Beleza com Saúde

Confira nossas matérias no blog Beleza com Saúde, saiba mais sobre nossos produtos e leia dicas de assuntos importantes para a sua pele!

Quais são os benefícios da Vitamina C para a pele?

vitamina c

A dermatologista Solange Pistori Texeira explica quais as principais causas para o envelhecimento da pele e como preveni-lo através do uso diário da Vitamina C, um poderoso antioxidante. Você já incluiu a Vitamina C na sua rotina de cuidados diários? Saiba mais um pouco sobre essa substância.

Oxidação

A Oxidação é uma das principais causas de envelhecimento. É um paradoxo, mas você sabia que o oxigênio que é essencial para vida causa o envelhecimento? Então, isso é por causa da formação das espécies reativas de oxigênio: os radicais livres. E nós produzimos os radicais livres de duas formas: uma, dentro da célula, na hora em que a célula vai produzir energia, ela vai acabar formando radicais livres. A outra forma é através do meio ambiente. Nós temos vários fatores ambientais que vão desencadear a formação de radicais livres, como o sol, o cigarro, a poluição, dieta e o estresse.

O nosso organismo tem sistemas que produz antioxidantes para nos proteger desse dano dos radicais livres. Só que no dia a dia nós estamos muito expostos a esses fatores. Conclusão: A gente forma muito mais fatores oxidativos do que os antioxidantes que a gente consegue produzir. E aí entra a Vitamina C. Ela é um potente antioxidante.

O efeito da oxidação na pele

A oxidação na pele, por exemplo, vai levar danos nas células que vão diminuir a formação de colágeno e o que acontece? Rugas, linhas de expressão, perda da firmeza. Ela também vai levar a maior formação de manchas, vai alterar o viço e diminuir a luminosidade. Enfim, dará aquele aspecto de pele envelhecida.

A Vitamina C

E a vitamina C, o que ela vai fazer? Ela vai neutralizar a ação desses fatores oxidativos. Ela vai incrementar, aumentar a proteção do filtro solar. Ela vai estimular a formação de colágeno e com isso, diminuir as rugas, vai dar mais firmeza pra pele, vai ajudar a melhorar as manchas, enfim, ela vai combater todos esses sinais de envelhecimento.

O uso tópico da Vitamina C

Então, e você pode me perguntar: se eu tiver uma alimentação rica em vitamina c, suplementar, isso já é suficiente? Eu já estou combatendo o meu envelhecimento cutâneo? Infelizmente, não. Mesmo que a gente tenha uma dieta rica em Vitamina C, a quantidade que vai alcançar a pele é muito menor do que as nossas necessidades, e para suprir isso é importante usar a Vitamina C de forma tópica.

Idade ideal para começar o tratamento

A Vitamina C é um dos ativos que a gente começa a usar para prevenir os sinais de envelhecimento. Então, a partir dos 20-25 anos, já podemos começar a usar a Vitamina C e, com isso, protegeremos a nossa pele.

A Vitamina C na rotina de cuidados

Você pode usar a vitamina C à noite com o intuito de combater esses sinais de envelhecimento, para melhorar o colágeno e ajudar no clareamento das manchas. E essa Vitamina C, utilizada à noite, pode ser usada de maneira isolada e exclusiva ou associada a outros tratamentos. Durante o dia é muito importante, porque além de você ter os benefícios da Vitamina C como antienvelhecimento, a Vitamina C vai combater esses radicais livres, neutralizando. E é durante o dia que estamos muito mais expostos, né? Com o sol e a poluição. Então, Vitamina C durante o dia é muito importante. E como que a gente usa? Lava o rosto, limpa bem a pele e aplica primeiro a Vitamina C, antes do filtro solar.

Concentração de Vitamina C

E nós temos no mercado, muitos cremes que falam “Tem Vitamina C”. É tudo igual? Não.

A Vitamina C tem uma fórmula onde ela é mais potente, que é a Vitamina C pura, mas essa é uma molécula que é difícil de estabilizar, então, muitos dermocosméticos usam derivados de Vitamina C que são menos potentes.

Outro fator é a concentração. Os estudos mostram resultados a partir de 5% de concentração. Mas, os melhores, ficam entre 10% e 20%.

O seu dermatologista vai saber indicar o melhor veículo, que forma você usa, qual a concentração, tudo isso, individualizando para o seu tipo de pele.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Em vídeo completo, no IGTV, a médica dermatologista Solange Pistori Teixeira (@drasolangepteixeira) explica quais as principais causas para o envelhecimento da pele, e como preveni-lo através do uso diário da Vitamina C, um poderoso antioxidante. Assista e conte pra gente: você já incluiu a Vitamina C na sua rotina de cuidados diários? ⠀ Adcos #VitaminaC #Dermatologista #RotinadeCuidadosDiários #CuidadosFaciais #Antioxidante

Uma publicação compartilhada por ADCOS Dermocosméticos (@oficialadcos) em

Conheça outros conteúdos