizados pelos clientes. O Filtro Solar FPS 30 Labial hidrata, protege das agressões diárias que provocam ressecamento e previne o envelhecimento dos lábios, além de agir contra os raios nocivos do sol, o vento, o ar refrigerado, a água do mar, a piscina e o frio. Ele é um protetor solar antioxidante que protege contra os danos causados pelos radicais livres, previne o herpes labial e é resistente à água.

Já o Ultra Nutrição Labial é um poderoso hidratante com ação antirrugas, que modela e redesenha o contorno labial, deixando-o mais definido de forma indolor e sem cirurgia. Sua fórmula conta com ácido hialurônico, que penetra rapidamente, hidrata e restaura a pele de dentro para fora. Ele ainda contém ativos e peptídeo ativador de colágeno, que estimula a síntese da substância em 351%, prevenindo rugas ao redor dos lábios. O produto é incolor e pode ser usado sozinho ou por baixo do batom.

Conheça outros conteúdos