Entenda por que os peptídeos de colágeno fazem tão bem para a pele

Mulher de meia idade apreciando o rosto em frente a um espelho ao realizar skincare

Para quem é apaixonado por skincare, o termo “peptídeos de colágeno” pode parecer familiar. Afinal, se há colágeno, há a premissa de que ajude a manter a pele firme e evite o envelhecimento precoce. Porém, para além dessa definição mais conhecida, os peptídeos são verdadeiros aliados para a saúde, tanto da pele, quanto do organismo por completo.

Para entender mais sobre isso, a ADCOS separou tudo o que você precisa saber sobre os famosos peptídeos de colágeno, e como dar um boost da sua rotina de skincare.

O que são peptídeos de colágeno?

Por agirem diretamente na produção do colágeno, atualmente os peptídeos são muito encontrados em dermocosméticos, e até mesmo para tratamentos capilares. Assim, os peptídeos pró colágeno aumentam a velocidade de formação e a quantidade de fibras de colágeno bem organizadas.

Segundo especialistas, quando os peptídeos apresentam mais de 70 aminoácidos, transformam-se, então, em proteínas. E, com isso, passam a gerir diversas funções nos seres vivos. Dentre elas, a sustentação e o transporte de substâncias importantes para a manutenção do nosso organismo.

Sendo assim, os peptídeos são de suma importância para garantir a saúde e o bom funcionamento do corpo humano por meio da produção adequada de proteína e, dentre elas, o colágeno é de fundamental importância para a saúde da pele.

Tipos de peptídeos

Como são formados através da combinação de aminoácidos e transformados em proteínas, os peptídeos possuem diferentes tipos de classificação para cada combinação. São elas:

a) Dipeptídeos, quando são formados por apenas dois aminoácidos;

b) Tripeptídeos, quando são formados por três aminoácidos; e

c) Polipeptídeos, quando são formados por quatro aminoácidos ou mais.

Além disso, sua classificação estrutural vai desde a estrutura primária (quando há apenas uma cadeia com ligações), até quaternária (com interações químicas existentes).

Como usar peptídeos na rotina de skincare

Por agirem diretamente na produção do colágeno, atualmente os peptídeos são muito encontrados em dermocosméticos, e até mesmo para tratamentos capilares. Assim, os peptídeos pro colágeno aumentam a velocidade de formação e a quantidade de fibras de colágeno bem organizadas.

Além de manter a quantidade de fibras colágenas, os peptídeos também são capazes de reforçar e reparar a barreira cutânea, reparar rugas e linhas de expressão, e aumentar a hidratação.

Os peptídeos agirão, especialmente, na perda de elasticidade, volume e preenchimento. Para a pele, isso significa melhor contorno facial, disfarce das imperfeições e desaceleração do envelhecimento, prolongando a aparência mais jovem e saudável.

Para isso, a ADCOS desenvolveu o Collagen Pescoço e Colo, um creme antienvelhecimento específico para essa região. Por ser mais fina e delicada, ela pode acabar sofrendo os efeitos da idade e das interferências ambientais com maior intensidade, sendo necessário um cuidado maior.

O Collagen Pescoço e Colo possui peptídeos de colágeno, bioestimuladores, e tecnologia Lift-Y que melhora a sustentação da zona Y, compreendida pelo contorno mandibular ou papada, pescoço e colo. Com ação tensora e antiglicante, ele estimula a proteína estrutural, organizando as fibras de colágeno e trazendo a sustentação necessária à pele. E, também, é altamente hidratante, de rápida absorção, e uniformiza o tom da pele, remodelando os contornos e recuperando a elasticidade.

Sua fórmula contém microcolágeno, oligopeptídeo pró-colágeno que aumenta a produção de colágeno tipo I, III e IV e estimula macromoléculas cutâneas: colágeno, elastina, ácido hialurônico. Outro ativo de destaque no produto é o tetrapeptídeo estimulador de colágeno, que melhora densidade, espessura e quantidade de colágeno, contrariando a degeneração das fibras de colágeno à medida que ocorre o envelhecimento cutâneo.

Outra dica é utilizar o Concentrado Volumizador, um gel creme que possui efeito de rejuvenescimento visível. Ele é perfeito para tratar a flacidez e firmar a pele do rosto, uma vez que foi desenvolvido com peptídeos volumizadores, polipeptídeos que estimulam e reativam os volumes faciais, que irão reequilibrar e recuperar a densidade da pele. Associado à seiva da pistacia grega, ele aumenta a produção de proteínas da juventude e do colágeno, além de reparar os danos do DNA.

Para tonificar e hidratar a pele

Para uma rotina de skincare completa, é ideal que você sempre lembre de tonificar e reforçar a hidratação da pele com ajuda de tônicos e máscaras de hidratação. E, para isso, a ADCOS também possui soluções incríveis.

Completando o seu tratamento, experimente utilizar o Filler Up Tônico Tensor, que, com ação estimulante e firmante da pele, irá auxiliar no combate ao envelhecimento, além de proteger, nutrir e hidratar o rosto. Ele foi desenvolvido com extratos de cafeína e ginkgo biloba, que melhoram a circulação cutânea. Além disso, ele ativa o metabolismo celular e combate a ação dos radicais livres.

Em conjunto, formulado especialmente para a pele madura e desvitalizada, está a Máscara de Ouro. Desenvolvida com partículas da jóia, ela preenche e redesenha o contorno facial, reestruturando a pele e melhorando sua elasticidade. Somado a isso, ela também é capaz de aumentar a oxigenação da pele e reduzir as rugas, uma vez que possui cálcio biodisponível e concentrado de soja em sua fórmula. Com isso, auxilia na reversão dos danos causados pela redução dos níveis de estrogênio durante e após a menopausa, sendo importante na revitalização e rejuvenescimento.

Conheça outros conteúdos