Beleza com Saúde

Confira nossas matérias no blog Beleza com Saúde, saiba mais sobre nossos produtos e leia dicas de assuntos importantes para a sua pele!

Como a mudança de clima afeta a pele?

As mudanças climáticas podem influenciar a saúde e a beleza da pele e, por isso, devem ser levadas em consideração para identificar os cuidados necessários no dia a dia. Entenda mais sobre como o clima influencia na pele e conheça algumas dicas para não sofrer com o ressecamento e com a oleosidade em determinadas estações do ano!

As consequências da mudança de clima na pele

O clima pode afetar a pele de diversas formas e esses efeitos podem ser sentidos diretamente na sensibilidade, hidratação e capacidade de renovação celular. Algumas dessas mudanças interferem em como a pele reage aos estímulos e podem ser sentidas quase que instantaneamente de acordo com as variações de temperatura e umidade que ocorrem.

Quando as alterações climáticas acontecem de maneira brusca, o pH da pele é desequilibrado, deixando-a mais sensível e suscetível a reações como a vermelhidão e a acne. Com a barreira de proteção cutânea enfraquecida, ela se torna mais exposta à poluição e a outros agentes como o estresse e a alimentação. Além disso, o ressecamento e a oleosidade, dos quais vamos falar mais adiante, são duas das principais consequências que as mudanças no clima trazem para a pele. Continue lendo!

Agentes internos e externos que afetam a pele

A saúde e a beleza da pele podem ser afetadas por agentes internos, como a alimentação e o estresse, e por agentes externos, que incluem a radiação solar, os fatores climáticos e a poluição. Assim, esses elementos, somados à genética e a forma como cada pessoa reage às agressões, podem influenciar no surgimento de rugas, manchas e flacidez.

Além disso, nossa pele está exposta à ação dos radicais livres, moléculas instáveis, que danificam a pele e promovem flacidez, rugas, linhas de expressão e outros sinais do envelhecimento precoce. A produção dos radicais livres pode estar associada a fatores como má alimentação e, inclusive, a exposição a fatores climáticos.

Além das alterações climáticas naturais, nossa pele ainda sofre efeito das artificiais, como o ar-condicionado, que absorve a umidade do ar, deixando a pele ressecada a ponto de deixar o rosto descascando no frio em alguns casos. O mesmo pode ocorrer diante do uso dos aquecedores de ambiente.

Ressecamento no verão e no inverno

O ressecamento é um fenômeno que pode acometer a pele tanto nos meses mais quentes quanto naqueles mais frios. No inverno, a umidade do ar diminui, o que contribui para a sensação de ressecamento da pele, junto a hábitos como banhos quentes. Outros sintomas que podem surgir junto ao ressecamento são coceiras e irritações na pele, que são mais agressivas em quem possui quadros alérgicos e peles sensíveis. A dica é caprichar na hidratação da pele e optar por banhos mornos para evitar o rosto vermelho no frio .

Já no verão, a pele pode ficar ressecada como consequência da exposição solar sem devida proteção, chegando ao ponto de descamar. Também é comum o aumento de oleosidade, já que a exposição desprotegida ao sol diminui a concentração de água na pele, fazendo com que produza óleo em excesso para manter-se hidratada. Por isso, tome bastante líquido e invista em cremes, loções e máscaras para manter a pele hidratada durante as estações quentes.

Oleosidade excessiva

Durante as épocas mais quentes do ano, é normal que a pele produza mais oleosidade. Isso porque as temperaturas mais altas fazem com que as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de óleo, tenham uma atividade mais intensa. Além disso, em uma tentativa de manter a pele hidratada e evitar o ressecamento advindo da exposição ao sol sem protetor solar, o corpo produz mais oleosidade.

Em suma, as glândulas responsáveis por produzir o suor funcionam excessivamente para manter a temperatura corporal mais baixa. Ele é composto por impurezas, óleos e sais, que junto ao sebo produzido pela pele, podem entupir os poros, causando cravos e espinhas. Por isso, não deixe de hidratar a pele e de fazer a higienização facial no máximo duas vezes ao dia, para evitar a acne e outros problemas que a oleosidade excessiva pode acarretar.

Dermocosméticos ADCOS para cuidar da sua pele o ano todo

Para defender a pele contra as alterações climáticas, o Hidradefense Solution Aqua Pro.Bio é uma solução facial e corporal hidratante em aerossol, muito prática de utilizar a qualquer hora do dia. Ele regenera e reforça a barreira biológica da pele, deixando-a forte, luminosa, macia e ainda atua repondo a hidratação, protegendo o corpo e o rosto contra o estresse ambiental, restaurando a imunidade da pele. Devido a sua concentração de ativos e prebióticos, o Aqua Pro.Bio é ideal para hidratar e para a recuperação de peles sensíveis e sensibilizadas, protegendo e estimulando suas defesas.

Para higienizar e equilibrar, a Água Micelar proporciona sensação de pele limpa e tratada. Multifuncional, ela possui 9 benefícios: demaquila, limpa, tonifica, purifica, reequilibra, hidrata, regenera, acalma e protege. Sua composição contém prebióticos que estimulam o crescimento da flora benéfica encontrada na pele naturalmente. O produto também conta com a alantoína, que possui ação suavizante, queratolítica e cicatrizante, e as estruturas micelares, que capturam as impurezas da pele sem alterar a barreira cutânea. O produto é indicado para todos os tipos de pele, inclusive as sensíveis.

Contra o envelhecimento e os radicais livres, o Derma Complex Concentrado Vitamina C 20 é um sérum anti-idade que uniformiza o tom, revela a luminosidade da pele e estimula a produção de colágeno. Seu poder antioxidante concentrado com 20% de Vitamina C para o rosto reduz rugas e firma a pele. Com resultados comprovados por testes, o produto é ideal para amenizar os sinais da idade, devolver luminosidade e viço à pele, além de firmar e combater os danos causados pela poluição e radicais livres. Com ultra ação rejuvenescedora, ele ainda hidrata e revitaliza a pele com oito ativos antioxidantes.

Conheça outros conteúdos