Evite o aparecimento das manchas no verão

Durante o verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados, já que a exposição solar sem proteção pode trazer prejuízos à pele como o ressecamento, o envelhecimento precoce e as manchas. Preparamos algumas dicas para você prevenir o aparecimento delas e, assim, manter uma pele uniforme e saudável.

Tipos de manchas que podem aparecer durante o verão

As manchas estão entre maiores preocupações de quem deseja uma pele uniforme e, caso você não se proteja adequadamente no sol, elas estão mais propensas a aparecerem. Existem vários tipos de manchas, como por exemplo as queimaduras solares, causadas pela superexposição à radiação ultravioleta. Essas manchas geralmente são avermelhadas e podem ser acompanhadas de bolhas, ardência, aquecimento e descamação da região.

A fitodermatose é uma reação tóxica que ocorre quando substâncias cítricas penetram na pele e, em contato com a radiação solar, provocam uma espécie de queimadura que pode ocasionar desde bolhas até avermelhamento e manchas escuras na pele.

Já as melanoses são manchas escuras que acontecem por falta de proteção solar adequada. Elas aparecem com o envelhecimento e, por isso, são mais comuns em pessoas com pele madura, e recebem o nome de mancha senil.

Outro tipo de mancha que pode surgir por vários fatores, inclusive pela falta de proteção solar adequada é o melasma.  De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o melasma se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele e ocorre com mais frequência em mulheres, principalmente na região da face, mas também pode aparecer em áreas como braços, pescoço e colo. O fator que impulsiona seu aparecimento é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível.

Protetor Solar: o seu melhor amigo no verão

A melhor forma de evitar manchas é usando o protetor solar diariamente, até mesmo durante o inverno, pois os raios solares são prejudiciais à pele independente da estação. Evite se expor diretamente ao sol, principalmente das 10h às 16h, quando os raios UVA e UVB estão mais presentes na atmosfera. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda que o protetor solar tenha fator de proteção de, no mínimo, FPS 30 e a sua reaplicação deve ocorrer a cada duas horas.

Você pode associar o uso de dermocosméticos com Vitamina C ao do protetor solar, já que esta substância é capaz de potencializar a proteção da sua pele contra os efeitos dos raios UV. Não se esqueça de escolher o protetor solar ideal para seu tipo de pele e mantê-la sempre protegida no verão para conquistar uma pele uniforme.

Melasma e acne solar: o que são e como evitar suas pioras e o seus aparecimentos

Como já falamos, o melasma é um tipo de mancha na pele. Além da exposição solar, outros fatores podem influenciar no seu aparecimento, como por exemplo as alterações hormonais durante o período de gestação ou o uso de anticoncepcionais (por isso este tipo de mancha atinge principalmente as mulheres).

Para evitar esse tipo de mancha, não se esqueça de usar o protetor solar diariamente, reaplicando o produto a cada duas horas; resfriar e hidratar a pele sempre que necessário (o uso da água termal ou Bruma Hidratante é ótimo para esta finalidade); utilizar proteções físicas, como os chapéus e o guarda-sol na praia, piscina e outros ambientes externos. Aplicar dermocosméticos com Vitaminas C e E também pode ajudar a proteger a pele contra o surgimento de manchas.

Outro episódio comum no verão é a acne solar, influenciada pelas queimaduras provocadas pela radiação UV. Ela ocorre porque, em uma tentativa de manter a pele hidratada, há um aumento da produção de sebo, deixando-a mais oleosa e mais vulnerável. Este problema pode ser prevenido com hidratação e proteção da exposição solar excessiva. Um dermatologista poderá indicar o tratamento para acne mais adequado para sua pele.

Como evitar que sua pele tenha manchas no verão

Seja qual for a cor ou o seu tipo de pele, a principal maneira de mantê-la uniforme e livre de manchas é usando o protetor solar corretamente em todas as áreas expostas ao sol. Isso porque uma das maiores causas de manchas na pele é a exposição solar. Por ter efeito cumulativo, a radiação penetra profundamente na pele, ocasionando pintas, sardas e outras manchas a curto ou longo prazo.

Por isso a importância de utilizar o protetor solar diariamente, principalmente em um país com verões rigorosos como o Brasil, onde estamos expostos a uma grande incidência de radiação UVA e UVB. Além disso, vale reforçar que você pode utilizar chapéus e outras proteções físicas e potencializar a ação do protetor solar com a Vitamina C. Apesar de algumas pessoas apresentarem tendências ao aparecimento de manchas, qualquer um pode desenvolver o quadro de hiperpigmentação, então não se esqueça da fotoproteção.

Pele uniforme e protegida contra os efeitos do sol

Se você quer conquistar uma pele uniforme com cobertura de maquiagem ao mesmo tempo que a protege, o Protetor Solar Tonalizante Stick FPS 80 é a opção ideal. Esse dermocosmético protege a pele dos efeitos imediatos e cumulativos da exposição ao sol, da luz visível, ajuda no combate ao envelhecimento e na prevenção de manchas, além de manter a pele uniforme e ter ácido hialurônico em sua composição, hidratando profundamente a pele. Quem tem peles oleosas, mistas e acneicas e prefere protetores incolores, pode aproveitar a ação protetora do Protetor Solar Fluid Shield Protection FPS 70. O produto não tem cor, mas mesmo assim protege da luz visível e possui Vitamina C em sua composição, além de ter textura fluida e controlar a oleosidade por até 10 horas.

Linha Melan-Off: tratamento de manchas gradual e eficaz

A linha Melan-Off da ADCOS é ideal para quem procura um tratamento clareador eficaz contra as manchas. O Melan-Off Concentrado Clareador é um sérum para clareamento de manchas, inclusive de acne e melasma, pois previne e trata os sinais da hiperpigmentação, atuando em todo processo de pigmentação da pele. Também pode ser aplicado na axila, virilha, colo e mãos.

Já o Melan-Off Clareador é um creme clareador da pele com ação antienvelhecimento, que ilumina, uniformiza a tonalidade e melhora a textura cutânea. Aproveite, ainda, o Melan-Off Clareador de Olheiras, com fórmula eficaz no tratamento e redução de olheiras castanhas e azuis, que refresca a região e auxilia no estímulo da circulação sanguínea.

Proteção solar e cobertura de maquiagem

Os protetores com base são ótimas opções para quem busca funcionalidade no dia a dia. O Protetor Solar Tonalizante FPS 50 Pó Compacto é um pó com cobertura de maquiagem que protege dos raios UV e luz visível, resistente à água e suor e minimiza poros e linhas finas. Ele é ideal para usar durante o dia no retoque do protetor solar.

Outra opção é o Protetor Solar Tonalizante FPS 50 Duo Cake, um protetor solar com base compacta, ação antienvelhecimento e poder de cobertura de maquiagem. Sua fórmula possui Ácido Hialurônico que promove hidratação e preenchimento de rugas e linhas de expressão.

Conheça outros conteúdos