Adolescência: como começar uma rotina de cuidados com a pele

Adolescência: como começar uma rotina de cuidados com a pele

A fase da adolescência é uma caixinha de surpresas. É um momento da vida no qual o corpo passa por suas transformações, e a pele é uma das primeiras partes de nosso organismo a sentir isso. A partir desse momento, começam as preocupações com a aparência, e, então, com uma rotina de cuidados. No entanto, é comum que os jovens fiquem confusos por onde começar, e quais produtos utilizar. Por isso, hoje a ADCOS traz um guia especial sobre como começar uma rotina de cuidados na adolescência!

Cuidados na adolescência: por onde começar?

Antes de iniciar qualquer tipo de rotina, ou tratamento para a pele, é primordial que se faça uma visita ao dermatologista. Muitos jovens e adolescentes podem se sentir um pouco tímidos ao consultar um médico. Por isso, é importante que os pais ou familiares incentivem a ida ao especialista e, em alguns casos, acompanhe durante a visita, para oferecer maior confiança.

Também é preciso ressaltar que utilizar produtos por influência de amigos ou seguir “receitinhas caseiras” podem ser um perigo para a pele. É importante seguir a recomendação de um médico dermatologista, que irá especificar um tratamento específico para o tipo de pele do adolescente.

Quais os problemas mais comuns da pele durante a adolescência?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a acne é uma das queixas mais frequentes feitas por adolescentes. Ela ocorre a partir da produção dos hormônios sexuais, na puberdade, responsáveis pelas alterações das características da pele (e do restante do corpo). As lesões aparecem com mais frequência no rosto, mas também podem acometer as costas, ombros e o peito.

Esses hormônios (andrógenos e estrógenos) são produzidos tanto pelos órgãos sexuais quanto pelas glândulas suprarrenais. Os andrógenos são responsáveis pelo início do funcionamento das glândulas sebáceas que são mais ativas na face, peito, costas e couro cabeludo. Os principais sintomas são o surgimento de comedões (cravos), lesões com pus, nódulos e cistos. Esses sintomas ainda podem ser piorados em situações de estresse ou no período menstrual.

Porém, ainda que seja comum, não significa que ela deva ser ignorada. Falas como “vai passar” ou “é da fase” podem prejudicar o jovem que está lidando com um problema que, na verdade, é uma doença inflamatória e que precisa de tratamento.

Problemas como o excesso de oleosidade e a acne, típicos da adolescência, trazem uma série de consequências emocionais, já que diminuem a autoestima do adolescente. Com isso, problemas com a autoimagem podem acabar desencadeando comportamentos de isolamento, dificuldade de socializar, e até mesmo a depressão. Mas isso não precisa acontecer se uma rotina de cuidados adequada for seguida. E, nessa fase, os dermocosméticos são grandes aliados.

A rotina de cuidados na adolescência: passo a passo

Após uma consulta com um dermatologista, seguir com uma rotina de cuidados com a pele na adolescência não é tão difícil. A pele jovem exige cuidados diários, mas pode ser otimizada em poucos passos, o que facilita nos quesitos tempo e custo-benefício.

Por isso, a ADCOS separou 4 etapas para uma rotina de cuidados para a pele adolescente, bem práticas e fáceis de seguir. Confira!

1. Higienização

O primeiro passo é higienizar a pele do rosto com um sabonete adequado para seu tipo de pele. A ADCOS tem como solução o Sabonete Antiacne, que limpa profundamente, previne e trata a acne, além de controlar a oleosidade. Ele reforça as barreiras naturais de proteção da pele, com ação secativa, cicatrizante, anti-inflamatória e promovendo uma leve esfoliação. É um produto vegano e não testado em animais, garantindo uma beleza consciente e livre de crueldade.

Outra opção (também vegana e cruelty-free) é o Oily Solution Sabonete Equilibrante, que limpa profundamente sem agredir, auxiliando no controle da oleosidade excessiva da pele, especialmente a pele oleosa. Além disso, confere poderosa ação antioxidante, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce.

2. Esfoliação

A etapa de esfoliação não precisa ser feita todos os dias, mas é ideal que seja realizada entre uma a duas vezes na semana. Para isso, a ADCOS conta com o Peeling de Hortelã Iluminador. Esse produto oferece uma esfoliação intensa, ideal para o combate ao envelhecimento precoce, revitalizando e iluminando a pele. Sua textura é em gel-creme, com toque seco e partículas físicas naturais que promovem o afinamento da pele por atrito. Contém em sua fórmula chá verde e hortelã, ricos em flavonóides e com atividade antioxidante. É um produto hipoalergênico e livre de micro plásticos.

Para utilizá-lo, é bem simples: após a higiene do rosto, aplique sobre a pele, massageando em movimentos circulares. Em seguida, remova com água em abundância.

3. Hidratação

A hidratação é uma fase fundamental de qualquer skincare, em qualquer idade. É nesse momento em que é devolvido à pele toda a água que ela perdeu, equilibrando o seu pH e melhorando seu aspecto, rendendo-lhe mais saúde.

Para isso, o ideal é utilizar o Oily Solution Hidratante FPS 20, que também controla a oleosidade enquanto protege contra os raios UVA e UVB. Esse produto estimula a renovação celular e reduz as imperfeições comuns da pele oleosa. Sua fórmula contém zinco e sílicas antibrilho, que auxiliam no efeito mate por até 8h. Além disso, reduz a aparência dos poros dilatados e os mantêm desobstruídos.

Outra excelente opção é o Aqua Sérum, um potente hidratante facial diário que promove hidratação profunda de dentro para fora. Possui ação antioxidante, antipoluição, e restaura a barreira natural da pele. Sua fórmula contém 9 minerais e 10 aminoácidos hidratantes, que mantêm a pele mais saudável, resistente e fortalecida.

Além de também ser vegano e livre de testes em animais, sua composição conta com o ácido hialurônico de muito baixo peso molecular. Sua textura em sérum possibilita uma sensação imperceptível na pele, com rápida absorção, ainda atuando na síntese de colágeno.

4. Proteção

Para finalizar, a proteção solar é essencial. O protetor solar previne os danos do envelhecimento precoce, além de evitar problemas da pele, como o câncer. Indicado para peles que oleosas e acneicas, a ADCOS recomenda o Acne Solution Loção Secativa, que possui ação cicatrizante, anti-inflamatória e atua com eficácia na correção da acne e no controle da oleosidade, tratando e prevenindo o aparecimento de novas lesões. Sua fórmula contém um complexo concentrado de 9 ativos sinérgicos com alta eficácia, que melhoram a textura da pele.

Mais uma estrela do portfólio da ADCOS é o Filtro Solar FPS 30 Fluid, um protetor solar de fácil aplicação, rápida absorção e toque seco. É ideal para a pele oleosa e pele com acne, proporcionando um efeito mate por até 8 horas e alta proteção contra a radiação UVA e UVB. É resistente à água, e contém um complexo de ingredientes botânicos e zinco que regulam a produção sebácea, devolvendo maciez e suavidade. Sua textura ultrafluida não deixa resíduos e fica imperceptível na pele.

Conheça outros conteúdos