Descubra seis fatos sobre as estrias

fatos sobre estrias

As estrias são marcas que incomodam e surgem em determinados momentos de nossa vida em que menos esperamos. Vamos contar para você seis fatos sobre as estrias e também dar dicas de como evitar e prevenir o aparecimento dessas temidas cicatrizes na pele

1. As estrias podem surgir em qualquer lugar

Você sabe o que causa estria? Essas marcas são cicatrizes que surgem após a pele ser esticada, rompendo fibras elásticas e colágenas responsáveis pela elasticidade e sustentação do tecido cutâneo. A pele pode sofrer esse processo de esticamento por dois motivos principais: ganho de peso e crescimento durante a adolescência. No entanto, pessoas que passam por efeito sanfona, excesso de exercícios, gravidez e cirurgia para implantação de próteses mamárias, por exemplo, também têm tendência ao aparecimento das estrias 

Existem locais mais comuns em que as estrias aparecem como coxas, braços, nádegas, seios e barriga, porém elas podem surgir em qualquer lugar do corpo, inclusive no rosto. Elas são mais comuns em regiões nas quais a pele é esticada e naquelas em que há maior armazenamento de gordura. Pessoas que sofrem com a Síndrome de Cushing (exposição a níveis elevados de cortisol no sangue) geralmente têm marcas maiores.

2. As estrias não aparecem só na gravidez!

Engana-se quem acha que apenas grávidas possuem estrias. Inclusive, muitas delas podem não ter por fatores genéticos e também por se cuidarem e prevenirem o aparecimento dessas marcas. Como falamos anteriormente, quem passa por um processo onde a pele se estica muito em um curto período de tempo tem a possibilidade de desenvolver estrias, não apenas as grávidas.

O motivo pelo qual muitas grávidas desenvolvem as marcas é o crescimento rápido da barriga, que estica muito a pele da região. Mas é possível reduzir estrias . Uma dica é manter uma dieta equilibrada e investir em cremes hidratantes específicos desde o início da gestação. 

O Elastcream – Creme para Estrias é um dermocosmético que previne o aparecimento dessas cicatrizes, além de hidratar, nutrir, promover maior elasticidade à pele. O creme é um tratamento para estrias que fortalece as fibras elásticas e contém um complexo anti-elastase, que protege a elastina da enzima responsável por destruí-las. Mantendo a pele bem hidratada, as fibras terão maior elasticidade e não se romperão.

  1. Homens também têm!

Apesar de serem mais frequentes em mulheres, os homens também desenvolvem estrias, principalmente em seu processo de crescimento (adolescência), onde elas são mais comuns nas costas e braços, em formato horizontal, e em quem pratica muito exercício, podendo aparecer nos ombros e braços devido a hipertrofia, o aumento muscular dos bíceps. Vale lembrar que sempre existirão os fatores genéticos, portanto, nem sempre você poderá fugir delas.

Para as pessoas que malham bastante, caso os músculos cresçam rápido demais, as estrias podem sim aparecer nas regiões em que ocorre esse efeito rápido de crescimento. É o mesmo caso dos implantes mamários, pois quando a prótese é colocada, a região aumenta, o que causa estria em muitos casos. Os produtos antiestria são indicados para essas situações, pois recuperam a barreira da pele e ajudam a melhorar e a preservar a elasticidade, prevenindo e amenizando as estrias recentes.

4. Estrias não somem, mas podem ser tratadas e diminuídas

Infelizmente, ainda não existe nenhum processo que faça com que as estrias desapareçam por completo, mas há aquelas que podem ser tratadas. Isso acontece porque, após o rompimento dessas fibras, não há mais materiais de regeneração no local. As estrias vermelhas são as mais recentes e mais fáceis de tratar, pois a coloração indica que ainda há circulação sanguínea na região. Já as brancas são mais difíceis, pois existem há mais tempo.

Há diversos tipos de tratamento para estrias que diminuem muito a aparência das marcas como o laser fracionado, carboxiterapia, radiofrequência, os infravermelhos, a luz intensa pulsada, o ácido retinoico e bioestimuladores capazes de estimular os processos regenerativos da pele, como a Loção com Beta Glucan

Se você se incomoda com essas marcas, procure uma dessas opções, mas tenha em mente que elas não vão desaparecer por completo mesmo sendo possível reduzir estrias. Essas cicatrizes causam desconforto e muitos impactos psicológicos e emocionais nas pessoas que as têm, por isso, não banalize ou desmereça alguém que possua as marcas, pois os danos e problemas ligados à imagem corporal são reais.

