Qual o protetor solar para o rosto ideal para praticar atividade física?

Usar protetor solar diariamente é fundamental para a saúde da pele e este cuidado não pode ser deixado de lado na hora de praticar atividades físicas, seja em ambientes abertos ou fechados. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o uso do protetor solar é capaz de prevenir danos provocados pela exposição sem proteção, como o câncer da pele e o envelhecimento precoce. O Beleza com Saúde da ADCOS reuniu nesse post alguns dos protetores solares indicados para prática de exercícios.

Protetor solar ideal para a prática de esportes

Aplicar o protetor solar diariamente é fundamental para a saúde e beleza da pele. Na hora de praticar atividades físicas, você precisa escolher o produto ideal, que seja resistente à água, ao suor e que não escorra. Seja se for realizar exercícios em locais abertos ou fechados, o uso do protetor solar é essencial para prevenir manchas, envelhecimento precoce e câncer da pele, além de preservar o colágeno. No caso de atividades ao ar livre, o ideal é reforçar a proteção solar com o uso de bonés e roupas com proteção UV, por exemplo.

Para escolher um protetor solar para praticar atividade física, o ideal é optar por um produto com maior fixação, boa espalhabilidade e absorção. O Protetor Solar Tonalizante Stick FPS 80 protege contra radiação UVB, UVA, UVA longo, infravermelho e luz visível, e foi desenvolvido para todos os tipos de pele. Com o dobro de resistência à água das texturas tradicionais, está disponível em cinco cores que se adaptam às diferentes tonalidades da pele, inclusive aquelas extremamente sensíveis a queimaduras solares. Tem efeito mate e toque seco. e conta com Ácido Hialurônico, que hidrata e preenche rugas, além da Vitamina C, que promove ação antioxidante, antienvelhecimento e antiglicante.

Incolor x tonalizante

E qual protetor solar escolher para praticar atividade física: incolor ou tonalizante? O protetor incolor protege a pele dos raios UVA e UVB, ao formar uma barreira de proteção que auxilia na prevenção do envelhecimento precoce e do câncer da pele. O produto pode conter ainda outras funções adicionais, como ação antioxidante, hidratante e protetora do DNA celular. Já o protetor solar tonalizante, além de proteger contra os raios UV, também defende a pele da luz visível. Este tipo de luz muitas vezes é esquecido na proteção, mas não pode ser menosprezado, já que pode causar manchas e produzir radicais livres, que provocam alterações nas células de pigmentação. Portanto, mesmo quando for se exercitar em um local fechado, lembre-se de aplicar o protetor solar com cor.

Uma boa opção é o Protetor Solar Shield Protection FPS 70, que está presente em sete versões. Todas possuem rápida absorção, efeito mate e toque seco, e não deixam a pele com aspecto oleoso. Além disso, contam com Vitamina C na fórmula, que protege a pele contra as agressões da radiação solar, da luz visível e da poluição e protegem comprovadamente contra a luz azul visível. As versões Colors ivory, peach, nude, beige e bronze – possuem Ácido Hialurônico para ação hidratante e antienvelhecimento. Vale ressaltar que a versão incolor também protege da luz visível, com fórmula inovadora contendo ativo análogo da melanina com função de proteção a luz visível.

Protetor Solar Mousse: controle efetivo da oleosidade

Ideal para as peles oleosas e sensíveis, que desejam uma proteção 100% mineral com disfarce imediato das imperfeições, o protetor solar com textura mousse é ultraleve. Criado com filtros solares 100% minerais, o Protetor Solar Mousse FPS 50 é indicado, especialmente, para quem deseja redução do brilho e disfarce de imperfeições, poros e rugas na pele. Isso porque, como tem efeito blur, deixa a face lisa, uniforme, aveludada e controla efetivamente a oleosidade durante 10 horas. Além disso, protege dos danos causados pela poluição, luz visível, e tem ação antiglicante. É resistente à água e deve ser reaplicado sempre que houver sudorese intensa.

Dicas para uma pele mais saudável

Além da aplicação do protetor solar, você pode aproveitar outras dicas para ter uma pele bonita e saudável, como higienizá-la devidamente antes de aplicar o produto. A higienização deve ser feita com um sabonete específico para as suas necessidades. É muito importante reaplicar o protetor solar a cada duas horas para manter sua eficácia, como recomenda a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ao fim do dia, remova o produto com um demaquilante ou com a Água Micelar da ADCOS.

Dica plus: outro fator muito importante para a saúde é beber bastante água, principalmente durante o treino para evitar a desidratação. Há perdas significativas do líquido e de sais minerais importantes durante a prática de atividade física, principalmente por meio do suor. Sua pele também irá se beneficiar dessa hidratação, que garante maior quantidade de líquido entre as células, o que diminui a quantidade de marcas de expressão e mantém seu viço.

Conheça outros conteúdos