Atuação dos protetores na prevenção do câncer de pele

adcos_ protetores na prevenção do câncer de pele

Você sabia que o Brasil está geograficamente localizado em uma área do planeta que faz o país receber uma das maiores taxas de insolação do mundo? Segundo o Consenso Brasileiro de Fotoproteção, elaborado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), nosso território recebe índices de radiação solar muito superiores a outras regiões do planeta, como, por exemplo, os países do hemisfério norte.

Quando somos constantemente expostos à radiação ultravioleta (UV) sem fotoproteção solar , esses raios nocivos acabam penetrando nas camadas da pele e desencadeando uma série de alterações que podem variar entre um simples bronzeamento visível até queimaduras e fotodermatoses, que são as doenças dermatológicas causadas pelo sol. Entre as ocorrências mais graves, está o câncer de pele.

Todos os anos, o Instituto Nacional do Câncer registra 185 mil novos casos da doença, sendo que o câncer de pele já representa 33% de todos os diagnósticos de câncer do país, apesar dos baixos índices de letalidade. No entanto, muitos desses quadros podem ser prevenidos com atitudes no dia a dia. Entre elas, o uso adequado e diário do protetor solar.

Câncer de pele e protetor solar

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta que tanto os tipos de câncer de pele mais comuns (carcinomas basocelulares e espinocelulares) quanto os menos frequentes (melanoma) podem surgir com maior frequência nas pessoas que sofrem exposição constante aos raios solares. Inclusive, um estudo científico publicado pela JAMA Dermatology mostrou que o uso frequente de protetor solar em crianças diminui em até 40% as chances de surgimento de melanomas quando ela for adulta.

Ainda segundo a SBD, algumas das principais medidas para evitar o câncer de pele são:

– Usar protetor solar diariamente e não apenas em horários de lazer como praia, piscina e práticas esportivas;

– Optar por produtos que tenham o fator de proteção solar (FPS) no mínimo 30 contra os raios UVA e UVB;

– Aplicar o protetor solar em quantidades suficientes para proteger todo o rosto e o corpo e reaplicar o produto a cada duas horas durante o lazer ou atividades que causem transpiração;

– Evitar exposição direta ao sol, se possível, entre as 10h00 e 16h00;

– Quando estiver ao sol, usar, além do protetor solar, chapéus, óculos escuros e peças de roupa que cubram as áreas que possam ser expostas à radiação;

– Para acampar, opte por barracas de lona e algodão, pois são capazes de reter cerca de 50% dos raios UV, enquanto o nylon permite que 90% da radiação atravesse o tecido;

– Sempre proteger a pele de bebês e crianças com os produtos apropriados para sua idade;

– Consultar o médico dermatologista uma vez por ano para exames preventivos e de rotina.

ADCOS na luta contra o câncer de pele

O comprometimento da ADCOS na prevenção do câncer de pele é uma causa. Além do apoio ao PADUFES (Programa de Assistência Dermatológica e Cirúrgica ao câncer de pele da Universidade Federal do Espírito Santo), buscamos sempre oferecer dicas para o dia a dia e conteúdos didáticos sobre fotoproteção solar para todos.

Além disso, trabalhamos com muita pesquisa e tecnologia para oferecer inovações constantes em nossa linha e disponibilizar a maior verdade de tons e texturas para a pele brasileira, como o Protetor Solar Fluid Máxima Proteção FPS 99 desenvolvido para peles sensíveis que precisam de cuidados especiais, incluindo aquelas que já tiveram algum tipo de câncer de pele.

Já o Protetor Solar Fluid Shield Protection FPS 70 conta com três ativos antioxidantes, incluindo a Vitamina C glicosada que, além de potencializar a proteção solar por sua potente ação antioxidante, atua na síntese de colágeno, diminuição das rugas e linhas de expressão e ainda previne a hiperpigmentação da pele. Este protetor é capaz de proteger o DNA das células e também é eficiente contra os danos da luz visível. Além disso, é o primeiro protetor da ADCOS a receber o SymUrban®, um poderoso ativo antipoluição.

Continue acompanhando o blog Saúde com Beleza para saber tudo sobre como se proteger dos danos do sol e muitas outras dicas para manter sua pele saudável e linda!

Conheça outros conteúdos