Quando devemos começar esse tipo de tratamento?

Devemos começar os cuidados anti-idade preventivamente, ainda com a pele jovem, inserindo sempre o protetor solar e produtos antioxidantes em nossa rotina diária, a fim de evitar o envelhecimento precoce. Os tratamentos devem ser iniciados de acordo com a necessidade de cada tipo de pele. Por isso, a prevenção é sempre o melhor caminho. Desde a infância, é necessário utilizar o protetor solar constantemente, por exemplo, quando for a praia e estiver em ambientes onde há grande exposição ao sol e até mesmo em ambientes fechados, optando por um filtro solar com cor.

Em relação aos tratamentos anti-idade, dependendo da genética e da exposição solar que a sua pele sofreu ao longo da vida, esses cuidados devem ser iniciados na juventude, época em que ela começa a diminuir a produção de colágeno. Outros dermocosméticos importantes a serem inserido em sua rotina são os antioxidantes, responsáveis por combater os radicais livres provenientes da poluição e da radiação solar.

 

Os sinais do envelhecimento

Os tratamentos anti-idade evitam que os sinais do envelhecimento apareçam, como rugas, linhas de expressão, flacidez, perda da hidratação natural e manchas na pele. Todos eles são espontâneos, consequência das agressões diárias que nossa cútis sofre e nos afetam cada vez mais conforme o tempo passa. Por isso, devemos tomar cuidados para diminuir e minimizar esses efeitos, mantendo a pele mais jovem e saudável.

O ideal para evitar os sinais da idade é cuidar da pele com produtos específicos para as necessidades dela. Você não precisa utilizar um produto mais potente do que o que sua pele realmente necessita, pois ele pode não fazer efeito e até causar irritações, dependendo do dermocosmético utilizado (como os que possuem grandes concentrações de ácido se utilizados em peles jovens, por exemplo). Por isso, procure sempre um dermatologista para que ele indique o tratamento ideal.

Dicas para prevenir esses sinais do envelhecimento

Para prevenir que esses sinais do envelhecimento da pele apareçam, existem algumas atitudes bem simples que podem te ajudar. A primeira delas é lavar o rosto todos os dias, retirando os resíduos de produtos e também sujeiras acumuladas durante o dia, utilizando um sabonete específico para a sua pele.

O filtro solar é seu melhor amigo, por isso, oriente seus filhos a o utilizarem desde novos, já que esse hábito previne os efeitos prejudiciais da radiação solar sobre a cútis. Use sempre um protetor solar antes da maquiagem ou até um filtro solar com base, para proteger a pele da luz visível.

Além disso, ter uma alimentação saudável e equilibrada é importante para prevenir o envelhecimento precoce, por isso, consuma frutas, verduras, legumes e evite alimentos industrializados, cheios de açúcar e sódio.  Exercícios físicos também devem fazer parte de sua rotina, pois melhoram a circulação sanguínea e a imunidade, deixando a pele tonificada e viçosa.

Ativos anti-idade que tratam o envelhecimento precoce

Se os sinais já começaram a aparecer, você deve tratá-los com ativos que amenizam e também corrigem o que te incomoda. Por exemplo, o Retinol estimula a renovação celular e a síntese de colágeno; a Vitamina C é um antioxidante poderoso que combate a ação dos radicais livres e reduz o envelhecimento, estimulando também a produção de colágeno. Ainda temos o Ácido Hialurônico, que hidrata e minimiza as rugas e outras marcas, melhorando o viço da pele. O DMAE é ideal para tratar a flacidez, pois confere firmeza através da produção de colágeno; a Vitamina E ajuda a reparar os danos causados pelos raios UV, além de hidratar e aumentar a maciez. Esses são apenas alguns ativos que ajudam na manutenção de uma pele bonita e saudável.

A fim de saber qual o dermocosmético ideal para você, procure um dermatologista. Ele indicará os produtos corretos após uma avaliação para identificar a real necessidade da pele. É importante ressaltar que a sua rotina diária de cuidados deve ser seguida corretamente, sem pular nenhum passo.