Hidrate sempre!

hidratação da pele é uma etapa crucial para manter a cútis saudável no verão. Com a exposição a diversos fatores que deixam nosso corpo desidratado, manter a hidratação correta é importantíssimo, já que o corpo precisa de mais água e minerais para manter o equilíbrio devido à grande perda de líquidos que temos nessa estação. Isso ocorre devido ao aumento da transpiração, por isso, nos dias mais quentes, deve-se aumentar a ingestão de água, evitando o risco de desidratação, que pode gerar tonturas, cansaço, dor de cabeça e ressecamento da pele.

Aproveite o momento pós-banho para utilizar hidratação da pele e faciais, pois este é o momento quando os produtos penetram na pele com maior facilidade e ajudam a manter o bronzeado conquistado durante o banho de sol, recuperando também a região. Além disso, procure utilizar texturas mais leves que não obstruem os poros e não deixarão a pele com a sensação pesada e carregada demais, como aquelas livre de óleos e não comedogênicas.

Renove e revitalize a pele

Com todos esses fatores externos influenciando na saúde e na beleza da nossa pele, produtos com características que renovam e revitalizam devem ser constantemente inseridos em nossa rotina diária. Para renovar, procure realizar a esfoliação da pele uma vez por semana ou a cada 15 dias, a frequência dependerá do seu tipo de pele. Assim, você sentirá a região mais lisinha, uniforme e viçosa.

Alguns hábitos diários bem práticos te ajudam a ter uma pele iluminada, como beber bastante água, manter a hidratação em dia, nunca esquecer do protetor solar e consumir alimentos ricos em ômega-3. Higienizar a pele diariamente , retirando todos os resíduos de poluição e oleosidade da região, também mantem sua cútis fresca e renovada. Uma dica é inserir as máscaras faciais em sua rotina diária, pois elas ajudarão a recuperar a luminosidade e a vitalidade da pele, principalmente após os exageros do verão.

Não esqueça dos seus cabelos

É comum que os cabelos sofram com as agressões do sol, água do mar, cloro da piscina e suor nessa estação. Afinal, essas agressões atuam destruindo a camada protetora e natural existente nos fios e no couro cabeludo. O resultado são cabelos ressecados, sem vida, quebradiços, com pontas duplas e até caspa, dependendo dos cuidados obtidos durante o verão. Outro fator agravante é a frequência em que amarramos nossos fios, inclusive com eles molhados, o que pode fazê-los quebrar.

Procure sempre utilizar produtos que aumentem o volume de água na fibra capilar, retirar todos os resíduos dos fios, hidratar bastante com ativos como ceramidas e manteiga de karité e evitar água quente quando for lavá-los. Não durma com eles molhados, pois a umidade prejudica o couro cabeludo, facilitando a proliferação de fungos. Se for utilizar chapinha ou escova, não esqueça do protetor térmico e procure não fazer uso destes artifícios com frequência. Por último, não aplique condicionador no couro cabeludo para não aumentar a oleosidade.

Previna que manchas solares apareçam

Para evitar as manchas oriundas da exposição ao sol, use sempre protetor solar, pois ele evita que o acúmulo da radiação na pele, principalmente em regiões como face, mãos, braços, colo e ombros, locais de grande contato com o sol. Por isso, é importante reforçar o uso do filtro solar, já que a prevenção é o melhor caminho.

Procure manter a pele sempre saudável, porque quanto mais vulnerável ela ficar, maior serão os danos acumulados. Existem algumas vitaminas que ajudam a pele a prevenir o aparecimento de manchas, como a Vitamina C, A e E. Portanto, as inclua em sua dieta e em sua rotina.

Caso você já possua manchas na pele, o tratamento é feito com produtos clareadores que reduzirão a sua intensidade, deixando a região mais uniforme com o passar do tempo e com o uso contínuo do produto. Além disso, por esse tipo de dermocosmético ter ácido em sua composição, o protetor solar deve se manter presente todos os dias após o uso do produto, o que irá proteger a pele de mais danos.