Atenção à proteção solar no inverno

Há pessoas que ligam a proteção solar a dias ensolarados de verão e acabam esquecendo que no inverno esse cuidado deve continuar, afinal, o sol ainda é prejudicial à pele se você não se proteger adequadamente. Mesmo escondido, ele continua no céu e seus raios UVA e UVB têm grande incidência, portanto, é indispensável usar protetor solar em dias nublados e até chuvosos.

A radiação solar é responsável por muitos sinais na pele, como flacidez, envelhecimento precoce e também manchas, que podem surgir, além de piorar melasmas. Ainda, há também problemas graves que os raios UV podem causar, como queimaduras, lesões e câncer da pele. Portanto, não esqueça de proteger não só o rosto, como o corpo e locais específicos e de contato constante com o sol, como mãos, colo e braços.

Os benefícios do protetor solar

Usar o protetor solar todos os dias é fundamental, pois previne todos esses sinais de aparecerem e lesões causadas pelo sol, além do câncer da pele. Ele cria uma barreira, evitando que os raios UVA e UVB penetrem na pele e provoquem esse tipo de reação.

É importante passar o protetor solar sempre e retocá-lo de 2 em 2 horas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Os raios UV possuem efeito cumulativo na pele, aumentando a possibilidade dela envelhecer mais cedo e desenvolver o câncer da pele, por exemplo. Fique também atento ao Fator de Proteção Solar (FPS), que tem que ser, no mínimo, 30.

luz visível e o Filtro Solar Tonalizante

A luz visível pode parecer inofensiva, mas ela também pode manchar a pele. Diferente dos raios ultravioletas, a luz visível é um tipo de radiação que pode ser vista, como a luz da televisão, do tablet, computador, celular e lâmpadas fluorescentes e, além de manchar, também podem produzir radicais livres.

Os protetores solares tonalizantes possuem este benefício: eles protegem a pele da luz visível, essa luz que temos acesso todos os dias em nossa sala de aula, escritório e ambientes fechados. Além disso, eles são ideais para quem procura cobertura de maquiagem com resultado bem natural, uniformizando o tom da pele, escondendo imperfeições e, acima de tudo, deixando sua pele protegida.

O inverno é ótimo para procedimentos mais fortes

Durante o inverno, procedimentos mais invasivos são altamente procurados, como a utilização de ácidos, peeling ou laser. Para realizar esses procedimentos, é imprescindível a utilização do protetor solar, afinal, eles deixam o rosto mais sensível e necessitam de maior cuidado, tanto com a proteção solar quanto com a hidratação.

Os ácidos podem manchar a pele se ela entrar em contato com o sol sem proteção. Por isso, usar o protetor solar é essencial. Ele vai proteger a sua pele do sol após o procedimento ser feito, evitando que ela manche ou sofra efeito rebote, portanto, não dispense o filtro solar no inverno: seja mais amigo dele!