Olheira: causas e tratamentos

Olheiras causas e tratamentos

As olheiras são bastante comuns e podem afetar mulheres e homens de todas as idades em algum momento da vida, até mesmo durante a infância.  Essas manchas escurecidas na área dos olhos podem aparecer por diversos motivos, se manifestar em tons e intensidades diferentes, e, ainda podem se tornar crônicas, dando um aspecto bastante cansado ao rosto.

Entenda melhor o mecanismo de formação dessas manchas e saiba como escolher os tratamentos para olheiras mais eficientes da atualidade.

Causas e tipos de olheiras

Segundo os especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as olheiras são um fenômeno de hiperpigmentação da pele que fica na região sob os olhos.  Essas manchas podem ser azuladas, marrons ou vermelhas e estão relacionadas a muitas condições como cansaço, envelhecimento da pele, traços étnicos,  predisposição genética, processos circulatórios e à atividade dos melanócitos:

Vasodilatação

Os vasos capilares da região ficam cheios ou congestionados, deixando o sangue visível debaixo da pele fina. Assim, os pigmentos escuros que compõem o sangue ficam concentrados na cavidade inferior dos olhos e podem oxidar, dando o aspecto azulado das olheiras.

Hiperpigmentação

A hiperpigmentação das olheiras acontece quando os melanócitos produzem melanina em excesso, escurecendo a pele fina debaixo dos olhos. Este tipo de fenômeno pode acontecer também em outras áreas do rosto, como, por exemplo, no melasma.

Estrutura óssea

Também é comum que a própria formação dos ossos da face deixe a estrutura dos olhos naturalmente mais funda, criando uma sombra na cavidade ocular.  Este tipo de formação estrutural do rosto pode intensificar o escurecimento das olheiras.

Tratamento para olheiras

Quando as olheiras se tornam permanentes (casos tratados na literatura médica como olheiras crônicas), o ideal é consultar o dermatologista para entender as causas das manchas e qual será a melhor forma de tratá-las.

Geralmente, o tratamento para olheiras pode ser feito com a aplicação de dermocosméticos específicos com ativos antioxidantes e ácidos clareadores, sessões de laser para tratar os vasos sanguíneos e também a aplicação de preenchedores na pele da cavidade ocular como o ácido hialurônico para olheiras.

Como clarear olheiras com dermocosméticos?

Para ajudar quem busca uma solução para clarear olheiras de forma segura e eficiente, a ADCOS desenvolveu dermocosméticos específicos para tratar essa condição.

O Melan-Off – Clareador para Olheiras é um produto bastante inovador para reduzir visivelmente as manchas causadas pelo excesso de melanina e as manchas azuis causadas pela má circulação sanguínea. Entre seus principais ativos está o Ácido Tranexâmico, responsável por diminuir os processos inflamatórios que causam a produção exagerada de melanina e as alterações circulatórias. 

Além disso, sua fórmula contém a Niacinamida e a Ginkgo Biloba, poderosos antioxidantes, o Ácido Hialurônico que hidrata e preenche a pele e peptídeos que estimulam a formação de colágeno. O resultado é o clareamento eficaz  e visível das olheiras com ação hidratante e preenchedora, além da prevenção da formação de novas manchas.

Além de saber como clarear olheiras com o produto certo, também é importante reforçar os cuidados com a área dos olhos com antioxidantes e renovadores que vão proteger a pele da região e deixá-la mais firme e iluminada, prevenindo a formação de novas manchas.

Inclua no seu tratamento para olheiras o Derma Complex Vitamina C Área Olhos Anti-Idade. Ele contém Vitamina C 5% + Ácido Ferúlico + Pré-Melatonina que, combinados, reduzem o inchaço das bolsas, auxiliam na diminuição da hiperpigmentação, firmando, clareando, preenchendo e iluminando a pele ao redor dos olhos com ação antioxidante e antifadiga.

Já quem deseja combater as olheiras e também reduzir as rugas mais profundas na região dos olhos pode contar com o Derma Complex Retinol Área Olhos Anti-Idade. Indicado para as peles mais maduras, sua fórmula conta com Ácido Hialurônico, Syn-Ake® e Retinol combinados. O produto tem ação prolongada por até 12 horas que acelera a renovação celular, preenche rugas e linhas de expressão e deixa a pele ao redor dos olhos mais firme, luminosa  e rejuvenescida. 

Conheça outros conteúdos