5. A falta de hidratação causa estrias

Insira os hidratantes corporais em sua rotina diária, beba cerca de dois litros de água por dia e mantenha uma vida saudável, controlando o seu peso (para evitar o efeito sanfona), que também é um grande influenciador no aparecimento das estrias. 

Pratique exercícios físicos regularmente e evite gorduras e doces em excesso. Manter as fibras hidratadas dará maior elasticidade a elas, que não se romperão facilmente. Utilize o Hidrat Solution Leite Corporal Hidratante – Peles Secas, que ajuda a prevenir o ressecamento e o envelhecimento precoce, com nutrição intensiva e proteção contra as agressões do ambiente.

6. Diferença das estrias brancas para as vermelhas

As estrias vermelhas são as mais recentes. São geralmente avermelhadas, arroxeadas, elevadas e também mais fáceis de tratar e de serem amenizadas. Elas aparecem devido ao rompimento sanguíneo e, depois de um tempo, ficam esbranquiçadas. Costumam coçar, mas coçá-las não fará com que elas se agravem, isso é mito. 

Já as estrias brancas possuem um leve enrugamento, característica que se dá pois elas existem há mais tempo. Isso ocorre porque a melanina não é mais produzida na região, dando a impressão que ela se tornou uma cicatriz e tornando-a envelhecida.

Insira o Elastcream na sua vida!

Elastcream – Creme para Estria da ADCOS e possui alta eficácia em seus resultados. Ele é um creme para estrias que previne o aparecimento das cicatrizes, promove elasticidade, hidrata, nutre e evita que as fibras sejam destruídas. 

O dermocosmético é indicado para as grávidas desde o início da gestação para manter a pele hidratada e longe das estrias! Além disso, adolescentes em fase de crescimento, pessoas com prótese mamária, em processo pré e pós-cirúrgico e homens com acentuada prática de exercícios físicos também podem inserir o produto em sua rotina para manter a pele bonita e saudável por mais tempo.

Mais dicas

5. A falta de hidratação causa estrias

5. A falta de hidratação causa estrias

Insira os hidratantes corporais em sua rotina diária, beba cerca de dois litros de água por dia e mantenha uma vida saudável, controlando o seu peso (para evitar o efeito sanfona), que também é um grande influenciador no aparecimento das estrias. Pratique exercícios físicos regularmente e evite gorduras e doces em excesso. Manter as fibras hidratadas dará maior elasticidade a elas, que não se romperão facilmente. Utilize o Hidrat Solution Leite Hidratante e Nutritivo, que ajuda a prevenir o ressecamento e o envelhecimento precoce, com nutrição intensiva e proteção contra a ação dos radicais livres.

6. Você sabe a diferença das estrias brancas para as vermelhas?

6. Você sabe a diferença das estrias brancas para as vermelhas?

As estrias vermelhas são as mais recentes, que geralmente são avermelhadas, arroxeadas, elevadas e também mais fáceis de tratar e de serem amenizadas. Elas aparecem devido ao rompimento sanguíneo e, depois de um tempo, ficam esbranquiçadas. Costumam coçar, mas coçá-las não fará com que elas se agravem, isso é mito. Já as estrias brancas possuem um leve enrugamento, característica que se dá pois elas existem há mais tempo. Isso porque não é mais produzida melanina na região, dando a impressão que ela se tornou uma cicatriz, a tornando envelhecida.

Insira o Elastcream na sua vida!

Insira o Elastcream na sua vida!

O Elastcream é um dos primeiros produtos da ADCOS e possui alta eficácia em seus resultados. Ele é um creme para estrias que previne o aparecimento das cicatrizes, promove elasticidade, hidrata, nutre e evita que as fibras sejam destruídas. As grávidas adoram usá-lo desde o início da gestação para manter a pele hidratada e longe das estrias! Além disso, adolescentes em fase de crescimento, pessoas com prótese mamária, em processo pré-cirúrgico (15 dias antes) e homens com acentuada prática de exercícios físicos também inserem o Elastcream em sua rotina para manter seus corpos bonitos e saudáveis por mais tempo.

Conheça outros conteúdos