Beleza com Saúde

Confira nossas matérias no blog Beleza com Saúde, saiba mais sobre nossos produtos e leia dicas de assuntos importantes para a sua pele!

ESTRIA: O QUE É COMO TRATAR?

Mulher aponta para estria na cintura

Todos nós estamos sujeitos a desenvolver as estrias, e, normalmente, elas estão relacionadas ao crescimento, à massa corpórea e também à idade. Mas você pode sim, ajudar o seu corpo a diminuir a aparência delas, ou até mesmo prevenir que elas surjam. 

Quer saber como? A ADCOS explica tudo em detalhes!

O que é a estria?

As estrias são cicatrizes formadas pelo rompimento do colágeno na superfície da pele. 

Normalmente, elas aparecem em áreas propensas ao esticamento da pele, como o interior dos braços, barriga e coxas.

Quais são as causas da estria?

A estria é o resultado da destruição de fibras elásticas e colágenas, responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele. Essas fibras suportam um certo limite de distensão. 

Quando esse limite é ultrapassado, esticando o colágeno e elastina mais que conseguem suportar naturalmente, o tecido é rompido, gerando um processo inflamatório que identificamos como as estrias.

Quais fatores facilitam o aparecimento de estrias?

Todos os tipos de estrias afetam tanto os homens quanto mulheres em idade adulta, e até mesmo durante a adolescência. 

Além disso, para a maioria das pessoas, é normal identificar estrias vermelhas e estrias brancas nos quadris, coxas, nádegas, culotes e mamas.

Os principais fatores que favorecem o aparecimento das estrias são:

● aumento repentino do peso, atrelado ao “efeito sanfona”;

● crescimento rápido (especialmente em adolescentes);

● aumento da massa muscular (comum em homens);

● uso de implantes mamários;

● predisposição genética;

● gestação;

● hábitos alimentares; 

● falta de hidratação na pele (ressecamento excessivo).

Por que surgem estrias na gravidez?

A estria na gravidez costuma ser uma preocupação das gestantes, uma vez que, com a evolução do bebê e o crescimento da barriga, a pele é esticada ao máximo.

Ainda, o aumento do peso é bastante comum nesse período da vida, principalmente a partir do sexto mês da gravidez. 

Por isso, logo nos meses iniciais, é indicado o uso de cremes ou óleos hidratantes, a fim de manter a pele hidratada o suficiente para que não sofra ao ser esticada.

A prevenção é o caminho mais seguro e assertivo para evitar as temidas estrias. Assim que a gestante souber da gravidez, os cuidados com a pele devem começar com o uso de dermocosméticos específicos para a pele da grávida, sempre alinhado com o obstetra e o dermatologista.

Quais são os tipos de estrias?

Algumas marcas podem ter diferentes colorações, que vão desde o azulado/arroxeado, até as totalmente brancas. Por isso, ao tratar estria sempre observe as suas cores, pois elas representam o “tempo de vida” da cicatriz na pele.

Estrias vermelhas e roxas

As estrias mais escuras, que possuem uma tonalidade arroxeada e até avermelhada, representam as estrias mais “novas”, que se formaram recentemente. 

É indicado que sejam feitos tratamentos logo nessa fase, já que estão no primeiro estágio inflamatório. 

As estrias vermelhas aparecem quando a primeira camada da pele é esticada até podermos ver a segunda (a derme), que é cheia de colágeno e vasos sanguíneos, responsáveis pela coloração avermelhada. 

Sendo assim, elas ainda podem ser tratadas e sua capacidade de se regenerar é grande. Por isso existem alguns tipos de cuidados que podem melhorar a aparência e até cicatrizar este tipo de estria.

Estrias brancas

As estrias brancas são cicatrizes presentes na pele por mais tempo, ultrapassando o período inflamatório, com células já regeneradas. 

Elas exigem um tratamento mais invasivo e mais prolongado. É comum que elas nunca desapareçam por completo, ainda que sua aparência seja atenuada.

Existe tratamento para as estrias?

É possível tratar estrias com lasers, dermoabrasão, micropigmentação, peeling e cremes que auxiliam na redução das estrias. 

No entanto, estes devem ser realizados logo quando elas aparecem, possibilitando minimizar o aspecto das marcas, pois as estrias vermelhas são as que respondem melhor aos procedimentos. 

O tratamento dessas cicatrizes é um verdadeiro desafio, pois precisa-se estimular a produção de colágeno e elastina, essenciais para a elasticidade da pele. 

 Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o tratamento das estrias deve ser realizado logo que elas surjam, na fase em que estão recentes e rosadas. 
O mais comum é que sejam utilizados cremes à base de ácido retinoico, ácido glicólico e vitamina C. A partir disso, a pele consegue se recuperar aos poucos ao estimular a formação de novas células do tecido epidérmico.

Como prevenir estrias?

Uma forma de amenizar a aparência das estrias é utilizando o Elastcream – Creme para Estrias, desenvolvido especialmente pela ADCOS. Com função hidratante e nutritiva, ele aumenta a elasticidade da pele e previne o surgimento de novas cicatrizes. 

Formulado com vitamina E e complexo ativo vegetal, ele fortalece as fibras da pele e protege a elastina. Esse creme é recomendado, principalmente, para as gestantes, que podem sofrer mais com a estiragem da pele. 

Ele é indicado, também:

● para quem possui tendências de aumento de peso acentuada;

● adolescentes e jovens em fase de crescimento; 

● uso pré e pós-operatório de próteses de silicone.

Para completar o tratamento, você pode experimentar o Nutralift Firmante Corporal. Além de combater o famoso aspecto “casca de laranja”, causado pelas celulites, ele combate a flacidez corporal e promove o tônus da pele, deixando-a mais firme e macia.

Para utilizá-lo sem erros, criamos um passo a passo sobre a massagem anticelulite em casa, para que você obtenha os melhores benefícios desses dermocosméticos. Confira aqui!

Rico em cafeína e ativos naturais, ele é perfeito para controlar o volume de gordura na pele, evitando acúmulo. Pode ser usado em todas as partes do corpo, especialmente as áreas mais propensas a desenvolver estrias.

Além disso, você pode (e deve!) investir em hidratantes bem nutritivos para evitar o surgimento de estrias, e também diminuir a aparência delas. 

Uma boa indicação para isso é o Hidrat Solution Leite Corporal Hidratante – Peles Secas, que é altamente nutritivo, devolve o viço, maciez e suavidade. Além disso, fortalece a barreira natural da pele, ele é ideal para peles ressecadas. Dessa forma, evita o aspecto áspero, além do surgimento das estrias causadas pelo estiramento da pele. 

Pode ser usado, inclusive, para quem sofre de patologias dermatológicas, como psoríase, eczema e ictiose, revitalizando a pele e impedindo a formação da descamação.

Outra opção para uso diário é o Hidrat Solution Leite Corporal Hidratante e Nutritivo, indicado para quem quer prevenir o envelhecimento precoce, além dos efeitos do ressecamento. 

Rico em D-Pantenol, colágeno hidrolisado e vitamina E, esse hidratante favorece a cicatrização e umectação da pele. Ou seja, ao tratar as estrias, auxilia na diminuição de sua aparência e combate a inflamação.

Conheça outros conteúdos