Beleza com Saúde

Confira nossas matérias no blog Beleza com Saúde, saiba mais sobre nossos produtos e leia dicas de assuntos importantes para a sua pele!

ÁCIDO TRANEXÂMICO: O QUE É E PARA QUE SERVE?

Ácido Tranexâmico

O Ácido Tranexâmico é um ativo com eficácia comprovada no tratamento de manchas e distúrbios pigmentares. Por isso, ele está presente em formulações de clareadores da ADCOS.

Aqui no blog Beleza com Saúde explicamos para você tudo sobre os benefícios do Ácido Tranexâmico para melasma e outros distúrbios pigmentares na pele.

O que é Ácido Tranexâmico?

O Ácido Tranexâmico é um análogo sintético da lisina, um aminoácido importante para diversas funções do organismo humano. Esse ativo reduz a ativação da plasmina, que é uma substância responsável por ativar processos inflamatórios e estimular a produção de melanina.

Assim, este ácido para o rosto atua ativamente na despigmentação de manchas e previne a formação de novas manchas escuras.

Ácido Tranexâmico: para que serve?

As propriedades do Ácido Tranexâmico são muito eficientes para clarear a pele de forma gradual e segura.

Ele diminui a produção de mediadores inflamatórios que promovem alterações vasculares, bloqueia o fator de crescimento melanocítico e também inibe os processos de produção de melanina.

Por isso, nos dermocosméticos ADCOS, o Ácido Tranexâmico é utilizado para:
● inibir a atividade da tirosinase, enzima chave na produção da melanina;

● diminuir a transferência da melanina para as células epidérmicas, que ficam na camada superficial da pele;

● clarear a pele;

● prevenir a pigmentação induzida por radiação UV.

Ácido tranexâmico é bom para melasma?

Estudos científicos mostram que o Ácido Tranexâmico para melasma interrompe os mecanismos de escurecimento excessivo da pele. Apesar de o melasma ser uma condição não ter cura, pode ser amenizado e controlado com produtos específicos para a pele hiperpigmentada.

Por este motivo, a ADCOS usa o Ácido Tranexâmico na formulação do Melan-Off B3 – Concentrado Clareador – Sérum para Manchas. Este produto foi formulado com 10% de Ácido Tranexâmico e 10% de Niacinamida, que, em sinergia, atuam em todas as etapas da formação de manchas.

É um poderoso aliado no tratamento do melasma e no clareamento de manchas escurecidas das axilas e virilhas, e pode ser utilizado durante o ano todo, pois sua fórmula não é fotossensibilizante.


Inclusive, este produto minimiza os danos causados pela luz visível, uniformiza o tom da pele e ilumina. No entanto, vale lembrar que qualquer tratamento clareador, incluindo o Ácido Tranexâmico para melasma, deve ser obrigatoriamente acompanhado do uso diário do protetor solar para evitar a formação de novas manchas. 

Dermocosméticos ADCOS com Ácido Tranexâmico

Outro produto consagrado da ADCOS com o Ácido Tranexâmico é o  Melan-Off – Clareador para Olheiras. Sua fórmula inovadora e exclusiva combina ativos poderosos que clareiam a pele da região dos olhos, com ação hidratante e preenchedora das olheiras. 

Não se esqueça do protetor solar!

Quando usamos ácidos para a pele, a fotoproteção é indispensável. Seja em um tratamento com Ácido Tranexâmico para melasma, ou mesmo de outros tipos de ácido para rosto, a pele pode ficar sensibilizada contra os efeitos nocivos da radiação solar.

Vale lembrar que os raios solares causam o aumento da produção de melanina e são os maiores causadores de queimaduras solares e das manchas escurecidas no rosto. 

A boa notícia é que a ADCOS tem a mais completa linha de proteção solar desenvolvida para as necessidades da pele brasileira. Aqui você tem à disposição  diferentes texturas e tonalidades para escolher o protetor solar diário que vai deixar a sua pele mais saudável e bonita.

Conheça outros conteúdos