Quem tem pele acneica pode fazer peeling?

Muito frequente na adolescência e também na fase adulta em mulheres, a acne, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Tratamentos e cuidados diários são fundamentais para todos os tipos de pele, inclusive as acneicas. Um dos procedimentos mais procurados, quando se fala em cuidados com a pele, é o peeling. No post de hoje, o Beleza com Saúde, da ADCOS, esclarece se quem possui pele acneica pode fazer peeling ou não.

Peeling pode ser feito em pele acneica?

A resposta para essa pergunta é sim, mas é importante que você consulte seu dermatologista antes. O peeling é um procedimento que pode ser utilizado para clarear manchas e cicatrizes de acne e controlar a oleosidade, além de atuar no tratamento de rugas e linhas de expressão. Ele pode agir de maneira superficial, média ou profunda. O peeling superficial atinge apenas a epiderme e é indicado para o tratamento de manchas e melasma, além de prevenir cravos e espinhas.

Peelings químicos são feitos com a aplicação de agentes como os Ácidos Salicílico, Glicólico e Retinóico, que removem as camadas superficiais da pele, para que ela se regenere com uma aparência melhor. Eles são utilizados para a atenuação de rugas, manchas, e no auxílio do tratamento de cicatrizes de acne.

Benefícios do peeling para quem finalizou o tratamento da acne

Para quem finalizou o tratamento da acne e ficou com manchas na pele, o peeling é ideal para o clareamento. De acordo com a SBD, o peeling consiste na aplicação de agentes que destroem as camadas superficiais da pele, que impulsionam sua regeneração e resultam em uma aparência geral melhorada. O peeling é uma forma de esfoliar e acelerar a renovação da pele, por isso, pode ser usado no pós-tratamento da acne.

Sugestões de peelings ADCOS para a pele acneica

Para graus leves de acne, uma sugestão é o Peeling Clareador, um tratamento diário indicado para quem deseja suavizar manchas, marcas e uniformizar o tom da pele. O Melan-Off Concentrado Clareador é um potente dermocosmético, com ação clareadora e inibidora da pigmentação, que atua em diversos tipos de manchas, inclusive a de acne. A sua fórmula concentrada trata e preserva a barreira cutânea, minimiza os danos da luz visível, um importante fator responsável pelo aparecimento de manchas na pele. Já o Sérum Renovador potencializa a ação clareadora do Melan-Off por meio da renovação celular. Ao estimular a retirada das células mortas, acelera o surgimento de novas células e contribui para um aspecto mais luminoso e uniforme da pele.

Em casos de acne de grau elevado, a indicação é usar o Fluido Utra Secativo, que contém uma fórmula inovadora que promove um peeling leve superficial e remove a oleosidade excessiva da pele. Possui ação anti-inflamatória e antimicrobiana, além de tratar e prevenir o aparecimento de novas lesões. Você pode combiná-lo junto ao uso do Melan-Off Concentrado Clareador.

#DicasADCOS: cuidados que vão além do peeling

Se você possui pele acneica, o ideal é finalizar o tratamento da acne para evitar que o processo inflamatório gere novas manchas na pele. Invista em dermocosméticos com efeitos secativos, que reduzam a oleosidade da pele.

Para a etapa de higienização da pele, sugerimos o Sabonete Antiacne, que limpa profundamente, controla a oleosidade, reduz e desobstrui os poros. Ele conta com prebióticos que fortalecem a barreira natural da pele, e Ácido Salicílico, um ativo clássico e reconhecido por diminuir as imperfeições da acne, como vermelhidão e edema. Com ação secativa, cicatrizante, anti-inflamatória e esfoliante, o sabonete pode ser usado duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, sobre a pele umedecida.

A Loção Secativa FPS 30 Tonalizante é indicada para a pele acneica e possui alta proteção contra a radiação UVB e UVA, luz visível, além de ação secativa, cicatrizante e anti-inflamatória da acne. Proporciona efeito mate e cobertura natural, atua de forma significativa e eficaz na redução do tamanho e da quantidade de lesões da acne e também está disponível na versão incolor.

Lembre-se também que a proteção solar é fundamental. Uma ótima opção é o Protetor Solar Tonalizante FPS 50 Pó Compacto, composto por filtros 100% minerais. Ele está disponível em 5 diferentes tonalidades, além de uma versão translúcida. Minimiza poros visíveis e linhas finas, previne o envelhecimento, as manchas e evita a desidratação da pele. O Protetor Solar Fluid FPS 30 também é ideal para as peles acneicas por conter alta proteção contra os raios UVA e UVB e duplo mecanismo de controle da oleosidade, com sílicas antibrilho, além de auxiliar na redução e no controle da acne.

Conheça outros conteúdos