Pele Oleosa: dicas para ficar maquiada e protegida todos os dias

Com os dermocosméticos adequados, você consegue tratar a oleosidade da pele, ao mesmo tempo que a deixa mais uniforme e livre de imperfeições. Os protetores solares com base, por exemplo, são ótimos aliados da pele oleosa. Saiba mais sobre esses produtos e quais cuidados você deve ter antes e depois da maquiagem.

Como escolher os produtos ideais para a pele oleosa?

Escolher os produtos certos para seu tipo de pele é essencial para tratá-la de acordo com suas necessidades e conquistar uma pele mais bonita e saudável. Quem tem pele oleosa sabe muito bem das consequências que utilizar um produto inadequado pode trazer. Os dermocosméticos específicos ajudam a controlar a oleosidade excessiva e o brilho, reclamações de quem sofre com a oleosidade. Confira algumas dicas que separamos.

A pele oleosa se adapta melhor a texturas fluidas e leves, características que você deve preferir na hora de escolher um produto para este tipo de pele. Procure nas embalagens termos como: não comedogênico, livre de óleo (oil-free), toque seco ou efeito mate, como recomenda a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O uso de produtos específicos nos cuidados com a pele oleosa ajuda a controlar o brilho e a evitar a obstrução de poros e a formação de cravos, que podem evoluir para casos de acne e espinha.

Passos para preparar a pele oleosa antes da maquiagem

Preparar a pele antes da maquiagem é fundamental para que ela dure mais. O cuidado deve ser redobrado com a pele oleosa, já que a oleosidade pode atrapalhar a fixação da maquiagem e deixar o rosto com a aparência brilhosa. Muitas pessoas acabam usando base, pó compacto e outros produtos para disfarçar as imperfeições da pele com essas características, mas se eles não são adequados podem agravar o problema.

O primeiro passo antes de aplicar a maquiagem deve ser uma boa higienização, com um sabonete específico para pele oleosa. Após essa etapa, utilize um tônico que irá ajudar a remover as impurezas que restaram e equilibrar o pH da pele. Em seguida, é hora de hidratar a pele e passar o protetor solar, etapas muito importantes para quem tem pele oleosa.

Antes de se maquiar, aplique um primer, que irá melhorar a textura da pele e controlar a sua oleosidade. Os que têm efeito blur são uma ótima pedida, pois disfarçam os poros dilatados e as linhas de expressão e conferem uma aparência muito mais uniforme à pele. Esses passos irão te ajudar a controlar a oleosidade da pele e manter a maquiagem por mais tempo.

Aproveite os produtos tonalizantes

Os dermocosméticos tonalizantes podem ser seus grandes aliados na hora de tratar a pele e disfarçar suas imperfeições no dia a dia. Práticos e eficazes, os protetores com cor com textura fluida ou em forma de pó compacto com toque seco são ótimas opções de protetor solar para a pele oleosa. Este tipo de produto prioriza a saúde da pele e a protege dos raios solares, que podem piorar a oleosidade, ao mesmo tempo que deixa a pele com um tom mais uniforme e um acabamento natural de maquiagem.

O protetor solar com cor é multifuncional e, por isso, dispensa o uso de alguns produtos sobre o rosto, o que é ótimo para não sobrecarregar a pele oleosa. Além disso, esse tipo de produto pode ser reaplicado ao longo do dia, como retoque para maquiagem. Os protetores tonalizantes, além de protegerem dos raios UVA e UVB, também defendem a pele da luz visível, que vem dos computadores, televisão e lâmpadas fluorescentes.

Cuidados com a pele oleosa depois da maquiagem

A pele oleosa pode contar com a ajuda extra de uma bruma hidratante ou água termal para fixar a maquiagem, dando mais aderência do produto à pele e uma aparência mais natural. Além disso, esse tipo de produto ajuda a fazer com que a make dure mais tempo na pele. A Bruma Hidratante da ADCOS vai muito além de uma simples água termal e pode ser aplicada tanto antes quanto depois da maquiagem sem removê-la, com hidratação imediata e duradoura (24 horas), ação detox, refrescante, suavizante e protege o colágeno.

Depois de um dia com a pele maquiada, é hora de retirar os resíduos dos produtos da pele. Lavar o rosto não é o suficiente para garantir que ela fique 100% limpa. O mais recomendado é remover o excesso da maquiagem com um demaquilante e depois utilizar um sabonete para pele oleosa na higienização facial. Para uma limpeza profunda, utilize um tônico e complete esfoliando o rosto duas vezes por semana.

