Beleza com Saúde

Confira nossas matérias no blog Beleza com Saúde, saiba mais sobre nossos produtos e leia dicas de assuntos importantes para a sua pele!

Vitiligo: o que é, causas e tratamento

rosto de mulher jovem que possui pele com vitiligo

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), a pele com vitiligo é uma condição genética, crônica, de origem autoimune, que afeta entre 1% e 2% da população mundial. 

Neste post do blog Beleza com Saúde, da ADCOS, vamos falar sobre essa condição que afeta 1 milhão de pessoas no Brasil, conforme as estimativas do IBGE. 

O que é o vitiligo?

O vitiligo é uma doença não contagiosa caracterizada pela perda da coloração na pele, com ausência parcial ou total de melanina e pode ocorrer em qualquer tipo de pele e etnia. 

As manchas de vitiligo na pele têm aparência despigmentada e irregular e podem afetar tanto o rosto quanto demais partes do corpo. 

Apesar de não infecciosa e indolor, os sintomas de vitiligo podem afetar a autoestima de quem convive com a condição. 

Mas, a cada dia, esta característica é vista com mais naturalidade. Inclusive existem modelos profissionais que estão quebrando padrões na moda.

O que causa o vitiligo?

De acordo com a Sociedade de Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), “não há posições conclusivas para as causas do vitiligo na pele”. 

Entre as teorias vigentes entre os especialistas, as manchas causadas pelo vitiligo podem ocorrer quando anticorpos atacam e destroem totalmente os melanócitos, ou causam a diminuição da produção de melanina na pele. 

Há ainda a possibilidade que agentes externos, como a hidroquinona, presente em certos tecidos e materiais de borracha, também cause a despigmentação crônica da pele.

Ainda, não estão descartados fatores genéticos, hereditários e emocionais que desencadeiam os sintomas de vitiligo

Quais são os sintomas de vitiligo?

Além das manchas despigmentadas, os sintomas de vitiligo podem incluir a sensibilidade da área afetada, já que a melanina é responsável tanto pela pigmentação quanto por mecanismos de defesa da pele contra a radiação solar.

Não é comum que outros desconfortos físicos, dores e alergias estejam relacionados ao vitiligo na pele.

Há diferentes tipos de vitiligo?

Sim. O vitiligo pode surgir em qualquer idade nas pessoas geneticamente predispostas ao quadro, mas geralmente as manchas claras começam a surgir por volta dos 30 anos.

Entre os tipos de vitiligo na pele estão:

● segmentar ou unilateral, com mancha em apenas uma parte do corpo e que podem afetar também os cabelos;

● não segmentar ou bilateral, casos em que as manchas surgem em dois lados do corpo, como, por exemplo, nas duas mãos ou dois pés. 

Em ambos os casos, não se aborda uma cura para, mas um tratamento para vitiligo que controle a evolução das manchas e estabilize a condição da despigmentação.

Quais são os cuidados com a pele com vitiligo?

Um cuidado indispensável para o vitiligo na pele é a proteção solar. Isso porque a perda da melanina torna a pele indefesa contra os raios solares, o que pode causar queimaduras e o envelhecimento precoce.

Também é comum que a pele com vitiligo tenha um espessamento maior, como forma de defesa natural para compensar a ausência de melanina. 

Por isso, a higienização e hidratação na rotina de skincare ajudam a manter a pele fortalecida e macia, tanto na região do rosto como nas articulações, mãos e pés.

Ainda, as pessoas que convivem com o vitiligo na pele devem evitar o uso de cremes com hidroquinona, que podem desencadear a despigmentação da pele, e também os traumas mecânicos, que podem ocasionar lesões e novas manchas. 

Usar roupas leves com tecidos confortáveis que não causam atrito com a pele e evitar situações de estresse também ajudam o tratamento para vitiligo e estabilização das manchas. 

Conheça outros conteúdos