Tratamentos noturnos: porque é importante cuidar da pele durante a noite

mulher de cabelos cacheados aplicando creme para tratamento noturno

Realizar tratamentos noturnos é essencial para a pele. Além de ajudar no processo de reparação e hidratação, a noite é o momento ideal para utilizar ativos mais concentrados, que atuam com melhor performance enquanto repousamos e nosso organismo realiza toda a recuperação para o dia seguinte. Mas, se você não sabe por onde começar, ou quais produtos são mais adequados para esse momento, a ADCOS explica!

Por que a rotina de tratamentos noturnos é tão eficaz?

Com a correria do dia a dia, entre trabalho, estudos, cuidados com a família, nosso corpo acaba sentindo o peso da rotina. Principalmente nas grandes cidades, a pele é uma das principais prejudicadas pela ação da poluição, dos radicais livres, da perda de água (ou seja, hidratação), e a exposição aos raios solares.

Segundo um estudo publicado pela University Case Medical Centre, de Ohio, nos Estados Unidos, o processo natural de purificação celular da pele (e de todos os outros tecidos do corpo) é maior durante a noite, atingindo picos de atividade enquanto dormimos. Dessa forma, é essencial criar o hábito de dormir em horários regulares, preferencialmente em ambientes bem escuros (sem interferências de eletrônicos e luzes artificiais), entre 7 e 8 horas por noite.

Além disso, nesse período a pele está mais receptiva e suscetível à penetração dos ativos contidos nos dermocosméticos, que são mais aproveitados. Tratamentos com ácidos para o tratamento de manchas, acne, e melhora da textura da pele, por exemplo, podem apresentar melhores resultados com uma rotina de skincare noturna.

Erros comuns nos tratamentos noturnos

Caso você esteja realizando algum tratamento noturno e ainda não conseguiu reparar resultados satisfatórios na pele, pode ser que alguns erros ainda estejam sendo cometidos. Alguns exemplos são:

> Não dormir a quantidade de horas necessárias;

> Alimentação irregular;

> Não realizar uma higienização completa;

> Pouca ingestão de água; e

> Uso de produtos que não são indicados para o seu tipo de pele.

Retirar a maquiagem é um passo essencial antes de dormir, pois o acúmulo dessas substâncias no rosto favorece a irritação e estimula o desenvolvimento de dermatites, podendo também piorar quadros de acne e acelerar o envelhecimento precoce da pele, devido à presença de radicais livres.

Para manter a pele saudável, é importante que ela esteja sempre limpa e hidratada, que é outro ponto essencial para que os tratamentos noturnos funcionem. Para isso, invista na Água Micelar, um produto que possui função demaquilante e que, com ajuda de pequenas micelas (partículas que funcionam como “ímãs” de resíduos), irá retirar por completo o protetor solar, poeira e maquiagem utilizada durante o dia. Ela pode ser usada diariamente, garantindo limpeza completa, podendo ser utilizada antes de um sabonete recomendado para o seu tipo de pele.

Passo a passo da skincare noturna

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), assim como a rotina de cuidados durante o dia, a skincare noturna exige os mesmos passos: higienização, tonificação, hidratação e tratamento. No entanto, na etapa de esfoliação (que deve ser realizada ao menos 1 vez na semana), uma das maiores vantagens é realizar um peeling químico. Por ser um um processo que envolve a descamação da pele, é um método perfeito para ser realizado à noite, quando há menos interferências e a aparência será melhor pela manhã.

Para isso, você deve começar a sua rotina utilizando o Sabonete Glico-Ativo, que irá higienizar a pele do rosto por completo, retirando todos os resíduos de protetor solar, maquiagem e poluição sofridos durante o dia. Rico em ácido glicólico, esse sabonete já realiza um peeling suave na pele, deixando-a mais viçosa e iluminada, acelerando o processo de recuperação das células.

Aplique em todo o rosto em movimentos circulares com a ponta dos dedos. Em média, 15 segundos para cada região é suficiente para a limpeza. Então, deixe agir por 1 minuto, e retire completamente com água corrente. Seque o rosto com o auxílio de uma toalha de algodão, de forma suave, sem causar fricção.

Em seguida, utilize o Tônico Iluminador com Vitamina C com o auxílio de um algodão embebido. Por conter a vitamina C em sua fórmula, esse tônico é ideal para quem busca iluminação e revitalização da pele. Possui efeito antioxidante, antipoluição, antiglicante e estimula a produção de colágeno, prevenindo o envelhecimento precoce e também a flacidez, equilibrando o pH da pele e também controlando a oleosidade.

Aguarde uma média de 5 a 10 minutos até que o produto seja totalmente absorvido pela pele, e só então prossiga para o próximo passo: o peeling. Para isso, você deve utilizar o Sérum Renovador, um peeling que auxilia na uniformização do tom da pele, além de reduzir as rugas e linhas de expressão. Sua fórmula é uma associação entre os ácidos glicólico, mandélico, lactobiônico e salicílico, que, juntos, promovem a renovação celular. É recomendado para todos os tipos de pele, incluindo a pele mista e oleosa, tendo como resultado mais iluminação, maciez e revitalização.

Para fazer seu uso, aplique em toda a pele do rosto, espalhando até completa absorção. Nessa etapa, você não deve retirá-lo, deixando agir durante toda a noite, enquanto dormir.

Tratamentos para clareamento da pele e anti-idade

O período noturno é ideal para quem deseja realizar um tratamento clareador para a pele. Isso ocorre porque a maioria dos produtos são fotossensíveis. Ou seja, ao ser utilizado durante o dia, pode comprometer a saúde da pele ao reagir com a luz solar.

Além disso, alguns ativos utilizados para clarear a pele, como o retinol, têm sua performance melhorada durante o uso noturno. Um exemplo disso é o Retinol + Ácido Hialurônico, a solução da ADCOS para tratamento anti-envelhecimento e preenchimento da pele.

Unindo os dois ativos ouro da dermatologia, esse dermocosmético reduz de forma significativa o número e a profundidade das rugas, proporcionando efeito preenchedor. Sua máxima concentração de retinol garante efeito imediato, com 12 horas de liberação prolongada e rejuvenescimento de dentro para fora. Além disso, ele mantém a pele sempre hidratada, promovendo absorção de água, organizando e estruturando a sustentação da pele.

Você deve aplicá-lo na pele já limpa e seca, no rosto e no pescoço, massageando até completa absorção. Para garantir uma boa reação da pele, a dica é aplicar pequenas quantidades em dias alternados. Caso sinta desconforto durante o uso, faça um intervalo maior entre as aplicações. Dessa forma, a pele irá, aos poucos, adaptar-se aos ingredientes, que realmente são mais pesados para a pele.

Outra dica é não esquecer a região dos olhos, que é muito mais sensível que as demais e tende a sentir com maior intensidade os efeitos da idade e do cansaço. A solução para prevenir as temidas bolsas e sinais do envelhecimento é utilizar o Retinol Área Olhos, que também contém ácido hialurônico em sua fórmula, e reduz as rugas mais profundas, deixando a região mais firme e iluminada. Os resultados já podem ser percebidos desde a primeira semana de uso, devido sua potente ação de renovação celular. Com aplicação fácil e que favorece o relaxamento, ele é indicado especialmente para a pele madura.

Conheça outros conteúdos