Cuidados especiais com o cabelo no verão

Durante o verão, os cabelos ficam ainda mais expostos e sofrem agressões vindas da radiação solar, da água, do mar, do cloro e da poluição. A intensidade dos raios solares que chegam à Terra está ficando maior e, por isso, se proteger é essencial – em matéria divulgada pelo jornal BBC, há a análise do meteorologista finlandês Antti Lipponen que compara variações na temperatura, provocadas pelo aumento da radiação. Vamos te auxiliar com dicas e falar sobre cuidados especiais com os cabelos no verão e como protegê-los das agressões diárias aqui no Beleza com Saúde da ADCOS.

Quais os danos causados pelos raios solares ao cabelo?

Os raios solares não causam apenas danos à nossa pele, mas também aos cabelos. Eles são responsáveis por degradar a estrutura dos nossos fios, deixando-os ressecados e quebradiços. Em contato com o cabelo desprotegido, a radiação solar causa danos à fibra capilar e, por isso, protegê-los é indispensável. Os raios UVB são os maiores responsáveis por danificar a queratina dos fios, deixando os cabelos mais frágeis. Já os raios UVA oxidam e desbotam a cor, independente se os fios tiverem tons naturais ou artificiais.

Como fazer para evitar os danos ao cabelo?

Procure utilizar proteção nos cabelos quando expostos ao sol, como chapéus e bonés. Evite o uso destas proteções com os fios molhados, já que abafar a região pode piorar a queda e provocar o surgimento da caspa. Alguns chapéus, bonés e cosméticos já possuem fator de proteção para os cabelos. Outro passo importante é hidratá-los e restaurá-los após um dia de exposição intensa, a fim de conquistar fios brilhosos e bonitos.

Água do mar e cloro danificam o cabelo?

Você sabia que a água do mar e da piscina intensificam ainda mais os danos que o verão pode causar? O contato com estas águas intensifica a perda de água benéfica para os fios, que é a responsável pela sua elasticidade. Além disso, há também a quebra das proteínas encarregadas por selar internamente os cabelos, deixando-os porosos, quebradiços e com pontas duplas.

Por isso, ao sair do mar ou da piscina, procure lavar os cabelos com água potável para retirar o excesso de cloro ou da água salgada. Aposte em uma água termal para hidratar suavemente os fios de forma prática e eficaz. Para deixá-los bonitos, macios e sedosos não esqueça de reabastecer a hidratação dos cabelos. Procure produtos altamente nutritivos e de reparação intensiva, que irão selar as cutículas e prevenir futuros danos.

Outro fator que é importante se preocupar é com o vento, que deixa o cabelo mais embaraçado, facilitando e aumentando a quebra dos fios, caso seja penteado de forma errada.

Dicas para cuidar dos cabelos no verão

Nessa estação, procure hidratar o cabelo frequentemente. Reequilibrá-lo depois dos danos do verão é importantíssimo para devolver seu brilho e maciez. Evite utilizar secador para não ressecar os fios e, para protegê-los dos raios ultravioletas, utilize bonés, chapéus ou lenços. Se for lavar o cabelo todos os dias, procure produtos sem agentes nocivos com tensoativos que limpam sem danificar a fibra.

Na lavagem dos fios, use sempre água fria ou morna, pois a água quente pode descamar o couro cabeludo, sensibilizar e aumentar a oleosidade. Não esfregue a região com as unhas, pois pode provocar feridas e até estimular o aparecimento da caspa. A alimentação também influencia na saúde dos cabelos, por isso, inclua em sua dieta alimentos com proteínas, aminoácidos, ômega-3 e 6, substâncias presentes em carnes, ovos, peixes, oleaginosas, cogumelos e laticínios. Após a praia, procure nutrir os fios utilizando produtos hidratantes, como ceramidas e manteiga de karité e, para restaurar, invista nas máscaras de reparação intensiva.

Cabelo masculino precisa de hidratação?

Apesar de geralmente manterem fios mais curtos, os homens também precisam cuidar de seus cabelos durante o verão, principalmente porque eles têm maior tendência à oleosidade e à calvície. Estas duas características podem aumentar se houver descuido durante a estação mais quente do ano.

Reforçar a hidratação do cabelo após o contato com a água do mar e a piscina é importante, já que elas podem danificar o cabelo, da mesma forma que outros procedimentos, como tintura, descoloração e alisamento.

Os homens devem evitar acumular produtos no couro cabeludo já que os seus fios têm maior tendência à oleosidade do que os fios das mulheres, podendo agravar a situação. O uso de chapéus e bonés de forma constante, principalmente com os cabelos molhados, piora a queda dos fios. Deve-se evitar abafar o couro cabeludo, o que agrava o quadro de calvície e caspa, além de acumular sujeira, suor e oleosidade.

Restauração dos cabelos

Com 8 aminoácidos e ceramidas presentes em sua composição, o Hair Solution Shampoo Nutri Ativo ajuda na reconstrução do fio de cabelo, reduzindo a quebra e melhorando a sua elasticidade. É formulado com zinco, magnésio e silício biodisponível, que são fundamentais para a nutrição e a força dos cabelos. Ele limpa profundamente, não tem sal e nem parabenos. O Hair Solution Condicionador Nutri Ativo contém óleo de argan e manteiga de karité, que proporcionam vitalidade e hidratam profundamente os fios, deixando-os mais fáceis de pentear.

Combata a queda de cabelo

O Hair Solution Shampoo Fito Ativo reduz a queda e estimula o crescimento dos fios, além de melhorar a sua elasticidade e a sua resistência, diminuindo a quebra. Você também pode potencializar a ação do shampoo utilizando o Hair Solution Loção Fito Ativa, um fortificante que combate os radicais livres que levam à queda.

Como combater a caspa?

Para combater a caspa, utilize o Hair Solution Shampoo Bio Ativo, que favorece a sua eliminação de forma visível, restaura o equilíbrio fisiológico do couro cabeludo graças a sua ação purificante e também possui ação antisséptica e adstringente, tudo isso sem ressecar os fios.

Deixe o couro cabeludo mais saudável

Você também pode esfoliar o seu couro cabeludo com o Clean Solution Peeling de Hortelã, que tonifica e refina a região, além de aumentar a circulação, o metabolismo e a vitalidade por meio da esfoliação física com microdermoabrasão. As células desvitalizadas são eliminadas e é super fácil de aplicar e retirar do couro cabeludo e dos fios. Para aplicação, basta higienizar a região com shampoo e aplicar o produto entre a raiz dos cabelos, fazendo movimentos circulares leves, massageando para promover a circulação. Após alguns minutos, enxágue os fios para a retirada dos cristais de esfoliação. Esse procedimento pode ser realizado de 1 a 2 vezes por semana.

Conheça outros conteúdos