Cuidados específicos para peles oleosas

cuidados específicos peles oleosas - adcos

As peles oleosas são o tipo mais comum em nosso país, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Por isso, é bastante comum que surjam dúvidas sobre como cuidar da pele oleosa.

No entanto, uma coisa é certa: este tipo de pele precisa de dermocosméticos específicos, feitos especialmente para hidratá-la, acabar com a aparência brilhosa e, assim, deixá-la muito mais bonita e saudável. Confira a importância dos cuidados específicos para controlar a oleosidade da pele.

Fatores que influenciam na oleosidade da pele

A pele oleosa é o tipo predominante em nosso país: cerca de 60% de brasileiras entre 15 a 65 anos apresentam algumas de suas características. Isso ocorre por causa de vários fatores: clima, condições genéticas, alimentação, nível de estresse, alterações hormonais ou mesmo o uso de cosméticos inadequados, por exemplo.

Quando exposta a essas condições, a pele aumenta a produção de sebo com o objetivo de se defender e evitar o ressecamento, mas o resultado acaba sendo um efeito indesejado de brilho excessivo.

No Brasil, convivemos com o calor de um país tropical, o que pode aumentar ainda mais a oleosidade da pele. Assim, é importante fazer a nossa parte quando o assunto é a alimentação, por exemplo. Consumir alimentos gordurosos e frituras pode influenciar no aumento da produção de sebo na pele, então é preferível evitá-los.

Outro fator que pode tornar sua pele mais oleosa é se esquecer de remover a maquiagem adequadamente, pois esses resíduos deixam os poros entupidos e, com o rosto não higienizado, há um aumento da produção de sebo que pode, ainda, ocasionar a acne. Se você tem o hábito de se maquiar, não se esqueça de usar demaquilante todas as noites.

Hidratante para pele oleosa: por que usar?

Por causa da aparência brilhosa, algumas pessoas podem entender que não há necessidade de hidratar a pele oleosa, mas isso é um erro bastante comum. A quantidade de água da hidratação da pele não tem relação com a quantidade de óleo. Por isso, utilizar um hidratante para pele oleosa corretamente mantém a pele saudável e as células trabalhando de forma adequada, reduzindo a produção excessiva de oleosidade pelas glândulas sebáceas. Assim, a pele hidratada, consequentemente, fica menos oleosa.

Porém, é muito importante escolher os produtos certos para a hidratação. Na maioria dos casos, o que é bom para pele oleosa são os dermocosméticos livres de óleo e com texturas mais leves, que não irão aumentar ainda mais a oleosidade da superfície. Neste sentido, os séruns estão entre as melhores opções para cuidar da pele oleosa, já que são aquosos, fluidos, não gordurosos e têm um grande poder hidratante em apenas algumas gotas.

Produtos específicos para pele oleosa

As peles oleosas precisam de produtos sem óleo em sua composição e com texturas que se adaptam melhor a esse tipo de pele, como géis, fluidos, loções ou séruns.

É essencial, por exemplo, higienizar o rosto com um sabonete para pele oleosa capaz de remover o excesso de óleo logo pela manhã. Outra medida fundamental é evitar a água muito quente, pois ela remove a oleosidade natural da pele e incentiva o organismo a produzir mais sebo. Dê preferência para banhos e lavagens de rosto com água morna ou fria.

Já os produtos com vitamina C têm ação antioxidante, melhoram a firmeza da pele, reduzem rugas e linhas de expressão e são ótimas opções para auxiliar na hidratação de peles oleosas.

Na hora de escolher um protetor solar para pele oleosa (produto essencial dos cuidados diários), prefira as versões tonalizantes, em pó ou as que possuem composição oil-free. Não deixe de proteger sua pele contra o ressecamento e outros danos causados pelo sol.

Como cuidar da pele oleosa corretamente?

Alguns produtos são essenciais para diminuir o incômodo causado pela aparência brilhosa e os outros problemas que o excesso de sebo pode causar, como a acne. Assim, os cuidados devem começar pela manhã com a higienização da pele. Para isso, é necessário aplicar um sabonete para pele oleosa sobre a pele levemente umedecida, massagear suavemente e depois removê-lo com água morna ou fria. Depois da higienização, aplique um tônico para promover uma limpeza ainda mais profunda.

Uma das principais reclamações de quem tem esse tipo de pele é o excesso de poros visíveis e, para amenizar esse problema, você pode usar um redutor de poros depois de aplicar o sabonete e o tônico, antes de se maquiar ou utilizar outros produtos. Após esses passos, é hora de hidratar a pele para protegê-la contra o ressecamento e as agressões do dia a dia. Não se esqueça de finalizar com protetor solar. Seguindo essas etapas, você consegue obter um controle imediato e duradouro da oleosidade.

Dermocosméticos ADCOS para cuidar da pele oleosa

Proteger a pele dos raios UVA, UVB e da luz visível é primordial, já que combate o ressecamento da pele, algo que pode agravar ainda mais a oleosidade excessiva. Por isso, a utilização do protetor solar para pele oleosa é um passo essencial nos cuidados diários. Opções tonalizantes como o Protetor Solar Aqua Fluid Tonalizante FPS 50 e o Protetor Solar Pó Compacto com Ácido Hialurônico FPS 50 são seus aliados, porque atendem muito bem à pele oleosa com sua textura e composição oil-free. Eles são perfeitos para o dia a dia.

Para reforçar a hidratação durante a correria do dia a dia, a Bruma Hidratante é bem versátil e fácil de usar. Ela hidrata, refresca, suaviza a pele, protege contra estresse e danos diários, é antiglicante e pode até ser utilizada sobre a maquiagem. Ainda, combate o envelhecimento e recupera o viço da pele. Carregue na bolsa e utilize sempre que puder, principalmente quando estiver em exposição direta ao sol. Assim, sinta sua pele ficar muito mais bonita e hidratada!

Um tratamento noturno é sempre bem-vindo. O Hidratante Intensivo atende a todos os tipos de pele, principalmente a oleosa. Ele protege o sistema imune da pele e fortalece suas defesas enquanto hidrata profundamente, estimula a produção de colágeno, devolvendo a vitalidade cutânea e evitando os primeiros sinais do tempo.

Já as peles oleosas mais maduras podem contar com o Nutralift Anti-Aging Intensivo – Emulsão Facial, um poderoso anti-idade que combate a flacidez, elimina rugas e linhas de expressão, aumentando a elasticidade e a sustentação da pele do rosto. Aplique-o em todo o rosto, colo e pescoço e retire no outro dia pela manhã, ao acordar. Sua pele vai agradecer pelos cuidados tomados.

Conheça outros conteúdos