Protetor solar no inverno: por que é essencial?

Mulher jovem utilizando protetor solar no rosto durante inverno

O protetor solar é uma das etapas mais importantes da skincare. No entanto, no inverno, quando a incidência de raios solares é menor do que nas outras estações do ano, a proteção solar acaba sendo deixada de lado. No entanto, em países tropicais como o Brasil, os índices de radiação UVA e UVB são altos em todas as épocas do ano, e o uso diário de protetor solar é fundamental para proteger contra os danos dessas radiações, prevenindo o envelhecimento precoce e o câncer da pele.

Para entender mais sobre o assunto, a ADCOS separou neste artigo tudo o que você precisa saber.

Por que devemos usar protetor solar no inverno

Há pessoas que ligam a proteção solar a dias ensolarados de verão, utilizando-o somente nessa época. No entanto, mesmo na estação mais fria do ano, o sol ainda é prejudicial à pele se você não se proteger adequadamente. Lembre-se que aplicar protetor solar diariamente, o ano todo, é o primeiro cuidado antienvelhecimento e principal rotina de skincare para manter a saúde da pele.

Mesmo em dias nublados e chuvosos, o sol não deixa de emitir raios UVA e UVB, ainda que possa parecer escondido entre as nuvens, mesmo no inverno a radiação solar penetra em nossa pele, capaz de causar danos nas células do tecido.

Com isso, a radiação solar pode causar inúmeros sinais na pele, como a flacidez, envelhecimento precoce e também manchas, que podem surgir por meio da hiperpigmentação. Além disso, não usar o protetor solar pode piorar o melasma, mesmo que você passe a maior parte do seu tempo em casa.

Em casos mais graves, os raios ultravioleta podem causar queimaduras, lesões e em longo prazo o câncer de pele. Sendo assim, ele é indispensável para sua rotina de cuidados e começar o seu dia, sem maiores problemas.

De acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a quantidade de protetor solar aplicada é importante para garantir a proteção. Aplique uma colher de sobremesa para rosto e pescoço, ou no caso dos compactos, uma quantidade que cubra bem a pele. Além disso, o ideal é realizar reaplicação do protetor solar a cada 2 horas, garantindo sua eficácia ao longo do dia. Outro ponto importante a ser destacado é o fator de proteção solar, que deve ser sempre acima do FPS 30.

Principais benefícios

Como você leu até aqui, além do tratamento com os dermocosméticos ideias para o seu tipo de pele, o protetor solar é fundamental para prevenir os sinais e lesões causadas pelo sol. Mas, para além disso, ele é um grande aliado do tratamento anti-idade, já que protege a pele dos fortes danos causados pela radiação solar.

Além disso, como no inverno passamos boa parte do tempo sob luzes artificiais, é essencial que estejamos sempre protegidos contra a luz visível. Além do sol, a luz visível é emitida a partir das telas eletrônicas, como televisores, smartphones, computadores e também pelas luzes fluorescentes.

Ainda que pareça ser uma luz inofensiva, ela é extremamente danosa, já que também tem a capacidade de penetrar em nossa pele e contribuir para a formação de manchas, principalmente.

Nesse aspecto, o protetor solar tonalizante será seu melhor aliado. Além de proteger contra os raios solares UVA e UVB, os pigmentos presentes em sua fórmula (que devem se adaptar ao seu tom de pele) garantem que você esteja protegido contra a luz visível.

Para isso, você pode experimentar o Filtro Solar Tonalizante FPS 55 Base Stick, um protetor solar com maior concentração de pigmentos que une a função de dois produtos em um só: garante alta cobertura e disfarce imediato das imperfeições da pele, e possui alta proteção contra os raios solares e a luz visível.

Indicada para pele oleosa, mista e normal, esse protetor proporciona toque seco e efeito mate, e é uma ótima opção para você que gosta de cobertura de maquiagem. É muito resistente à água, podendo ser utilizado tanto para atividades ao ar livre, quanto dentro de um escritório ou sala de aula. Com embalagem prática para aplicação, ele cabe em sua nécessaire favorita e pode ser usada em qualquer hora do dia!

Outra opção a ser usada durante o inverno, para facilitar o momento de reaplicar o protetor solar, é por meio do Protetor Solar Tonalizante FPS 50 Pó Compacto com Ácido Hialurônico, composto de filtros 100% físicos e ação anti-idade. Por possuir o ácido hialurônico em sua fórmula, ele proporciona, além da proteção solar, hidratação profunda e prolongada, além de tratamento anti-idade.

Ele preenche rugas e linhas de expressão, com disfarce óptico das pequenas imperfeições da pele, como poros dilatados. E, também atuando como maquiagem, possui cobertura natural, com efeito mate para auxiliar no controle da oleosidade. Você pode conferir essas e outras excelentes opções no portfólio de fotoproteção da ADCOS em nossa loja, clicando aqui!

Conheça outros conteúdos