Conheça os benefícios do Retinol para sua pele

Derivado da Vitamina A, o Retinol é um grande aliado na redução de rugas e linhas de expressão, tanto na região facial quanto na área dos olhos. O ativo tem inúmeros benefícios para a pele, como renovação celular, redução de rugas profundas e melhora da textura e firmeza da pele pelo estímulo da síntese de colágeno. Aqui no Beleza com Saúde da ADCOS, você vai aprender a inserir o Retinol em sua rotina de cuidados diários!

O que é Retinol e quais são seus benefícios?

O Retinol é mundialmente reconhecido pelos dermatologistas devido a sua alta eficácia e menor irritabilidade quando comparado ao ácido retinóico, preservando a pele e melhorando a elasticidade e a firmeza. Entre os benefícios do uso do ativo estão a renovação celular e aumento na produção de fibras de colágeno e elastina, o que melhora a elasticidade e firmeza da pele.

Ele ainda reduz rugas profundas e linhas de expressão causadas tanto pelo envelhecimento cronológico quanto pelo fotoenvelhecimento e estimula a glicosaminoglicanas, componente da matriz extracelular que ajuda na retenção da hidratação. O ativo é recomendado no tratamento e prevenção do envelhecimento da pele e também na recuperação da textura, da luminosidade e da aparência de saudável. É indicado para uso noturno, sempre acompanhado de um bom protetor solar durante o dia.

Retinol: quando e como usar?

Devido aos inúmeros benefícios, o Retinol pode ser utilizado em diversos tratamentos: basta escolher um dermocosmético que mais se adapte às suas necessidades. Para quem busca renovação, hidratação profunda e combate ao envelhecimento, o Derma Complex Retinol + Ácido Hialurônico é o produto ideal! Ele foi desenvolvido para reduzir de forma significativa o número e a profundidade das rugas, proporcionando efeito preenchedor, além de cuidar da barreira da pele devido a ação das Ceramidas, Ômegas e Minerais Essenciais.

Para tratar rugas na região dos olhos, aposte no Retinol Área Olhos, que também une o ativo ao Ácido Hialurônico para prevenir e reverter os sinais do envelhecimento, agindo na redução de rugas profundas, recuperação da firmeza da pele e efeito antifadiga. Como todo produto com Retinol, o mais indicado é começar o tratamento da área dos olhos aplicando em dias alternados até que a pele se adapte a eficácia do ativo.

Quem tem pele sensível pode usar Retinol?

Quando se fala em Retinol, uma das dúvidas mais comuns é sobre a utilização do ativo por quem possui pele sensível. Nestes casos, saiba que é comum que, nos primeiros dias de uso do ativo, a pele apresente um pouco de vermelhidão e descamação, que cessam com o uso contínuo.

Não existe contraindicação formal para pele sensível, porém recomendamos começar o uso em dias alternados e evoluir conforme a tolerância individual. Além disso, alie a proteção solar e hidratação à rotina de cuidados com a pele e sempre consulte seu dermatologista.

Cuidados que devemos tomar ao utilizar o Retinol

O principal cuidado que devemos tomar quando utilizamos o Retinol na pele é em relação a exposição ao sol. O produto sempre deve ser aplicado durante a noite, pois pode reagir com a radiação solar e causar danos a pele. Além disto, a fotoproteção com altos FPS é fundamental durante todo o tratamento.

Recomendamos usar o protetor solar indicado para a sua pele, reaplizando de duas em duas horas – indicação segura de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). É essencial proteger a pele do sol em qualquer circunstância, para evitarmos o envelhecimento precoce. Se utilizarmos o Retinol, o cuidado deve ser intensificado, uma vez que o ativo pode aumentar a sensibilidade da pele à radiação solar.

Outro ponto importante que não devemos esquecer é da hidratação. Por ser um ativo que pode deixar a pele um pouco mais sensível, mantê-la hidratada é um dos passos indispensáveis. Lembre-se sempre de ingerir água durante o dia e de utilizar hidratantes faciais.

Quer conhecer dermocosméticos com Retinol em sua composição? Aqui na ADCOS você encontra! Confira!

Mais dicas

Retinol para o rosto

Retinol para o rosto

O Derma Complex Retinol Facial possui 0,3% de Retinol em sua composição (concentração máxima permitida pela Anvisa) e ajuda a reduzir rugas, melhorar o relevo, uniformizar o tom da pele e promover renovação celular. Além disso, ele hidrata, preenche rugas e suaviza linhas finas de expressão, aumentando também a produção de colágeno e melhorando a elasticidade e a firmeza da pele. É um sérum com textura leve ideal para utilizar à noite, antes de dormir. Ele também se adapta a quase todo o tipo de pele, promovendo efeito lifting imediato.

Retinol para os olhos

Retinol para os olhos

O Derma Complex Retinol Área Olhos ajuda a corrigir as imperfeições do contorno dos olhos. Ele estimula a produção de colágeno e reduz, consequentemente, as rugas e linhas de expressão. Melhora também a textura e uniformiza o tom da pele, deixando a superfície lisa e iluminada. Além disso, possui Ácido Hilaurônico e Dermochlorella®, que age na microcirculação sanguínea favorecendo a drenagem, redução do inchaço e ação antifadiga. É perfeito para a região sensível e delicada dos olhos, hidratando e melhorando a densidade dessa área da pele.

Hidratação e Proteção Solar

Hidratação e Proteção Solar

Manter a hidratação é essencial, por isso, procure sempre ingerir água e utilizar produtos hidratantes. A Hidradefense Solution Bruma Hidratante promove hidratação imediata e duradoura, proporcionando melhores resultados que uma água termal. É fácil de aplicar e pode ser utilizada até por cima da maquiagem. O protetor solar é o aliado indispensável para quem utiliza Retinol. O Filtro Solar Ultra FPS 55 Gel Creme é um protetor solar com alto FPS que protege a pele contra os raios UVA, UVB e Infravermelho, enquanto a trata. Ele possui ação anti-idade, anti-inflamatória e calmante.

Conheça outros conteúdos