A busca por uma pele bonita e saudável impulsiona novas descobertas científicas a todo momento. Entre elas estão os procedimentos estéticos e produtos desenvolvidos com bioestimuladores de colágeno.
Esses ativos podem ser injetados na pele pelo dermatologista ou aplicados diretamente na pele por meio de produtos capazes de levar os ativos bioestimuladores de colágeno pelas camadas da pele, como, por exemplo, os dermocosméticos ADCOS para tratamento faciais.
Aqui você vai entender para o que serve o colágeno e como os produtos certos podem aumentar a síntese dessa proteína tão importante para firmeza e sustentação da pele.
O que é um bioestimulador de colágeno?
De acordo com estudos científicos, um bioestimulador de colágeno é uma substância que, ao alcançar a derme (segunda camada mais profunda da pele), é capaz de causar estimular fibroblastos, que são as células responsáveis por sintetizar novas fibras de colágeno e elastina. Dessa forma, as células produzem mais colágeno para preencher e sustentar a pele.
Assim, os bioestimuladores de colágeno são ativos potentes que colaboram com a manutenção da saúde da pele, proporcionando aspecto mais firme e elástico, ajudando a suavizar rugas, linhas de expressão e também no preenchimento de sulcos e áreas mais profundas causadas pela flacidez facial.
Para o que serve o colágeno na pele?
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o colágeno é uma proteína abundante na pele, responsável por manter a sua firmeza e sua sustentação.
Mas, com o passar dos anos e o processo envelhecimento do organismo, a pele pode perder até 50% de suas funções biológicas até a meia idade, incluindo a produção natural do colágeno pelos fibroblastos.
Por isso, a falta de colágeno na pele está diretamente ligada ao surgimento de rugas, linhas de expressão, flacidez e de sulcos no rosto e no corpo.
Bioestimuladores de Colágeno são mais indicados para:
Tratamento de Rugas
Reduz e preenche rugas estáticas, ou seja, aquelas que são visíveis o tempo todo no rosto, independentemente dos movimentos faciais;
Preenchimento de áreas fundas, especialmente que apresentam flacidez
A estimulação do colágeno nas camadas mais profundas da pele ajuda a recuperar a firmeza de regiões como o malar e maçãs do rosto.
Suavização de linhas de expressão
Os biostimuladores de colágeno ajudam a amenizar as linhas de expressão, que são as linhas que ficam aparentes quando realizamos os movimentos do rosto e expressões faciais.
Preenchimento de sulco nasogeniano (bigode chinês) e labiomentual (marionete)
Preencher as linhas e marcas mais profundas com o auxílio dos biostimuladores de colágeno ajudam a harmonizar o rosto, eliminando o aspecto envelhecido e cansado causado pelo bigode chinês e as rugas de marionete.
Correção de cicatrizes de acne ou catapora
A estimulação do colágeno é bastante benéfica para o tratamento de cicatrizes de acne e catapora, principalmente no caso das cicatrizes deprimidas ou atróficas, que são aquelas que apresentam um aspecto afundado na pele.
Preenchimento do dorso das mãos, colo e pescoço
Para além do tratamento facial, os bioestimuladores de colágeno também ajudam a recuperar a firmeza, a elasticidade e o volume da pele das regiões afetadas pela gravidade, como o pescoço e o colo. Assim como ajudam a rejuvenescer o aspecto das mãos.
Flacidez corporal (região abdominal, glúteos, coxas e braços)
O colágeno também é responsável pela sustentação da pele do corpo e sua estimulação é importante para ajudar a recuperar a firmeza e a elasticidade das regiões que mais sofrem com flacidez corporal.
Celulite
Para auxiliar no tratamento da celulite, o colágeno promove a melhora da sustentação da pele e o preenchimento de desníveis nas coxas e nos glúteos.
Como obter os biostimuladores de colágeno na pele?
Atualmente existem duas formas de se obter os estimuladores de colágeno na pele. A primeira é através da aplicação de bioestimuladores de colágeno injetáveis, que devem ser aplicados somente por profissionais qualificados como o dermatologista e realizado em ambiente clínico adequado.
Já a segunda opção, menos invasiva, é adicionar dermocosméticos com ativos bioestimuladores em sua rotina de skincare, capazes de penetrar na pele.
Um exemplo são os biostimuladores e peptídeos de colágeno presentes no Collagen Filler-Up – Creme Anti-Idade da ADCOS, capazes de estimular, reparar e proteger o colágeno e, deixando a pele mais firme e com mais elasticidade. Sua ação reduz as rugas e linhas mais profundas, aumenta a densidade da pele e melhora a sua sustentação, harmonizando os contornos da face.
Depois de estimular: proteger o colágeno
Seja qual for o tipo de bioestimulador de colágeno utilizado para deixar a pele mais bonita e firme, é muito importante adotar cuidados para prevenir que essas fibras sejam prejudicadas pelas agressões do dia a dia.
Primeiramente, usar o protetor solar diariamente é uma medida indispensável para prevenir que a radiação solar deteriore as fibras de colágeno e cause o envelhecimento precoce da pele.
Além disso, o uso de um antioxidante potencializa a ação da proteção solar e também ajuda a estimular e proteger o colágeno. É exatamente assim que a Vitamina C 15 + Ácido Hialurônico – Sérum Anti-Idade age na pele: seus ativos combinados previnem e reparam os danos do fotoenvelhecimento, melhora a elasticidade, diminui rugas e linhas, hidrata e ilumina e uniformiza o tom da pele.