Adcos

Esfoliação: a importância da renovação das células

Esfoliar a pele é muito importante para garantir uma aparência uniforme, hidratada e saudável. Esse procedimento renova as células, eliminando as que estão mortas e estimulando a produção de outras novas, ricas em colágeno. Com os produtos certos para seu tipo de pele, é muito simples realizar uma esfoliação e aproveitar seus benefícios. Confira algumas dicas de como esfoliar sua pele da melhor forma e saiba mais sobre esse processo renovador!

O que é a esfoliação e qual a sua importância

Para conquistar uma pele lisinha, sem marcas e manchas é importante esfoliá-la. A esfoliação é a parte responsável pela renovação das células que remove as mortas e estimula a produção das novas, com mais colágeno.

O hábito de esfoliar também limpa profundamente, evitando os temidos cravos e espinhas. Além disso, elimina as impurezas, que se depositam nos poros e impedem a ação eficiente dos dermocosméticos, proporcionando um resultado mais eficaz destes produtos. No corpo, a esfoliação evita pelos encravados, por isso, é uma ótima pedida fazer o procedimento três dias antes da depilação, o que ajuda a remover células mortas e afinar a pele, e três dias depois para evitar que os pelos se encravem.

Crie uma rotina de esfoliação de acordo com seu tipo de pele

A rotina de esfoliação é uma necessidade para todos os tipos de pele, mas há limites e restrições para cada uma, pois o excesso desse procedimento pode deixar a pele sensível, irritada ou ressecada. Por isso, é necessário conhecer qual o tipo da sua pele antes de esfoliá-la e aproveitar todos os benefícios que o procedimento pode oferecer.

As peles normais e ressecadas podem fazer esfoliações uma vez por semana, as oleosas até duas vezes e as sensíveis, no máximo, uma vez a cada 15 dias. As peles acneicas não devem se submeter à esfoliação sem consultar um dermatologista antes.

Como fazer uma esfoliação na pele

Para esfoliar corretamente, aplique o produto na ponta dos dedos e faça movimentos suaves e circulares, distribuindo-o em toda a pele. Não massageie a mesma área por mais de 30 segundos e lembre-se de que a pele deve estar meio úmida. Os movimentos devem ser suaves, com um pouco de pressão para, também, estimular a circulação sanguínea.

Em seguida, remova o produto com água e sabonete neutro, se precisar. Não esqueça de higienizar antes e hidratar depois que o processo for realizado, sempre com produtos específicos para o seu tipo de pele. Dessa forma, você terá uma pele mais bem cuidada e renovada.

Diferença entre esfoliação física e química

Existem dois tipos de esfoliações: as químicas e as físicas. Esta última é feita mecanicamente, removendo as células mortas através do atrito, com o uso de produtos que possuem grânulos, sendo eles delicados ou mais grossos, associados a outros ativos, geralmente hidratantes.

Já a esfoliação química é feita através de produtos compostos de ácidos, principalmente. Eles fazem com que as células mortas se desprendam, assim, a pele nova, agora em evidência, apresenta mais brilho e uma textura mais macia. Para realizar esse tipo de procedimento é necessário que a pele esteja bem hidratada e não se esquecer da proteção solar.

Mais dicas

Maciez e suavidade com os esfoliantes

Maciez e suavidade com os esfoliantes

Se você optar pelo uso de esfoliantes físicos, o Clean Solution Peeling de Hortelã Iluminador é uma ótima escolha para renovar as células! Ele atua afinando e tonificando intensamente a pele e contém grânulos que, por sua forma esférica, não a agridem. É indicado para o rosto, couro cabeludo e corpo, proporcionando um excelente resultado na textura e tom da pele. Outra opção é o Gradual Complex Esfoliante de Cristais, que possui micropartículas de cristal, uniformiza a textura da pele e a deixa macia, hidratada e suave.

Limpeza e esfoliação em um único produto

Limpeza e esfoliação em um único produto

O Neoderm Complex Sabonete Glico-Ativo é o produto perfeito para você higienizar sua pele em casa. Seu uso promove limpeza profunda e favorece a penetração dos ativos de outros dermocosméticos. Além disso, ele contém ácidos que promovem esfoliação química. Aplique o sabonete sobre a pele seca ou levemente umidecida e espalhe uniformemente. Deixe agir por um minuto e enxague até retirar todo o produto. Você vai sentir sua pele mais limpa, fina, renovada e iluminada a cada uso.

Cuidados para a pele masculina

Cuidados para a pele masculina

A pele masculina também precisa de cuidados especiais, principalmente por possuir pelos na região facial. O For Men Esfoliante Facial foi feito pensando nisso, então, atua limpando e preparando a pele para um barbear mais rente. Além disso, o produto remove as células mortas, esfolia a superfície da pele e ajuda a prevenir a foliculite (pelos encravados), deixando uma fragrância masculina agradável no rosto. Esses cuidados são essenciais para os homens que desejam manter a pele saudável!

Conheça outros conteúdos