Saiba como cuidar da pele do rosto antes e depois do peeling

O peeling é um procedimento que renova a pele por meio da descamação e é indicado para tratamentos dos sinais do envelhecimento, da oleosidade e da acne. Mas, você sabia que existem cuidados essenciais antes e depois do peeling para evitar manchas? Neste post, o Beleza com Saúde, da ADCOS, vai te ensinar a cuidar da pele nessa situação, além de dar dicas de dermocosméticos para cada uma dessas fases. Confira!

Pré-peeling: cuidados essenciais

Para garantir a segurança do tratamento e ter melhor aproveitamento dos efeitos do peeling, é necessário tomar alguns cuidados com a pele anteriormente. Um dos primeiros passos é a higienização da pele. Ela deve estar limpa e desengordurada para que as substâncias usadas no peeling sejam absorvidas. Além disso, recomenda-se a suspensão do uso de ácidos uma semana antes do peeling, a fim de evitar o surgimento de irritações e manchas.

Outro cuidado importante é o uso frequente de protetor solar, já que estar com a pele bronzeada quando o procedimento for realizado pode ocasionar manchas. Converse com o seu dermatologista para saber quais melhores cuidados pré-peeling para as necessidades da sua pele.

Cuidados pós peeling

Após a realização do peeling, a pele tende a ficar sensibilizada, avermelhada ou com um pouco de ardência. Esses efeitos são comuns e com alguns cuidados simples é possível amenizá-los como, por exemplo, colocando compressas frias de chá de camomila sobre a área que recebeu o peeling.

Nos primeiros dias depois da realização do procedimento, utilize um sabonete suave quando for higienizar o rosto, que ajude a recuperar a barreira natural da pele, amenizar a irritação e acelerar a recuperação. Uma boa opção é o Sabonete Suavizante para Pele Sensível que limpa e remove as impurezas da pele de forma suave, mantendo a hidratação sem alterar a barreira da pele, devido a sua rica composição com pantenol, alantoína e prebióticos.

É contraindicado o uso de cremes à base de Ácido Retinóico, Ácido Glicólico ou Ácido Salicílico, pois estes podem irritar a pele. Caso você sinta ardência ao aplicar algum produto, remova imediatamente e suspenda seu uso e procure um dermatologista para adequar sua rotina de cuidados pós-peeling. Não force, ainda, a descamação da pele puxando as casquinhas ou esfregando-a. Isso pode retardar a cicatrização, causar manchas ou deixar cicatrizes no rosto.

O uso de protetor solar também é fundamental nos cuidados pós-peeling, inclusive em dias nublados e em ambientes fechados. Aqui no Beleza com Saúde, da ADCOS, você escolhe o melhor protetor solar para o seu tipo de pele.

A importância da hidratação antes e depois do peeling

A hidratação da pele é um cuidado diário que se torna ainda mais importante antes e depois da realização do peeling. Como falamos anteriormente, o tratamento tende a sensibilizar a pele e, por isso, ela precisa de uma atenção extra. Uma semana antes de realizar o peeling, comece a hidratar a pele com um dermocosmético hidratante indicado para o seu tipo de pele.

Depois do peeling, a hidratação também é muito importante, pois ela auxilia na retirada de crostas residuais, na redução do edema e na regeneração da pele. O ideal é optar por substâncias e produtos indicados para peles sensíveis ou sensibilizadas, como a Bruma Hidratante, que possui Ácido Hialurônico e oligoelementos em sua formulação, promovendo poderosa hidratação imediata e duradoura, com ação refrescante e suavizante. Prática e portátil, seu formato em spray permite que ela seja utilizada várias vezes ao dia.

Já durante a noite, aposte no Aqua Pro.Bio, um produto repõe a hidratação e a barreira biológica, protegendo o corpo e o rosto contra o estresse ambiental e restaurando a imunidade da pele, enquanto você dorme.

Conquiste uma pele uniforme

A linha Melan-Off da ADCOS foi desenvolvida para você conquistar uma pele uniforme de forma gradativa e segura. O Melan-Off Concentrado Clareador é um sérum desenvolvido para clareamento de manchas, deixando sua pele mais uniforme e protege ainda da luz visível, prevenindo e tratando o melasma e a hiperpigmentação. Para clarear manchas pontuais, o Melan-Off Clareador pontual age intensivamente. Ele possui rápida absorção sem resíduos de oleosidade, além de ação profunda e de longa duração. Aproveite, também, o Melan-Off Clareador, que conta com ação anti-idade, ilumina, uniformiza a tonalidade e melhora a textura cutânea.

Produtos para seus cuidados pós-peeling

Você precisará de produtos específicos para cuidar da pele sensibilizada após o peeling. O Sabonete Neutro de Aloe Vera é a opção ideal na hora da higienização, isso porque sua fórmula conta com tensoativo derivado do coco, tornando-o mais suave. Ele limpa profundamente sem agredir a pele e ainda mantém sua hidratação natural. Para acalmar e suavizar a cútis, aposte na Emulsão Suavizante para pele sensível. O produto devolve hidratação sem deixar a pele oleosa, ameniza a vermelhidão característica das peles sensíveis ou sensibilizadas e é livre de parabenos, fragrância e corantes. Sua fórmula é leve e acalma a pele sensível e sensibilizada, regenerando e fortalecendo as barreiras naturais da pele com prebióticos em sua fórmula.

Proteção solar e hidratação são indispensáveis

A proteção solar e a hidratação são indispensáveis para a saúde da pele nos cuidados pós-peeling. O Filtro Solar Ultra FPS 55 é um protetor solar em gel creme com alto fator de proteção solar (FPS 55) contra os raios UVA, UVB e Infravermelho, que trata enquanto protege a pele. É indicado para uso após tratamentos como peeling, microagulhamento (24 a 48 horas) e laser. Enquanto isso, a Bruma Hidratante é uma maneira eficaz de hidratar sua pele a qualquer hora do dia. Ela promove poderosa hidratação imediata e duradoura (24h), com ação detox, refrescante, suavizante e proteção ao colágeno.


Separamos outros conteúdos que podem te interessar:

Qual é o melhor tipo de peeling para minha pele?

Peeling Iluminador: como deixar a pele mais iluminada diariamente?

Quem tem pele sensível pode fazer peeling?

Conheça outros conteúdos