Desafios do Home Office

home office

Há mais de dois meses, nossos colaboradores estão trabalhando no modelo de Home Office. Desde o início do surto de transmissão do Covid-19 no Brasil, nos preocupamos com a saúde e segurança de todos, o que levou a ADCOS a liberar as suas equipes para exercerem suas funções em casa.

Como muitas empresas também aderiram a esse modelo, essas mudanças têm sido uma experiência desafiadora para a maioria das pessoas que, por sua vez, podem estar em quarentena junto com a família e filhos pequenos, além de ter diversos afazeres domésticos, as distrações no decorrer do dia e exigências profissionais. Tudo isso reunido pode gerar estresse e preocupação excessiva, tornando-se prejudicial para a saúde em diversos aspectos, principalmente caso não exista um equilíbrio em sua rotina.

Pensando nisso e mantendo nosso compromisso de proporcionar cuidado, mesmo que distantes, reunimos algumas dicas para tornar sua rotina de trabalho em casa mais tranquila e produtiva, o que pode proporcionar uma vida muito mais sadia. Confira!

Explique a situação para a sua família

– Caso você esteja em quarentena junto com a sua família, é importante explicar para todos da família sobre sua rotina profissional. Avisar sobre os horários de suas reuniões pode evitar interrupções. Informe também as suas pausas no decorrer do dia e horário de almoço, visando maior concentração. Assim, todos podem aguardar até que você esteja disponível caso precisem de algo e você também pode ter um momento em família.

Divisão de tarefas

– Todos estando em casa, os afazeres domésticos podem aumentar e dividir as tarefas entre todos da casa, inclusive para as crianças, pode colaborar para que ninguém fique sobrecarregado e absorva mais do que aguenta. Faça uma lista e delegue tarefas, colocando também os dias da semana que devem ser feitos. Caso não dê para realizar naquele dia, oriente para o próximo.

Regras e filhos independentes

– Se para os adultos já é difícil passar por tantas mudanças, para os pequenos pode ser ainda mais confuso. Por isso, é importante conversar com os filhos para explicar a situação atual e o motivo de você precisar da colaboração deles durante seu horário de trabalho. Outro ponto importante é induzir a independência para as crianças, orientando-as sobre atividades e dúvidas previsíveis no decorrer do dia para que não haja a necessidade delas interromperem a sua concentração com perguntas.

Por fim, caso você tenha um horário flexível, é valido avaliar com a sua empresa se é possível exercer suas funções em horários que as crianças estejam ocupadas ou na supervisão de outro adulto.

Mantenha as crianças ocupadas

– As crianças também precisam saber que quarentena não é férias, por isso, além de ajudar com a casa, elas precisam continuar com as atividades escolares e manter os estudos em dia. A maioria das escolas estão disponibilizando aulas e conteúdos online, mas caso isso não ocorra, você pode pedir ajuda aos professores sobre aplicativos ou sites adequados para a idade da criança, além de procurar alguns exercícios disponíveis na internet. Reforce sempre a necessidade da responsabilidade com os estudos e ajude elas a organizarem o cronograma do dia, assim você pode conciliar com a sua própria agenda.

Mantenha a rotina

– Lembre-se de, ao levantar, fazer sua higiene matinal e vestir uma roupa adequada para sua jornada de trabalho durante o dia, como se fosse sair mesmo para trabalhar. É importante manter essa rotina para não perder o horário ou se acostumar erroneamente com o home office. Disciplina nesse momento é tudo.

Tenha seu próprio espaço

– Ter um espaço limpo, organizado, confortável, silencioso e longe de distrações é essencial para garantir uma boa produtividade. É extremamente importante que o seu espaço conte com adequação ergonômica, garantindo que você esteja trabalhando com a postura e condições corretas para evitar problemas de saúde físicos.

Home Office Duplo

– Em alguns casos, existe mais de uma pessoa no lar que está trabalhando em Home Office. Para essa situação, é importante que cada um tenha seu espaço e respeite o momento de trabalho do outro.

Pausas durante o dia

– Tire alguns minutos durante o seu dia para respirar. Ir ao banheiro, alongar, fazer algo diferente. Isso pode ajudar para que você deixe a sua mente descansar e voltar aberta para novas atividades, mas não se esqueça que essas pausas precisam ser curtas e programadas, para não atrapalhar seu desenvolvimento. Além disso, respeite a duração da pausa e imponha limites para si mesmo. Lembre-se também que é importante fazer seu horário de almoço normalmente e trabalhar a quantidade correta de horas por dia.

Invista em conhecimento

– Otimize seu tempo livre para adquirir mais conhecimento e aprender assuntos novos ou se especializar naqueles que você já conhece. Alguns sites, instituições e organizações estão com cursos disponíveis em áreas importantes e bem gerais, como Gestão Financeira, Como Organizar a Aposentadoria, Como Gastar Conscientemente, e outros.

Respeite seus dias de folga

– Garanta que seus dias de folga serão respeitados. A rotina de trabalho em casa pode gerar certa facilidade em acessar seus e-mails, checar a agenda da semana ou adiantar uma tarefa dos próximos dias durante sua folga, mas é essencial para a saúde que você tenha um período de descanso durante a semana. Para evitar esse tipo de situação, procure programar atividades diferentes e momentos de relaxamento para serem realizados no fim de semana ou dia de folga. Mesmo estando em casa, nós reunimos algumas dicas de atividades que podem te ajudar com isso. Aqui no blog Beleza com Saúde reunimos Dicas de Atividades para Aproveitar o Período em Casa, com o intuito te você se cuidar diariamente e manter a saúde física, mental e emocional bem. Também montamos uma pauta com Medidas de Precaução durante a Pandemia para você cuidar da sua higiene. Aproveite!

Conheça outros conteúdos