Como clarear a pele: quais ácidos auxiliam no tratamento?

Os ácidos são substâncias com benefícios capazes de melhorar a pele em diversos pontos, como redução da oleosidade, renovação, luminosidade e clareamento. Alguns ácidos são capazes de reduzir manchas e tornar a pele mais uniforme, radiante e iluminada. Vamos falar sobre os benefícios de utilizar ácidos para clarear a pele e alguns cuidados para deixá-la mais bonita e saudável.

Como são formadas as manchas?

A coloração da nossa pele é formada por um pigmento natural chamado de melanina. Ela é sintetizada pela tirosinase e armazenada no interior dos melanócitos, encontrados na camada basal da epiderme. Quando o corpo reconhece algum agente agressor, ele reage para protegê-lo através da hiperpigmentação. Desta forma, mais melanina é produzida e, com o acúmulo dessa substância, formam-se as manchas.

Entre outros motivos que podem influenciar no aparecimento das manchas estão: heranças genéticas, exposição à radiação solar, acne, processos inflamatórios, mudanças hormonais, uso de medicamentos, alergias e infecções. Mediante a todos esses fatores, devemos ficar atentos na hora de prevenir e tratar manchas na pele.

Quais ácidos auxiliam no clareamento da pele?

Os tratamentos com ácidos são bastante utilizados para clarear a pele, já que se mostram bastante eficazes até mesmo no combate das marcas mais resistentes. Um exemplo é o Ácido Retinoico, derivado da Vitamina A. Ele é indicado no tratamento de hiperpigmentação, manchas, sardas e linhas de expressão. O Ácido Kójico também é uma ótima opção para clarear as manchas graças ao seu efeito despigmentante e também não fotossensibilizante, podendo ser usado durante o dia, sempre aliado ao protetor solar.

Outro ácido com ação clareadora é o Ácido Tranexâmico, que tem o poder de inibir a síntese de melanina, clareando assim algumas manchas da pele, como o melasma. Já o Ácido Glicólico é eficaz em promover a renovação celular e é muito utilizado no clareamento de manchas e na redução de lesões de acne, ajudando também a equilibrar a oleosidade da pele.

Cuidados ao usar ácidos na pele

O melhor jeito de iniciar um tratamento para clarear a pele com ácidos é consultando o seu dermatologista, pois ele indicará qual o melhor e os cuidados necessários. Um hábito super importante é o uso do protetor solar diariamente. Ele é fundamental em nosso dia a dia, mas com a utilização de ácidos para clarear a pele, o filtro solar não pode ser esquecido jamais. Utilize um produto com no mínimo FPS 30. Para peles mais claras no mínimo FPS 50. Prefira filtros com antioxidantes e com cor para se proteger, também, da luz visível, lembrando sempre de repassá-lo a cada 2 horas.

Além disso, você deve tomar cuidado com a quantidade de produto aplicada no rosto e com a concentração do ácido. Geralmente, é recomendada uma concentração mais baixa no começo para avaliar como a pele vai reagir. Em regiões mais sensíveis, como a dos olhos, são recomendados produtos com uma concentração menor e dermocosméticos específicos para o local. Não se esqueça também de evitar o uso de produtos que contenham substâncias irritantes para sua pele.

A importância da Vitamina C para clarear a pele

A Vitamina C é um ativo muito poderoso para reforçar o clareamento de manchas na pele. Além do auxílio em clarear a pele, a Vitamina C também inibe a atividade da tironase que, como explicamos, é a enzima responsável por produzir a pigmentação.

Você também pode aproveitar outros benefícios da Vitamina C no seu tratamento com ácidos para clarear manchas. Ela atua contra os efeitos cumulativos dos raios UVA e UVB, potencializando o poder dos filtros solares e deixando sua pele ainda mais protegida. A linha Derma Complex possui alguns produtos com Vitamina C em sua composição, como o Sabonete Iluminador com Vitamina C, o Tônico Facial, a Vitamina C para a área dos olhos e o hidratante corporal com Vitamina C.

Clareando a pele com segurança

A linha Melan-Off da ADCOS foi desenvolvida para clarear as manchas de maneira segura. O Melan-Off Clareador é um creme clareador da pele com ação anti-idade que ilumina, uniformiza a tonalidade e melhora a textura cutânea. O produto é indicado para o clareamento da pele de todos os tons e também para clarear manchas, inclusive melasmas.

Enquanto isso, o Melan-off Concentrado Clareador é um sérum que atua no clareamento de diversos tipos de manchas, inclusive de acne, de forma gradativa e segura, graças à combinação de ativos que deixam sua pele mais uniforme. Esse clareador de manchas uniformiza o tom da pele, devolve radiância, viço, protege da luz visível, previne e trata os sinais de hiperpigmentação e melasma, atuando na produção, liberação e armazenamento de melanina.

Conheça o poder da Vitamina C

Aproveite os benefícios da Vitamina C para sua pele com nossos produtos! O Derma Complex Concentrado Vitamina C 20 é um anti-idade que uniformiza o tom, revela a luminosidade da pele e estimula a produção de colágeno. Ele funciona como um antioxidante concentrado com 20% de Vitamina C para o rosto em sérum, com o intuito de reduzir rugas e firmar a pele. Outra opção é o Derma Complex Vitamina C 20, uma emulsão de Vitamina C para o rosto, potencializada pelo Ácido Ferúlico, capaz de uniformizar o tom e iluminar a pele, além de estimular a síntese de colágeno, favorecendo o preenchimento das rugas e a firmeza.

Conheça outros conteúdos