Esfoliação: a importância da renovação das células

Esfoliar a pele é muito importante para garantir uma aparência uniforme, hidratada e saudável. Esse procedimento renova as células, eliminando as que estão mortas e estimulando a produção de outras novas, e de colágeno. Com os produtos certos para seu tipo de pele, é muito simples realizar uma esfoliação e aproveitar seus benefícios. Confira algumas dicas de como esfoliar sua pele da melhor forma e saiba mais sobre esse processo renovador!
Para conquistar uma pele lisinha, sem marcas e manchas é importante realizar uma esfoliação na pele. A esfoliação é a parte responsável pela renovação das células que remove as mortas e estimula a produção das novas, com mais colágeno. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a esfoliação é uma das etapas mais importantes para garantir a saúde e bem estar da pele, garantindo, inclusive, sua aparência mais jovial por mais tempo.
O hábito de esfoliar também limpa profundamente, evitando os temidos cravos e espinhas. Além disso, elimina as impurezas, que se depositam nos poros e impedem a ação eficiente dos dermocosméticos, proporcionando um resultado mais eficaz destes produtos. No corpo, a esfoliação evita os pelos encravados. Por isso, é uma ótima opção fazer o procedimento três dias antes da depilação, o que ajuda a remover células mortas e afinar a pele, e três dias após para evitar que os pelos se encravem.
A rotina de esfoliação é uma necessidade para todos os tipos de pele. No entanto, há limites e restrições para cada uma, pois o excesso desse procedimento pode deixar a pele sensível, irritada ou ressecada. Por isso, é necessário conhecer qual o tipo da sua pele antes de realizar a esfoliação e aproveitar todos os benefícios que o procedimento pode oferecer.
As peles normais e mais secas podem fazer esfoliação uma vez por semana ou a cada 15 dias. Já a recomendação para as oleosas e sensíveis é de até duas vezes por semana. As peles acneicas não devem se submeter à esfoliação sem consultar um dermatologista antes.
Para fazer uma boa esfoliação, existem algumas dicas rápidas para garantir um melhor aproveitamento. Confira:
1) Higienize a pele de forma adequada com um sabonete específico para o seu tipo de pele.
2) Com o rosto úmido, aplique o esfoliante na ponta dos dedos e faça movimentos suaves e circulares na pele, sem exercer muita pressão;
3) Distribua igualmente por todas as partes do rosto. Cada região deve ser esfoliada por 30 segundos (para estimular a circulação sanguínea), e não mais do que isso;
4) Por fim, remova o produto com água em abundância e utilize seus produtos de rotina (hidratante, anti-idade e protetor solar).
Não esqueça de, ao final da esfoliação, você deve investir num bom hidratante. Para isso, que tal experimentar o Hidratante Intensivo? Esse dermocosmético é um concentrado hidratante facial que ilumina e promove radiância imediata, além de proteger e estimular o colágeno. Ele também fortalece as defesas da pele, nutre, energiza, recupera a vitalidade cutânea e hidrata intensivamente, deixando a pele mais macia e viçosa!
Existem dois tipos de esfoliação: química e física. A esfoliação física é feita mecanicamente, removendo as células mortas através da abrasão feita com o uso de produtos que possuem grânulos, sendo eles delicados ou mais grossos, associados a outros ativos, geralmente hidratantes.
Já a esfoliação química é feita através de produtos compostos de ácidos, principalmente. Eles fazem com que as células mortas se desprendam, assim, a pele nova, agora em evidência, apresenta mais brilho e uma textura mais macia.
Um protocolo muito eficaz para uma esfoliação dupla (química e física) é utilizar o Peeling de Hortelã Iluminador e o Sabonete Glico-Ativo juntos na pele. Como? utilize o Sabonete Glico-Ativo e espalhe por todo o rosto. Aplique o Peeling de Hortelã ainda com o Glico-Ativo na pele e massageie os dois, ao mesmo tempo, por toda a face. Espere entre 2 a 3 minutos e retire com água abundante.