Manter a pele hidratada também é uma ação importantíssima para quem tem pele oleosa, pois ajuda a prevenir o efeito rebote, que pode provocar o aumento da oleosidade. O Hidratante FPS 20 é específico para pele oleosa, já que controla imediatamente a oleosidade do rosto enquanto protege contra os raios UVA e UVB. Ele tem ação antibrilho por até 8 horas e é formulado com ácido glicólico e niacinamida, que estimulam a renovação celular e uniformizam a textura da pele. Contém zinco e sílicas antibrilho que controlam a oleosidade e conferem efeito mate duradouro. Reduz a aparência dos poros dilatados e os mantém desobstruídos. Um hidratante com textura confortável e leve, oil-free e que é rapidamente absorvido pela pele oleosa. Também possui toque seco e não é comedogênico.

Conheça mais dermocosméticos ADCOS para quem tem pele oleosa

A higienização da pele é essencial para combater a oleosidade, e para que essa etapa seja bem-sucedida é fundamental que você utilize dermocosméticos que atendam às necessidades da sua pele. Uma das indicações para pele oleosa é o Sabonete Equilibrante, que limpa profundamente a pele e age no controle da oleosidade excessiva. Possui ação antibrilho, desobstrui os poros, remove impurezas e confere ação antisséptica. Não contém fragrâncias e nem corantes, o que minimiza os riscos de alergias. Já o Tônico Equilibrante remove as impurezas sem ressecar, reequilibra o pH da pele, reduz os poros dilatados, confere efeito mate e deixa a pele sedosa e sequinha.

A hidratação da pele é um passo primordial para quem tem pele oleosa, ao contrário do que muitas pessoas acreditam. Ela contribui para deixar a pele iluminada, previne rugas e linhas de expressão, além de evitar problemas como descamação, sensibilidade, irritações, aspereza e coceira – sinais que aparecem quando a pele está ressecada. Potente hidratante diário para incluir em sua rotina de cuidados, o Aqua Sérum é inovação no mercado de dermocosméticos. Com hidratação profunda, restaura a barreira natural da pele, auxilia na redução de rugas, é oil-free e não obstrui os poros. Seu principal ativo é o Ácido Hialurônico, que promove hidratação de dentro para fora. Sua fórmula traz 10 aminoácidos e 9 minerais, além de ingredientes com ações antioxidante e antipoluição. Restaura a barreira natural da pele e sua textura é indicada para todos os tipos de pele, especialmente as oleosas.

Na ADCOS você também encontra um produto perfeito para disfarçar as imperfeições da pele oleosa: o Redutor de Poros, que reduz visivelmente os poros dilatados e melhora a textura irregular da pele. Funciona como um primer de tratamento, com rápida absorção, toque seco, textura aveludada e não oleosa. É capaz de controlar a oleosidade por até 10 horas, além de promover efeito blur imediato na pele. Sua fórmula conta com o complexo PORE-MAT, que diminui as imperfeições, desobstrui os poros e confere efeito mate duradouro, além do Ácido Salicílico encapsulado, que promove efeito renovador e melhora a textura da pele. Também está disponível na versão tonalizante.

Para a etapa de fotoproteção, o Protetor Solar Mousse FPS 50 traz na composição filtros 100% minerais e uma textura inovadora ultraleve e capaz de promover disfarce imediato de imperfeições, poros e rugas. Com alto fator de proteção solar e 5 tonalidades adaptáveis, esse protetor solar em mousse é indicado principalmente para as peles oleosas, mas pode ser utilizado também pelas peles sensíveis, que desejam redução do brilho e disfarce de imperfeições, poros e rugas. Sua composição conta com Ácido Hialurônico de muito baixo peso molecular, Bisabolol, que acalma e repara a pele e Vitamina E, um potente antioxidante.

O Protetor Solar Tonalizante FPS 50 Pó Compacto é outra indicação para a pele oleosa. Com toque sedoso e efeito mate, esse protetor solar possui associação de sílicas e partículas responsáveis pelo controle de oleosidade da pele. Com filtros solares 100% minerais, oferece alta proteção contra raios UVA, UVB, infravermelho e luz visível. Contém Vitamina E, que previne o dano celular ao inibir a formação de radicais livres. Tem ação hidratante e melhora as condições da pele, o que reduz os sinais de envelhecimento. É hipoalergênico e resistente à água.

Com alta proteção contra os raios UVA e UVB e duplo mecanismo de controle da oleosidade, o Protetor Solar FPS 30 Fluid também é indicado para quem possui pele oleosa. Sua formulação possui sílicas antibrilho e um complexo de ingredientes botânicos e zinco, que proporciona redução e controle da oleosidade por 8h. Confere efeito mate na pele e regulação da produção de sebo, além de devolver a maciez e a suavidade à pele oleosa.

O Protetor Solar Tonalizante FPS 40 Fluid, também é uma excelente opção. Oferece alta proteção solar contra os raios UVA, UVB (FPS 40) e a luz visível, enquanto proporciona cobertura natural das imperfeições da pele em tonalidades que se adaptam às diversas peles brasileiras. O dermocosmético ainda possui efeito mate prolongado, proporcionando o controle de oleosidade da pele.

Conheça outros conteúdos