Ácido salicílico no verão: pode usar?

Ácido salicílico no verão: pode usar? | ADCOS

A palavra “ácido” costuma assustar muita gente, principalmente aquelas que não entendem muito do universo da skincare e dos cuidados com a pele. O “ácido” está comumente associado a substâncias corrosivas, à química, e pode ser realmente estranho ouvi-la na dermatologia. No entanto, quem tem pele oleosa ou pele com acne deve ouvir e ler com frequência o termo “ácido salicílico” quando se fala de tratamento.

A ADCOS preparou um post especial para você não se perder na hora de escolher seus produtos para a pele. Conversamos com o Dr. Matheus Soares, dermatologista, e ele tirou algumas dúvidas sobre esse assunto: é possível usar ácido salicílico no verão? Confira!

O que é o ácido salicílico?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que é essa substância tão falada para quem tem pele oleosa e acneica, e o porquê de sua recomendação. O ácido salicílico, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é uma substância que ajuda a diminuir a produção de sebo, com ação anti-inflamatória. O ácido salicílico é capaz de promover uma esfoliação suave na pele, reduzindo a aparência da acne, desobstruindo os poros e melhorando a textura da pele.

Produtos com ácido salicílico são ideais para peles mistas a oleosas, além da pele acneica, já que possui resultados secativos, evitando o acúmulo de oleosidade e, por fim, o aparecimento de inflamações cutâneas. Em conjunto com outros tipos de ácidos, como o retinol, pode auxiliar ainda mais na renovação celular da pele, evitando a opacidade e aspereza, deixando-a mais viçosa.

Além disso, ele é um excelente candidato para peelings químicos, uma vez que também é capaz de reduzir as rugas finas e amenizar as manchas na pele. No entanto, é preciso ter cuidado: o ácido salicílico não é indicado para gestantes ou lactantes.

Por que devo ter cuidado ao usar ácido salicílico no sol?

O ácido salicílico deve estar sempre associado com um protetor solar para o seu tipo de pele. O motivo é bem simples: por suas propriedades secantes e esfoliantes, a pele fica mais suscetível a sofrer os efeitos dos raios ultravioletas. Por estar mais sensível (já que passou por uma esfoliação), em contato com o sol, a pele pode acabar sofrendo o efeito contrário do desejado: descamação intensa, queimação, manchas e irritação. Com isso, o que deveria ser uma solução, acaba se tornando um problema.

Dessa forma, lembre-se sempre de consultar um médico dermatologista de sua preferência antes de começar um tratamento, para uma avaliação completa sobre o seu tipo de pele.

Como incluir o ácido salicílico na rotina de cuidados com a pele?

A rotina de cuidados com a pele se inicia com a higienização da pele. Seja de dia ou à noite, é a primeira etapa da skincare a ser seguida, uma vez que o sabonete é responsável por eliminar o excesso de suor, maquiagem, oleosidade, protetor solar, além de toda a poluição sofrida durante o dia.

Para isso, a ADCOS conta com o Sabonete Antiacne, que limpa profundamente, controla a oleosidade, reduz e desobstrui os poros. Ele contém ação prebiótica, fortalecendo a barreira natural da pele e reforçando a proteção contra bactérias que causam a acne. Com ação secativa e cicatrizante, ele atua também como um anti-inflamatório e esfoliante. Pode ser usado tanto na rotina diurna quanto na noturna.

Outra opção é o Sabonete Secativo, que limpa e promove uma esfoliação suave na pele quando usado diariamente. Ele ajuda a eliminar espinhas e evita o aparecimento de novas lesões. Além do ácido salicílico, sua fórmula conta com zinco e ácido lactobiônico, que possuem grande ação antioxidante e cicatrizante na pele, também reduzindo e controlando a oleosidade da pele.

Para quem busca reduzir poros dilatados, a ADCOs indica o Redutor de Poros Tonalizante (também em versão incolor), um avançado corretor que possui efeitos imediatos. Em longo prazo, melhora a textura irregular da pele e funciona como um primer de tratamento. Seu complexo PORE-MAT desobstrui os poros, reduz as imperfeições da pele e confere efeito mate duradouro. Além disso, possui rápida absorção, controlando a oleosidade por até 10 horas e promovendo um efeito blur, disfarçando todas as imperfeições.

Já para espinhas e lesões, o Gel Secativo Pontual possui ação comprovada na redução do tamanho e da vermelhidão da acne em até 8h. Sua poderosa ação secativa reduz as imperfeições causadas pela acne. Esse produto foi formulado como um gel, totalmente oil-free, de rápida secagem, sem fragrância e parabenos, reduzindo o risco de alergias.

Para ajudar no combate a acne, o Fluido Ultra Secativo promove renovação celular, controla a oleosidade e evita que a pele seja acometida por comedões. Ele auxilia na redução da inflamação acneica, prevenindo seu reaparecimento, além de contribuir para uma pele renovada e iluminada. Sua fórmula inovadora promove um peeling leve, que remove a oleosidade excessiva e ajuda, também, no clareamento de manchas causadas pela acne.

E, para proteger a pele do fotoenvelhecimento, a Loção Secativa FPS 30 Tonalizante (também em versão incolor) deve ser usada todos os dias por quem tem pele oleosa e acneica. Atua diretamente na pele de forma anti-inflamatória, secativa e cicatrizante. Possui toque seco e cobertura natural, atuando de forma significativa e eficaz na redução do tamanho e da quantidade de lesões da acne.

Conheça outros conteúdos