Os ácidos são substâncias com benefícios capazes de melhorar a pele em diversos pontos, como tirar manchas do rosto, clarear a pele, redução da oleosidade, renovação e luminosidade.
Alguns tipos de ácido clareadores conseguem tratar a pele manchada, deixando-a mais uniforme, radiante e iluminada.
Vamos falar sobre os benefícios de utilizar ácido para clarear o rosto e alguns cuidados para deixá-la mais bonita e saudável.
Confira os principais produtos desse post:
Como tratar pele manchada?
A coloração da nossa pele é formada por um pigmento natural chamado melanina.
A melanina é sintetizada pela tirosinase e armazenada no interior dos melanócitos, encontrados na camada basal da epiderme.
Quando o corpo reconhece algum agente agressor, ele reage para protegê-lo através da hiperpigmentação.
Desta forma, mais melanina é produzida e, com o acúmulo dessa substância, formam-se as manchas.
Entre outros motivos que podem influenciar no aparecimento da pele manchada e melasma estão:
● heranças genéticas;
● exposição à radiação solar;
● acne;
● processos inflamatórios;
● mudanças hormonais;
● uso de medicamentos;
● alergias e infecções.
Mediante a todos esses fatores, devemos ficar atentos na hora de prevenir e tratar manchas na pele, sempre consultando um dermatologista para avaliar cada caso e indicar como tirar manchas do rosto com os produtos clareadores mais adequados.
Quais são os ácidos recomendados para clarear a pele?
Os tratamentos com ácido clareador são bastante utilizados para clarear o rosto, já que se mostram bastante eficazes até mesmo no combate das marcas mais resistentes, como nos tratamentos com ácido para melasma.
O Ácido Kójico também é uma ótima opção para clarear a pele, graças ao seu efeito despigmentante que age nas manchas. E, também, ele é um ácido para não fotossensibilizante, que pode ser usado durante o dia, sempre aliado ao protetor solar.
Mais um ácido que ajuda a tratar a pele manchada é o Retinol (Ácido Retinoico), derivado da Vitamina A. Ele é indicado no tratamento de hiperpigmentação, manchas, sardas e linhas de expressão.
O Retinol promove a renovação celular e suaviza manchas. Também é um excelente ativo para prevenir o envelhecimento precoce, pois estimula a síntese de colágeno e, consequentemente, diminui os sinais do envelhecimento.
Ácido Tranexâmico é um ácido para clarear a pele?
Outro ácido clareador bastante eficiente é o Ácido Tranexâmico Ele tem o poder de inibir a síntese de melanina, clareando assim algumas manchas da pele e pode ser, inclusive, considerado um ácido para melasma.
Além do uso tópico como ácido para clarear a pele, o Ácido Tranexâmico está mais indicado para controle e prevenção de hemorragias provocadas por hiperfibrinólise (quebra da proteína chamada fibrina resultante da coagulação do sangue).
Por isso, esta substância é utilizada em várias áreas médicas como cirurgias cardíacas, ortopédicas, ginecológicas, otorrinolaringológicas, urológicas, neurológicas, pacientes hemofílicos, e em hemorragias digestivas e das vias aéreas.
Ácido Glicólico serve para clarear o rosto?
Sim! O Ácido Glicólico é eficaz em promover a renovação celular e é muito utilizado para clarear o rosto e reduzir as lesões de acne, ajudando também a equilibrar a oleosidade da pele.
Conhecido por facilitar a penetração de ativos na pele, o Ácido Glicólico acelera a renovação celular, ajudando a tratar os sinais do envelhecimento precoce e favorecendo o rejuvenescimento da pele.
Como clarear a pele com ácido?
O melhor jeito de iniciar um tratamento para clarear a pele com ácidos é consultando o seu dermatologista.
Esta avaliação médica é fundamental, pois ele é o especialista que indicará como tirar manchas do rosto de forma segura.
O diagnóstico individualizado é fundamental para tomar as precauções necessárias no uso dos produtos clareadores, e também, para realizar a manutenção dos resultados obtidos.
7 recomendações para clarear a pele do rosto
Existem alguns cuidados gerais e indispensáveis quando usamos ácido em uma pele manchada. Um hábito super importante é o uso do protetor solar diariamente.
Ele é fundamental em nosso dia a dia, mas com a utilização de ácidos clareadores, a fotoproteção não pode ser esquecida jamais:
1- Utilize um produto com no mínimo FPS 30.
2- Para peles mais claras no mínimo FPS 50.
3- Prefira um protetor solar com antioxidantes e com cor para se proteger também da luz visível. Lembrando sempre de repassá-lo a cada 2 horas.
4- Respeite a quantidade de produto que deve ser aplicada no rosto, assim como a concentração do ácido. Geralmente, é recomendada uma concentração mais baixa no começo para avaliar como a pele manchada vai reagir ao ácido clareador.
5- Em regiões mais sensíveis, como a dos olhos, são recomendados produtos com uma concentração menor de ácidos e dermocosméticos específicos para o local.
6- Não se esqueça também de evitar o uso de produtos que contenham substâncias irritantes para sua pele.
7- Tenha calma: para clarear o rosto de forma segura e eficiente, é necessário aplicar o ácido clareador indicado sempre nas quantidades, concentração e frequência indicada pelo dermatologista. O efeito é gradual.
Vitamina C ajuda a clarear a pele?
A Vitamina C é um ativo muito poderoso para reforçar o tratamento de manchas e clarear a pele. Além de ajudar a clarear a pele, ela também inibe a atividade da tirosinase que, como explicamos, é a enzima responsável por produzir a pigmentação.
Você também pode aproveitar outros benefícios da Vitamina C no seu tratamento com ácidos clareadores. Ela atua contra os efeitos cumulativos dos raios UVA e UVB, potencializando o poder dos filtros solares e deixando sua pele ainda mais protegida.
A ADCOS possui uma linha completa de produtos com Vitamina C em sua composição para sua rotina de skincare. Confira e surpreenda-se com os resultados.
Aproveite os benefícios da Vitamina C para sua pele. O Derma Complex Concentrado Vitamina C 20 – Anti-Idade, por exemplo, é um sérum que uniformiza o tom, revela a luminosidade da pele e estimula a produção de colágeno.
Ele funciona como um antioxidante concentrado com 20% de Vitamina C para o rosto, com o intuito de reduzir rugas e firmar a pele.
Qual o melhor ácido para melasma?
A resposta para essa pergunta depende da avaliação de um dermatologista. Ele é quem vai avaliar a extensão e profundidade do melasma e indicar o melhor protocolo e produtos específicos para cada caso.
Para este tipo de tratamento, a ADCOS desenvolveu a linha Melan-Off, focada em clarear as manchas de maneira segura.
O Melan-Off – Clareador – Creme para Manchas é um creme clareador da pele com ação anti-idade que ilumina, uniformiza a tonalidade e melhora a textura cutânea.
O produto reúne uma combinação de ativos clareadores, é indicado para o clareamento da pele de todos os tons e também para tratar e prevenir manchas, inclusive melasma.
Enquanto isso, o Melan-Off – Concentrado Clareador – Sérum para Manchas atua no clareamento de diversos tipos de manchas, inclusive de acne, de forma gradativa e segura, graças à combinação de ativos que deixam sua pele mais uniforme.
Esse clareador de manchas uniformiza o tom da pele, devolve radiância, viço, protege da luz visível, previne e trata os sinais de hiperpigmentação e melasma, atuando na produção, liberação e armazenamento de melanina.