Adcos

Mitos e verdades sobre a acne

Já falamos aqui no Beleza com Saúde sobre a acne na pele adulta, como escolher o protetor solar para pele acneica, como evitar a acne no verão e até demos algumas dicas para tratar a espinha e a acne. Agora, vamos desvendar alguns mitos e verdades sobre a acne/espinha. Confira!

A acne tem cura? O chocolate provoca acne? Espremer as espinhas ajuda a eliminar a inflamação?

A acne tem cura? MITO. Algumas marcas informam que seus produtos curam a acne, mas ela não é curável. A mesma pode ser reduzida, controlada e também podemos prevenir o seu desenvolvimento, utilizando produtos de qualidade, com ativos eficazes e seguindo uma dieta equilibrada.

O chocolate provoca acne? EM PARTES. Por ter um alto índice glicêmico, o chocolate estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade da pele e, consequentemente, pode piorar o quadro de espinhas e acne. Alimentos gordurosos, derivados do leite e doces são alguns dos responsáveis por agravamento do problema. Por isso, consuma chocolates com moderação, dando preferência aos amargos e meio amargos.

Espremer as espinhas ajuda a eliminar a inflamação? MITO. Espremer é prejudicial para a pele, pois promove a disseminação da inflamação e pode provocar cicatrizes e lesões. Além disso, caso você esprema a espinha e a pele não esteja limpa, as bactérias das unhas podem entrar na lesão, deixando o local mais dolorido e inchado.

Lavar o rosto várias vezes ao dia ajuda a evitar a acne? Os cravos pretos são “sujos”? O clima quente faz com que apareçam mais espinhas?

Lavar o rosto várias vezes ao dia ajuda a evitar a acne? MITO. Esse gesto pode inclusive provocar o aumento da oleosidade da pele (efeito rebote). O ideal é higienizar a pele duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, com produtos específicos para reduzir a acne. Os produtos específicos devem ser utilizados para tratamento, amenizando assim o quadro de acne e espinhas. Limpe a pele com um sabonete com ácido lactobiônico, salicílico e zinco, utilize o tônico com ação secativa, depois passe a loção secativa e não esqueça do protetor solar.

Os cravos pretos são sujos? MITO. A cor escura é devido à presença de melanina e não pela oxidação da queratina ou do sebo.

O clima quente faz com que apareçam mais espinhas? VERDADE. Quanto mais quente o clima, mais oleosa a pele fica e, consequentemente, o quadro de acne e espinhas aumenta. Por isso a importância de manter a pele sempre limpa, hidratada e protegida, com um protetor solar oil-free e específico para a pele acneica.

Menstruação causa acne? E o anticoncepcional, piora as espinhas? O uso da pasta de dente serve como tratamento?

Menstruação causa acne? VERDADE. Pela influência dos hormônios, pode haver piora da acne nos dias anteriores à menstruação. Nesse período, a produção de hormônios aumenta, fazendo com que as glândulas sebáceas também aumentem e, consequentemente, a pele fica mais oleosa.

Anticoncepcional piora a acne? EM PARTES. Alguns anticoncepcionais podem sim levar a alterações hormonais e aparecimento da acne, mas alguns são capazes de melhorar o quadro. Se o seu caso for o de piorar a doença, procure seu ginecologista e consulte um dermatologista para te indicar um remédio melhor e que se encaixe no seu caso.

O uso da pasta de dente diminui a acne? MITO. O produto não possui substâncias eficazes no tratamento da acne e, a longo prazo, pode piorar o quadro. Além de contaminar o local, o uso da pasta de dente dificulta a eliminação da secreção sebácea, obstruindo o local e deixando-o mais irritado e com vermelhidão.

Acne é contagiosa? O sol piora a inflamação? Cicatrizes de acne não tem cura?

A acne é contagiosa? MITO. Apesar de ser uma infecção, ela não é contagiosa e sua causa varia de pessoa para pessoa. A hereditariedade, por exemplo, é um dos fatores que podem influenciar no seu surgimento.

O sol piora a acne? VERDADE. O sol pode provocar o aumento da produção de sebo, além de ser a principal causa do envelhecimento e do câncer da pele. A acne solar aparece mais frequentemente no verão devido a exposição em excesso aos raios de sol sem proteção. Inicialmente, pode parecer que o sol está fazendo bem para a sua pele, porém ele resseca a cútis causando o efeito rebote, ocasionando a produção de sebo em excesso.

Cicatrizes de acne não tem cura? MITO. Existem recursos para tratá-las. Esses procedimentos devem ser realizados por um médico dermatologista experiente e, algumas vezes, são necessárias várias etapas de tratamento para um resultado satisfatório.

Mais dicas

Higienização Acne Solution

Higienização Acne Solution

A linha Acne Solution da ADCOS possui ação secativa, reduz a oleosidade e renova as células. Use o Sabonete Secativo se houver acne inflamatória. Ele promove esfoliação suave, afina a pele, evita novas lesões e minimiza inflamações. O Sabonete Gel Secativo combate a acne não inflamatória. Ele retira a oleosidade sem ressecar, tem ação antisséptica e controla a proliferação de fungos e bactérias. Após higienizar, utilize o Acne Solution Tônico Secativo, que possui poderosa ação secativa, auxiliando no controle da oleosidade e minimizando as inflamações.

Tratamentos Acne Solution

Tratamentos Acne Solution

Após os cuidados acima, use a Loção Secativa FPS 30 Incolor, que tem ação cicatrizante, secativa e anti-inflamatória, corrigindo a acne com eficácia, tratando e prevenindo o aparecimento de novas lesões. O produto também possui a versão tonalizante. Para uma espinha que queira tratar, o Gel Secativo Pontual reduz o tamanho e a vermelhidão em até 8h. À noite, antes de dormir e após a higienização, use o Fluido Ultra Secativo, que tem ação secativa cicatrizante e promove renovação celular, melhorando a textura da pele e desobstruindo os poros.

Utilize sempre o protetor solar ideal

Utilize sempre o protetor solar ideal

Para a pele acneica, o Filtro Solar FPS 30 Fluid é perfeito, pois contém alta proteção contra os raios UVA e UVB, auxilia na redução e no controle da acne e possui duplo mecanismo de controle da oleosidade, proporcionando uma pele sem brilho por até 8 horas. Sua textura é ultrafluida com ação antiglicante, toque seco, efeito mate, é oil-free, não obstrui os poros e tem rápida secagem. Além disso, é resistente a água, antirradicais livres e também é desenvolvido especialmente para a pele brasileira, sem parabenos em sua composição.

Conheça outros conteúdos