O que é a glicação?

A glicação é um processo no qual uma molécula de um carboidrato, como a glicose ou um lipídeo, une-se a outra de uma proteína, como o colágeno e a elastina. Essa ligação ocasiona a quebra da proteína, que não consegue mais desempenhar seu papel como devia e, consequentemente, temos uma ação tão prejudicial quanto a dos radicais livres na pele.

Quando essa reação acontece com as proteínas de sustentação da pele, as fibras elásticas e o colágeno, surgem rugas, flacidez e a perda de elasticidade e de tonicidade da pele. Os agentes glicantes podem ser encontrados, principalmente, em alimentos açucarados, o que significa que o consumo de açúcar pode acelerar o envelhecimento da pele.

Os efeitos do açúcar sobre a pele

Já estamos acostumados a ouvir sobre os efeitos do açúcar para a saúde de nosso organismo ou de nossos dentes. Ingerir carboidratos em excesso pode gerar uma série de complicações como diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares. O que muitos não sabem é que o consumo exagerado de açúcar pode, também, ser prejudicial à pele.

A pele vítima de glicação tem sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão, e apresenta flacidez e manchas. Além disso, ela tem a aparência espessa e perde seu viço e luminosidade. No entanto, existem dermocosméticos capazes de frear os efeitos do açúcar sobre a pele e ainda reverter os sinais deixados pelo processo de glicação.

Como os dermocosméticos antiglicantes atuam

Os dermocosméticos com ação antiglicante agem protegendo as fibras elásticas e de sustentação da pele, devolvendo flexibilidade, elasticidade e firmeza a ela. As substâncias e produtos antiglicantes têm seu efeito potencializado quando associados aos ativos antioxidantes. Juntos, eles conseguem promover uma melhora na textura da pele, afinando-a e deixando-a bem macia. Além disso, são ideais para reduzir as rugas e linhas de expressão, conferindo uma aparência muito mais jovem ao seu rosto.

Você pode utilizar diversos produtos com ação antiglicante, como cremes, hidratantes, sabonetes, séruns e até protetores solares. A linha Neoderm Complex, indicada para revitalizar e renovar a pele, é uma poderosa aliada no combate aos malefícios causados pelo açúcar e o processo de glicação. Aposte nos produtos com ativos antiglicantes e antioxidantes e garanta uma pele mais iluminada, jovem e bonita!

Como combater os malefícios do açúcar

Uma rotina de cuidados com produtos antiglicantes é indispensável para manter sua pele jovem por mais tempo e combater os danos causados pelo açúcar. É recomendado que o uso destes dermocosméticos comece por volta dos 25 anos, para que os antiglicantes funcionem como um método de prevenção aos efeitos da glicação.

Além disso, é necessário ter uma alimentação balanceada, com poucos açúcares e, assim, evitar a aceleração do processo de glicação e envelhecimento da pele. Não se esqueça, também, de utilizar produtos antioxidantes pela manhã, antes do protetor solar, que também é fundamental. Juntos, esses hábitos vão proteger sua pele dos efeitos da radiação ultravioleta, da poluição e das agressões diárias pela qual a derme passa.

Não tem como errar! Combinando uma alimentação saudável e os dermocosméticos certos você vai ter uma pele linda!