Conheça as maneiras mais eficazes para acabar com as espinhas

Mulher de meia idade conferindo espinhas no espelho

Encontrar uma espinha no rosto nunca é um momento agradável. Ainda que você tenha todos os cuidados possíveis, é inevitável que, em algum momento, a temida lesão apareça no rosto. E, ainda assim, você ainda corre o risco de ter de lidar com uma manchinha ao fim da inflamação. Pensando nisso, a ADCOS reuniu alguns dos métodos mais eficazes para acabar com as espinhas.

Já falamos algumas vezes sobre mitos e verdades sobre a acne, como alguns alimentos podem estimular a produção de oleosidade da pele, e por quê é tão importante higienizar o rosto ao menos duas vezes ao dia para garantir uma pele saudável. A verdade é que, com disciplina e cuidados com a pele feitos da forma certa (aliados com os melhores dermocosméticos), é possível diminuir as inflamações e prevenir que elas apareçam.

O que causa espinhas?

A espinha, clinicamente conhecida como acne, é um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Espinhas são mais comuns durante a adolescência, devido às alterações hormonais, e (pelo mesmo motivo) no período da gravidez e da menopausa.

Segundo especialistas, a acne pode surgir, também, influenciada pela presença da bactéria Cutibacterium acnes, que se reproduz a partir da produção de sebo e queratina (a proteína que está na camada mais superficial da pele). Portanto, quando os folículos estão obstruídos, o local se torna mais propício para a proliferação desse micro-organismo, que ativa o processo inflamatório do corpo.

Alimentação

Você provavelmente já ouviu que chocolates, frituras e alimentos ricos em gorduras são os principais motivos para o surgimento de espinhas. E, por mais que pareça uma crença popular, isso é realmente verdade.

Ao consumir, seu corpo é estimulado a produzir mais oleosidade, que, em conjunto com resíduos naturais da pele (células mortas, por exemplo), acabam entupindo os poros e causando as lesões inflamatórias. Por isso, deve ser evitado o consumo de açúcares, comidas altamente processadas e industrializadas, uma vez que são pobres em nutrientes e desequilibram nosso organismo.

Alguns alimentos que devem ser consumidos com moderação para evitar as espinhas são:

> Grão refinados e açúcares;

> Carboidratos;

> Comidas fast-food;

> Chocolate (especialmente ao leite e branco, que são ricos em gorduras); e

> Frituras.

Alterações hormonais

As mudanças hormonais são os principais motivos para o aparecimento das espinhas. A vermelhidão e o pus podem ser mais comuns na puberdade (quando há uma oscilação muito brusca na produção dos hormônios sexuais), mas mulheres adultas e gestantes também podem encarar a acne.

Por que a acne também pode surgir na fase adulta?

Além de fatores como a alimentação, a predisposição genética e as oscilações hormonais, as espinhas e a acne também podem se desenvolver durante a fase adulta.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explica que, diferente do que se pensa, a acne na vida adulta não é necessariamente “falta de cuidados” ou desleixo. Afinal, por se tratar de uma doença bacteriana, ela pode naturalmente se desenvolver na pele, a partir do entupimento dos poros, gerando os comedões e propiciando a proliferação das bactérias.

As espinhas na fase adulta podem ocorrer pelo uso de medicamentos anticoncepcionais (para mulheres), alterações hormonais, o estresse cotidiano, e, também, o uso de produtos que não são adequados para o tipo de pele de quem está lidando com esse problema.

Cuidados durante a skincare

Como explicamos até aqui, as espinhas são comuns de aparecerem quando há o acúmulo de oleosidade e resíduos da pele, além da produção sebácea excessiva. As peles mistas, oleosas e acneica podem, portanto, enfrentar uma certa dificuldade para encontrar o tratamento ideal.

Um erro muito comum é lavar o rosto muitas vezes ao dia com o objetivo de acabar com o aspecto gorduroso na pele. Isso pode acarretar o famoso “efeito rebote”, no qual, ao eliminar completamente o óleo liberado pela pele, ela acaba produzindo ainda mais para compensar a perda.

Sendo assim, o ideal é que você higienize o rosto da forma correta duas vezes ao dia: ao acordar, e antes de dormir. Maquiagem, protetor solar, dentre outros resíduos devem ser sempre retirados da pele antes do repouso, para que a pele possa receber a oxigenação, nutrientes e ativos da dermatologia que são necessários para manter a pele saudável.

