Pescoço e mãos envelhecidos: como devem ser os cuidados

Pescoço e mãos de mulher jovem

Segundo estudos da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), dependendo da genética e estilo de vida, nossas funções fisiológicas normais da pele podem diminuir em 50% até a meia-idade. Neste cenário, o pescoço e as mãos tendem a ser esquecidos na hora dos cuidados com a pele e acabam envelhecendo mais rápido, ficando com manchas, com a aparência desidratada e flácida.

No entanto, assim como alguns hábitos são capazes de acelerar nosso relógio biológico, é possível utilizar substâncias e dermocosméticos para retardar esse processo. E, para isso, a ADCOS tem as soluções perfeitas para você incluir na sua rotina de cuidados!

Por que os primeiros sinais do envelhecimento surgem nas mãos e pescoço?

Você provavelmente já ouviu falar que as pessoas costumam cuidar muito do rosto, dos cabelos e das unhas, mas que a idade é revelada facilmente a partir do pescoço e das mãos. Mas já parou para pensar por que isso acontece?

Os dermatologistas explicam que isso ocorre porque a região costuma ser esquecida na hora dos cuidados diários, como citamos anteriormente. Mas, além disso, essas regiões do corpo normalmente são mais expostas a elementos externos que aceleram o processo, como o clima e a poluição.

A exposição solar, em especial, é um dos principais vilões. Como a pele é mais fina e frágil nessas regiões, o processo cumulativo dos danos causados pela radiação logo ocasiona manchas, rugas, e o aspecto flácido típico de uma pele envelhecida.

Outro fator influente é a desidratação e ressecamento. Seja pela ingestão de água insuficiente, ou por não utilizar um hidratante corporal voltado para o nosso tipo de pele, podemos acabar acelerando o processo de envelhecimento, já que as células do tecido cutâneo não são renovadas e não se mantêm saudáveis e jovens.

E, somado a isso, ocorre a perda de sustentação da pele natural do nosso corpo. Neste caso, em torno dos 25 e 30 anos de idade, a produção de colágeno e do ácido hialurônico em nosso organismo são reduzidos consideravelmente. Para mulheres, quando alcançam a fase da menopausa (em torno dos 50 anos), a tendência é diminuir ainda mais, já que as mudanças hormonais comprometem os mecanismos de sustentação da pele e dos órgãos.

Dentre outras causas para o envelhecimento, estão:

> Tabagismo;

> Consumo excessivo de álcool;

> Movimentos musculares repetitivos e contínuos;

> Ação dos radicais livres;

> Procedimentos de bronzeamento artificial frequentes; e

> Má alimentação.

Sendo assim, o ideal é sempre manter uma alimentação e hábitos equilibrados. Mas lembre-se: essas dicas não substituem as orientações de um profissional da área médica. Sendo assim, busque sempre consultar seu dermatologista de preferência para avaliar suas necessidades e possibilidades do que deve ser mudado em sua rotina!

Proteção solar

A melhor forma de prevenção, além de manter hábitos saudáveis e cuidados regulares, é pela fotoproteção. Essa é uma das orientações dadas constantemente pelo time de especialistas da ADCOS: o protetor solar é essencial na rotina de skincare.

Além de proteger a sua pele, o protetor solar também pode contar com ativos que dão um boost de hidratação ou no tratamento anti-idade, radicais livres e a poluição. Assim como no rosto, o fotoprotetor deve ser usado no dorso das mãos (a parte que está para cima) todos os dias, tanto em dias ensolarados, quanto em nublados e ambientes internos.

Utilizar o protetor solar dessa maneira irá reduzir as chances de desenvolver a hiperpigmentação, que é mais comum pelo efeito cumulativo da radiação, como explicado anteriormente.

Uma dica é experimentar pingar uma gotinha da sua vitamina C favorita antes de utilizar o protetor solar, assim como é feito no rosto. Isso aumenta a proteção e, também, garante que as fibras de colágeno se mantenham fortes. Caso você tenha dúvidas sobre essa combinação, basta ler esse artigo aqui, onde explicamos tudo em detalhes!

Outras formas de evitar a agressão de agentes externos é não ter contato direto das mãos com produtos de limpeza (utilize luvas!), que retiram a oleosidade natural da pele e podem ter efeito corrosivo. Para higienizá-las, opte sempre por sabonetes suaves, preferencialmente com pH neutro ou propriedades hidratantes.

Hidratação

Como você acompanhou até aqui, a hidratação é uma grande aliada em todos os aspectos, principalmente para o pescoço, colo e mãos.

Nos últimos meses, com a necessidade de lavar as mãos constantemente (ou utilizar álcool em gel) devido à crise sanitária causada pela Covid-19, é normal enfrentarmos mais ressecamento que o normal. Afinal, por essa prática, estamos constantemente retirando a hidratação natural da pele.

Para isso, é importante ter um bom hidratante para ser usado ao longo do dia. Isso pode ser conquistado com ajuda do Hidratante Regenerador, desenvolvido exclusivamente para esse cenário. Esse hidratante regenera a barreira da pele e reforça a eliminação de micro-organismos, além de ter ação de nutrição, prevenindo e tratando a pele ressecada, auxiliando na recuperação da pele danificada.

Sua fórmula contém ácido hialurônico, óleo de girassol, pantenol e vitamina E, potentes hidratantes que agem profundamente na pele. Isso garante uma regeneração de dentro para fora, renovando o tecido e promovendo a boa aparência da pele.

Para tratamento, experimente como uso diário o Creme Revitalizante para Mãos FPS 20, um tratamento intensivo e completo para o rejuvenescimento das mãos. Por conter fator de proteção solar, ele ajuda a proteger essa região delicada dos danos causados pelos raios UV e retarda o envelhecimento do local.

Esse hidratante auxilia na recuperação do volume e densidade da região, promovendo maciez e melhorando a textura do dorso das mãos, além de uniformizar o tom da pele e prevenir manchas senis.

Tratamento

Para o tratamento antienvelhecimento da região do colo e do pescoço, é fundamental utilizar produtos voltados para essa região. Dessa forma, você terá mais segurança, já que o produto foi desenvolvido para atender essa necessidade (que, como você leu até aqui, é diferente das demais partes do corpo).

E, para isso, a ADCOS tem como lançamento o Collagen Pescoço e Colo, um creme antienvelhecimento específico para isso. Ele ajuda a proporcionar firmeza e sustentação nessas regiões, sendo um ultraconcentrado com peptídeos pró-colágeno, bioestimuladores e tecnologia Lift-Y, que firma a pele, reduz as rugas e melhora a sustentação da zona Y.

Somado a isso, ele possui ação tensora, lifting e antiglicante, estimulando e organizando as fibras de colágeno. Com toque hidratante e rápida absorção, ele uniformiza o tom da pele, remodela os contornos do pescoço, recupera e melhora a elasticidade da pele.

Conheça outros conteúdos