Uso da Vitamina C no verão: mitos e verdades

adcos_pauta 2_ Uso da Vitamina C no verão mitos e verdades

A Vitamina C é um ativo que oferece múltiplos benefícios para a pele que se tornou muito conceituado na formulação dos dermocosméticos. Ela é um poderoso antioxidante que protege a pele contra as agressões diárias causadas pela exposição solar e poluição, estimula a síntese de colágeno, ajuda a clarear manchas, uniformizar o tom da pele e a atenuar e prevenir rugas e linhas de expressão.

Ainda assim, é comum que ainda haja dúvidas sobre para o que serve a vitamina C, ou mesmo como usar a vitamina C no rosto, principalmente durante o verão. Por isso, você pode conferir aqui no blog Beleza com Saúde da ADCOS os mitos e verdades sobre essa substância e como utilizá-la na sua rotina de cuidados com a pele também durante os meses mais quentes do ano. Confira!

A Vitamina C é um ácido?

Verdade. A vitamina C é o ácido ascórbico, composto orgânico fundamental para o bom funcionamento do organismo, mas não é um ácido capaz de gerar renovação celular ou descamação na pele. Inclusive, ela é uma das vitaminas que devemos ingerir diariamente em proporções adequadas para a saúde geral do corpo. O corpo humano precisa de outros compostos ácidos para seu funcionamento, como, por exemplo, os ácidos graxos. Do mesmo jeito, os dermocosméticos podem conter, além da vitamina C, outros ácidos benéficos à pele como o ácido hialurônico. A maioria dos ácidos pode ser utilizada durante o verão, desde que aliada ao uso diário do protetor solar.

Tomar sol usando Vitamina C mancha a pele?

Mito. A vitamina C não é fotorreativa ou fototóxica, ou seja, não reage à luz solar. Pelo contrário: usar a vitamina C para o rosto pela manhã ajuda a proteger dos danos causados pela radiação solar, graças a sua ação antioxidante, além de também uniformizar o tom da pele. O que na verdade causa manchas na pele é a ação da radiação solar. Por isso é indispensável aplicar um protetor solar facial de alto fator de proteção UVA e UVB todos os dias, mesmo quando estiver nublado ou frio, como recomenda a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Quem tem pele sensível não pode usar Vitamina C no verão?

Mito. Como é uma vitamina indispensável para a saúde, a Vitamina C é muito bem tolerada por todos os tipos de pele. No entanto, o ideal é consultar seu dermatologista para saber a concentração exata de vitamina C e textura do produto indicados para você. Aqui na ADCOS você encontra diferentes combinações de ativos e texturas variadas para escolher o dermocosmético com vitamina C mais adequado para suas necessidades:

A Vitamina C 15 + Ácido Hialurônico, por exemplo, é um sérum antienvelhecimento que proporciona todos os benefícios da vitamina C para peles oleosas e sensíveis, pois, além de combinar o efeito hidratante do ácido hialurônico, sua fórmula contém o extrato de Kakadu e o Complexo Calmante (com extrato de Sálvia +PCA-NA), capazes de transportar os ativos antioxidantes através das células da pele com máximo aproveitamento sem causar irritações.

Para revitalizar e devolver a luminosidade e firmeza às peles oleosas, o Derma Complex Vitamina C 20 é um creme com textura suave suave, toque seco e acabamento com efeito mate. Sua concentração de vitamina C pura aliada ao Ácido Ferúlico proporciona uma máxima ação antioxidante que clareia e revigora a pele, estimula a produção de colágeno enquanto a Carcinina protege e repara o DNA das células, protegendo as fibras de colágeno. Além disso, a sua fórmula contém também a Vitamina E, poderoso antioxidante e hidratante para a pele.

Já para as peles mais maduras, o Concentrado Vitamina C 20 é um sérum que oferece um poderoso complexo antioxidante rejuvenescedor composto por 8 ativos, ideal para um efeito antienvelhecimento eficiente que estimula a produção de colágeno, melhora as rugas, aumenta a firmeza da pele do rosto, protege contra os efeitos nocivos da poluição e também da radiação UV e infravermelha. A pele fica muito mais macia, luminosa, hidratada e viçosa.

A Vitamina C causa espinhas?

Mais um mito. A vitamina C é um ativo não comedogênico, ou seja, não obstrui os poros e não provoca o surgimento de espinhas. Quem possui a pele acneica deve utilizar texturas mais leves. Nesses casos, é exatamente para que serve o sérum vitamina c, que é rapidamente absorvido pela pele sem deixá-la engordurada ou pegajosa. A vitamina c para acne não costuma piorar o quadro, pelo contrário: ela ajuda na regeneração da pele e no tratamento de manchas.

Posso usar a Vitamina C em mais de um produto para o rosto?

Sim! Verdade. Você pode e isso ajuda a potencializar os efeitos da vitamina C. A ADCOS desenvolveu dermocosméticos formulados com a vitamina C para todas as etapas de cuidados faciais. Confira o protocolo completo para limpar, tonificar, hidratar e proteger sua pele com os benefícios da vitamina C:

Higienização: lave o rosto com água e o Sabonete Iluminador com Vitamina C para minimizar as agressões diárias, iluminar, refrescar e hidratar a pele.

Tonificação: aplique o Tônico Iluminador com Vitamina C para estimular a produção de colágeno, prevenir o envelhecimento e a flacidez e proteger a pele dos danos causados pela luz azul e luz UV.

Antioxidante: aplique a Vitamina C Adcos que melhor atende às necessidades da sua pele, como a Vitamina C 15 + Ácido Hialurônico, o Derma Complex Vitamina C 20 ou o Concentrado Vitamina C 20.

Proteção Solar: para finalizar os cuidados com o rosto e protegê-lo contra a ação nociva da radiação solar e o fotoenvelhecimento, aplique uma camada do Protetor Solar Fluid Shield Protection FPS 70 Colors. Sua fórmula é enriquecida com Vitamina C e Ácido Hialurônico e está disponível em cinco diferentes tons para uma cobertura perfeita para sua pele com toque seco e efeito mate. Se preferir uma versão incolor, você também pode utilizar o Protetor Solar Fluid Shield Protection FPS 70 incolor, que possui Vitamina C em sua composição e protege da luz visível.

Conheça outros conteúdos