Você sabe o que é luz azul? Saiba mais sobre o assunto!

luz azul adcos

Você sabe o que é luz azul e o que ela pode causar na pele? Convidamos a Dermatologista, Dra. Isabella Redighieri, para responder algumas perguntas sobre o assunto e compartilhamos com vocês.

O que é a luz azul? Onde ela está presente/é encontrada?

A luz azul faz parte da luz visível, responsável pela claridade. É proveniente dos raios solares ou de aparelhos digitais (smartphones, tablets e computadores). Como tem comprimento de onda curto (380-500 nm) e muita energia, é conhecida também por high-energy visible light ou HEV.

O que a luz azul pode causar na pele?

A luz azul estimula a produção dos radicais livres, que aceleram a oxidação das células e provocam o envelhecimento precoce. As células que pigmentam a pele têm receptores pela HEV, que pode piorar manchas, como o melasma.

A Luz azul artificial também é prejudicial à saúde e à pele?

Sim. Chamamos de poluição digital a exposição à luz presente nos LEDs que iluminam os smartphones, tablets e computadores, pois contribui para o envelhecimento precoce, piora de rugas e manchas.

O que podemos fazer para nos proteger da luz azul?

Além de diminuir o tempo de exposição, evitar a proximidade da pele com os aparelhos, diminuir a luminosidade das telas e utilizar protetor solar com cor mesmo dentro de casa. Não existe mais essa ideia de passar protetor solar só quando for sair ao ar livre!

Além disso, podemos associar produtos tópicos com ativos antioxidantes e o uso de cápsulas via oral, com o objetivo de neutralizar a ação dos radicais livres na pele.

Quais são as características de um fotoprotetor que garante a proteção contra luz visível/azul?

O mais importante é a escolha de um protetor solar que tenha pigmentos ou partículas como o óxido de ferro, chamados de filtros físicos, que garantem uma proteção mais ampla. Esses produtos são mais eficazes contra a luz visível.

A luz azul atrapalha o sono?

Sim. O ideal é parar de utilizar essas tecnologias pelo menos uma hora antes de dormir. Afinal, uma boa noite de sono também contribui para uma pele mais saudável bonita!

dra isabella redighieri luz azul adcos

A Dra. Isabella Redighieri é dermatologista em Vitória/ES, especializada em dermatologia integrada, harmonização facial e tratamentos corporais. Graduada em Medicina pela Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), possui residência médica em Dermatologia pelo SUS-SP (Hospital Ipiranga). É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology.

Conheça outros conteúdos