Beleza com Saúde

Confira nossas matérias no blog Beleza com Saúde, saiba mais sobre nossos produtos e leia dicas de assuntos importantes para a sua pele!

ÁCIDO PARA PELE NEGRA: O GUIA DEFINITIVO

ácido para pele negra

Você tem alguma dúvida sobre os efeitos de ácido na pele negra e como usar esses ativos na rotina de skincare? O blog Beleza com Saúde da ADCOS explica os benefícios desses aliados para o cuidado com a pele negra. Confira!

O que são ácidos?

Em termos científicos, os ácidos são substâncias caracterizadas com pH inferior a 7, em meio aquoso, ou, de forma simples, substâncias de caráter azedo.

Alguns desses ácidos são utilizados na dermatologia por entregar ações benéficas na rotina de cuidados coma pele. Ácido Glicólico, o Ácido Salicílico, Ácido Mandélico, Ácido Retinoico, Ácido Lactobiônico, Ácido Ascórbico são alguns dos ácidos presentes na formulação de diferentes dermocosméticos.

Muitos desses ácidos são essenciais para a rotina de cuidados com a pele, especialmente para a pele negra, por possuir propensão a manchas recorrentes de processos inflamatórios e irritativos, como a acne, a foliculite e o melasma.

A pele negra também é propensa a maior atividade das glândulas sudoríparas, o que aumenta a tendência a oleosidade, e o tratamento com ácidos ajuda a equilibrar a produção de sebo em níveis saudáveis.

Pode usar ácido na pele negra?

Sim! A pele negra, como todos os tipos de pele, podem se beneficiar com os diferentes tipos ácidos para tratar a acne, equilibrar a oleosidade, hidratar a pele, preencher rugas e linhas, clarear manchas, esfoliar, acelerar a renovação celular, estimular a síntese de colágeno e proporcionar ação antioxidante e antienvelhecimento. 

Qual o ácido mais recomendado para a pele negra?

Não existe um único melhor ácido para a pele negra. Cada uma possui uma necessidade, por isso indicamos que procure orientação do dermatologista para a escolha do ácido mais adequado e o melhor tratamento para alcançar os objetivos
desejados.

Por exemplo, a pele negra com melasma ou manchas escuras necessita de ativos eficazes que tratem as manchas hiperpigmentadas como o Ácido Tranexâmico. Clareadores precisam ser utilizados de forma gradual e contínua junto ao protetor solar diário para suavizar as áreas excessivamente escurecidas. 

O Ácido Tranexâmico, presente no Mellan-Off – Concentrado Clareador – Sérum para Manchas, é eficiente no tratamento de melasma e manchas escurecidas.

Ele atua em todas as etapas da melanogênese: na produção, através da inibição da enzima tirosinase; na transferência da melanina para os queratinócitos; e eliminação de melanina superficial oxidada. A ação clareadora completa garante uniformidade do tom, hidratação, maior luminosidade e restauração e proteção da barreira cutânea.

O ácido para pele negra acneica mais indicado é o Ácido Salicílico, amplamente recomendado por dermatologistas. Essa molécula penetra com facilidade nas glândulas sebáceas, equilibra a produção de sebo e desobstrui os poros.

Além disso, promove esfoliação suave com a remoção de células superficiais repletas de melanina escurecida, além de facilitar penetração dos demais ativos da fórmula na pele.

O Ácido Salicílico está presente no Acne Solution Fluído Ultra Secativo – Renovação Cutânea, tratamento noturno antiacne, anti-inflamatório, secativo, que controla a oleosidade, desobstrui os poros, promove renovação celular, trata e previne o surgimento de acne. 

Para esfoliar a pele negra suavemente, remover as células mortas e combater e prevenir os sinais do envelhecimento, o Ácido Glicólico é um excelente aliado, pois promove um peeling químico suave, estimula a renovação celular, remove superficialmente a melanina escurecida e assim, consequentemente, clareia a pele e confere uma textura macia, com aspecto iluminado.

É exatamente esta a proposta do Glico – Renovador – Sérum Concentrado. Ele é um dermocosmético multifuncional que trata os sinais do envelhecimento, controla a oleosidade, trata e previne a acne. Sua fórmula conta com a associação de ácidos clássicos da dermatologia, com o Ácido Glicólico, Ácido Lactobiônico (antioxidante e cicatrizante), Ácido Salicílico (antiacne e anti-inflamatório) e o Ácido Mandélico (clareador de manchas e renovador celular), que atuam em sinergia para reduzir a hiperpigmentação.

O uso da Vitamina C, ou Ácido Ascórbico é imprescindível para saúde da pele. Seu alto potencial antioxidante protege a pele contra os danos causados pelos radicais livres e combate os efeitos nocivos da poluição.

Você pode aproveitar os benefícios do Ácido Ascórbico para a pele negra com a Vitamina C 15 Oil Control. Formulada com Vitamina C 15% para potente ação antioxidante, Mangiferin e 3% de ácidos renovadores para controle da oleosidade. É um sérum antioxidante, antienvelhecimento, que controla a oleosidade excessiva, estimula a síntese de colágeno, deixa a pele mais firme, evita e trata linhas de expressão e rugas e também potencializa o efeito do protetor solar.

Quando o assunto é hidratação para pele negra, o Ácido Hialurônico equilibra os níveis hídricos do tecido cutâneo, promove uma hidratação intensa e duradoura. Ainda preenche rugas, linhas. 

Um dermocosmético rico em Ácido Hialurônico é o Hyalu Aqua Stick. O primeiro com textura Aqua Stick, oferece 4 tipos de ácido hialurônico + 2 bioestimuladores que, juntos, hidratam profundamente a pele, preenchem rugas e linhas, estimula a síntese de colágeno e mantém a pele firme e macia. 

Cuidados ao usar ácido para pele negra

Vale relembrar que todo e qualquer tratamento com ácido para pele negra, principalmente com ácidos clareadores, deve ser orientado e supervisionado pelo dermatologista. É comum que alguns deles causem algum grau de sensibilização durante o período de adaptação na rotina de skincare.

Por isso, não deixe de fazer o acompanhamento com o especialista e também utilize o protetor solar todos os dias para evitar irritações na pele. 

Conheça outros conteúdos