Conheça os ácidos que podem ser usados na pele durante o verão

Os ácidos são ativos muito utilizados em produtos dermocosméticos e ajudam desde a hidratação ao clareamento da pele. Apesar de ter ácido no nome, nem todos esses ativos são utilizados para afinar a pele, causam sensibilidade ou são fotossensibilizantes. Podem ser utilizados em qualquer época do ano e oferecem muitos benefícios também no verão, quando usados da maneira correta. Conheça esses produtos e saiba como utilizá-los aqui no Beleza com Saúde, da ADCOS.

O poder dos ácidos na pele

Os ácidos proporcionam diversos benefícios para a pele: esfoliam e eliminam as células mortas, renovam e previnem cravos e espinhas, estimulam a produção de fibras de colágeno e elastina (que conferem textura mais firme à pele), suavizam rugas e até mesmo atuam no clareamento de manchas da pele. A indicação e a dosagem devem ser feitas por um dermatologista, que irá indicar o ácido mais adequado para suas necessidades e explicará como utilizar os produtos para obter os melhores resultados.

Para usar os ácidos no verão, mesmo se a substância não for fotossensibilizante, a proteção solar é indispensável, com um protetor solar adequado para as necessidades de sua pele, que deve ser reaplicado a cada duas horas.

Ácido Ascórbico (Vitamina C)

Uma das substâncias preferidas dos dermatologistas é o Ácido Ascórbico, mais conhecido como Vitamina C. Ele é antioxidante e diminui a ação dos radicais livres na pele. Além disso, o Ácido Ascórbico estimula a produção de colágeno, clareia manchas, uniformiza o tom da pele e potencializa os efeitos do protetor solar. Também é importante para diminuir as rugas e apresenta atividade imunoprotetora e iluminadora da pele.

Ácido Ferúlico

Outro ativo poderoso para cuidar da pele no verão, que pode ser aliado à Vitamina C, é o Ácido Ferúlico. Ele é um potente antioxidante, pois fornece hidrogênio para neutralizar os radicais livres. Ele também age como substância estabilizadora e reparadora e ajuda a potencializar a proteção da pele em conjunto com o protetor solar. Previne o envelhecimento e o aparecimento de sinais precoces, melhora a firmeza da pele e a flacidez. Junto ao Ácido Ascórbico, ele pode ser usado no tratamento do envelhecimento da pele e contra as manchas.

Ácido Hialurônico

O Ácido Hialurônico é uma substância natural do nosso organismo que fica localizado principalmente na matriz extracelular dérmica onde estão as fibras de colágeno e elastina. No entanto, com o envelhecimento, sua produção diminui, o que também faz a hidratação e a elasticidade da pele serem reduzidas. Por isso, a reposição dessa substância por meio do uso de dermocosméticos se torna necessária.

As moléculas de Ácido Hialurônico têm a propriedade de atrair água, por isso são capazes de atuar como lubrificante, hidratar a pele e melhorar sua textura e densidade. Aproximadamente 60% do Ácido Hialurônico presente em nosso corpo encontra-se na pele e ele age no preenchimento do espaço entre as inúmeras células, para manter a pele lisa e firme.

Ácido Retinoico

Entre os ácidos com maior ação antirrugas está o ácido retinóico que promove esfoliação intensa e estimula a síntese de fibras de colágeno. No entanto, por causar afinamento efetivo da pele e ser fotossensibilizante o ácido retinóico deve ser utilizado apenas com a orientação de um dermatologista, principalmente no verão.

Ácido Glicólico

O Ácido Glicólico é extraído da cana-de-açúcar e tem uma poderosa ação de rejuvenescimento. Ele age como esfoliante químico sobre a pele e promove uma leve esfoliação da camada superficial, remove células mortas, afina a pele e reduz poros e rugas. Ele ainda trata manchas e cicatrizes de acne e é bastante indicado para melhorar os sinais do fotoenvelhecimento. Por afinar a pele e deixá-la mais exposta, o uso do ácido glicólico deve ser acompanhado do uso protetor solar.

Aproveite os benefícios da Vitamina C

Conte com a Vitamina C para obter a sensação de pele fresca e iluminada. Este ativo é um potente antioxidante e antienvelhecimento. O Derma Complex Vitamina C 20 estimula a produção de colágeno, favorece o preenchimento das rugas e linhas finas, além de iluminar a pele. Outra opção é o Derma Complex Tônico Iluminador com Vitamina C, que fornece diversas vantagens desta substância, equilibra o pH, nutre e hidrata a pele, atua no controle da oleosidade e devolve a vitalidade perdida. Muitos benefícios em um só dermocosmético.

Hidrate para manter a pele jovem

Manter a pele hidratada é um dos passos fundamentais para garantir sua saúde e jovialidade. A Hidradefense Solution Bruma Hidratante vai além de uma água termal e promove poderosa hidratação imediata e duradoura (24h) em spray, ideal para você carregar na bolsa e aplicar quando quiser. Para máxima nutrição, aproveite a Máscara de Safira, com Ácido Hialurônico, que confere hidratação intensiva à pele, restaura a aparência, o viço e elimina os radicais livres. Com aplicação prática, o Sérum Intensivo da linha Hidradefense Solution promove radiância, luminosidade imediata e atua em todos os mecanismos da hidratação, com fórmula não oleosa e ação antirrugas.

Ácidos: pele uniforme e renovada

Os ácidos podem ser grandes aliados para deixar a pele jovem e renovada sempre. O Derma Complex Retinol Sérum é um sérum para tratamento antienvelhecimento que contém Ácido Hialurônico. Além disso, ele promove renovação celular e aumento da produção de colágeno. Já o Neoderm Complex Sabonete Glico-Ativo combina os ácidos Lactobiônico e Glicólico para higienizar e auxiliar nos processos associados ao espessamento da pele, através de sua ação esfoliante. Ele ainda deixa o relevo da pele uniforme, e previne a obstrução dos poros.

Conheça outros conteúdos