O que é Fotoproteção Mineral? Tire algumas dúvidas sobre o protetor solar físico

fotoproteção mineral ADCOS

Você sabe o que é fotoproteção mineral, também conhecida como proteção solar física? Ela é muito indicada para crianças, gestantes, pessoas de pele sensível e sensibilizada. A Dra. Caroline Cha, dermatologista, foi convidada pela ADCOS para falar um pouquinho de proteção solar mineral. Tire suas dúvidas sobre esse assunto!

O que é protetor solar 100% físico?

Os protetores solares 100% físicos são protetores solares que tem partículas na sua superfície que refletem as radiações solares UVA e UVB, então eles não têm reação com a pele. E acabam, assim, protegendo de maneira física a pele contra a radiação solar.

Qual a diferença entre o protetor solar físico e o protetor solar químico?

A diferença entre os protetores solares físicos e químicos é o mecanismo de ação. Enquanto os protetores solares físicos têm substâncias na sua composição que acabam refletindo a radiação UVA e UVB que causa danos a pele, os protetores solares químicos acabam fazendo uma reação a partir da radiação UVA e UVB na superfície da pele, uma reação química, e isso acaba protegendo a pele.

Quais as principais indicações do protetor solar físico?

Os protetores solares físicos são mais indicados para crianças, gestantes, pessoas de pele sensível e nos pós procedimentos em que a pessoa se encontra com a pele mais sensibilizada.

Existe alguma contraindicação?

As contraindicações, os físicos não têm, já os químicos são contraindicados para crianças menores de 6 meses e também é evitado para crianças menores de 2 anos e pessoas com alergias aos componentes.

A partir de quantos anos pode-se utilizar o protetor solar físico? E o protetor solar químico?

Os protetores solares físicos podem ser usados a partir de 6 meses de idade, então as crianças estão liberadas. Os protetores solares químicos podem ser usados a partir dos 2 anos de idade.

Quais os principais fatores a se atentar na hora de escolher o protetor solar?

A escolha do protetor solar depende muito de cada tipo de pele e qual a finalidade do fotoprotetor usado. Então, depende se a pele é mais oleosa, mais seca ou mais sensível. Assim, vamos optar por certos tipos de veículo, como cremes, séruns e géis. Se temos uma pele um pouco mais sensível, que bronzeia e queima com facilidade, opta-se por fatores de proteção mais elevados. Se a pessoa, por exemplo, é um atleta que corre ao ar livre, que precisa de mais proteção, vamos, além de tudo isso, precisar de protetores resistentes à água e a poluição. Já os protetores solares com cor são muito bem indicados para mulheres que tem mais chances de manchas e melasma, porque eles também protegem contra a radiação visível da luz.

Qual a forma correta de se utilizar o protetor solar?

O protetor solar deve ser aplicado 15 minutos antes da exposição solar, sobre a pele limpa e seca. O ideal do protetor solar é ser aplicado no rosto em uma quantidade equivalente a uma colher de chá.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Confira agora a Dra. Caroline Cha (@carolinecha_dermatologia), dermatologista e nossa convidada, falando tudo o que você precisa saber sobre Fotoproteção Mineral e seus benefícios para a proteção da sua pele. Assista e fique por dentro!

Uma publicação compartilhada por ADCOS Dermocosméticos (@oficialadcos) em

Conheça outros conteúdos