Assim, você garante que a pele não terá os poros obstruídos e possibilitará que outros dermocosméticos ajam de forma mais assertiva na pele, garantindo sua eficácia.

Um exemplo para isso é o Sabonete Antiacne, desenvolvido especialmente para a pele oleosa e com tendência à acne. Por possuir ácido salicílico em sua fórmula, ele realiza uma leve esfoliação da pele, garantindo que as bactérias causadoras da acne sejam neutralizadas, e também realizando a desobstrução dos poros.

Um de seus maiores benefícios é o fato de que, com o tempo de uso, ele também diminui a aparência dos poros, tornando-os menos propícios a acumularem sujeira. Somado a isso, experimente usar o Tônico Secativo, que, como o próprio nome já sugere, tem ação secativa contra a acne, auxiliando no controle da oleosidade e diminuindo as inflamações.

Conta com uma sensação única de refrescância e, ainda, auxilia na prevenção de manchas que podem ocorrer por conta das espinhas. Rico em ácido lactobiônico, ele acelera os processos cicatrizantes, equilibrando o pH da pele e combatendo os radicais livres (que causam o envelhecimento precoce).

Além disso, a esfoliação é uma etapa importante para estimular a pele a realizar a renovação celular, eliminando os resíduos das células mortas. Por isso, ao menos duas vezes na semana, é recomendado que você utilize o Peeling de Hortelã Iluminador, que promove uma esfoliação intensa e segura, revitalizando e iluminando a pele. Com ele, a pele fica mais viçosa, com mais elasticidade e totalmente renovada, influenciando para que outros ativos penetrem na pele com maior facilidade.

Hidratação para pele oleosa

Assim como é erroneamente comum lavar o rosto excessivamente, por intuição, imagina-se que a pele oleosa não necessariamente precisa da hidratação, já que produz a própria oleosidade.

No entanto, se a sua pele está produzindo mais óleo que o normal, rendendo o aspecto pegajoso e brilhoso no rosto, é sinal de que algo está errado. E, um dos sinais mais alarmantes para isso é, justamente, a falta de hidratação.

A hidratação é responsável por repor a água que é perdida naturalmente conforme o dia passa. A recomendação médica é a ingestão de 2 a 3 litros de água ao longo do dia. Com isso, ela se torna indispensável para a prevenção do aparecimento das rugas, linhas de expressão, e até mesmo das estrias, contribuindo para deixar a pele iluminada, evitar a descamação, a sensibilidade, aspereza e coceira (sintomas mais comuns em peles desidratadas e ressecadas).

Para hidratação da pele acneica e oleosa, a ADCOS tem como solução o Hyalu Water Gel. Com uma textura gel aquosa, ele é absorvido rapidamente pela pele e, por conter ácido hialurônico, auxilia no tratamento anti-idade (reduzindo rugas e linhas de expressão), ao mesmo tempo que fortalece a barreira protetora que impede a perda de água.

Somado a isso, possui ainda a ação da niacinamida, um ativo ouro da dermatologia capaz de reduzir visivelmente a aparência dos poros, uniformizar o tom da pele e impedir a formação das manchas causadas pela acne, além do tratamento das já existentes.

Uso do protetor solar

Como uma medida para prevenção para doenças de pele (como o câncer), o protetor solar torna-se indispensável, também, para evitar a acne. Não somente necessário durante o verão, quando os raios solares estão mais intensos, o protetor solar deve ser utilizado, inclusive, em ambientes fechados.

Além disso, a pele oleosa ou com tendência à acne deve sempre investir em veículos mais aquosos, ou em gel, que reduzem a oleosidade e são totalmente absorvidos pela pele.

Para isso, você pode contar com o Protetor Solar Mousse FPS 50, que, além de altíssima proteção contra os raios solares, foi desenvolvido especialmente para a pele brasileira. Além de promover disfarce imediato das imperfeições, ele possui 5 tonalidades que se adaptam ao seu tom de pele, garantindo proteção contra a luz visível. Sua fórmula contém ácido hialurônico, vitamina E e bisabolol, que acalma e repara a pele.

Além disso, para reforçar o tratamento e a prevenção à acne, a Loção Secativa FPS 30 é uma excelente opção para usar no dia a dia. Desenvolvido especialmente para as peles acneicas e oleosas, ele possui ação secativa, cicatrizante e anti-inflamatória, devido ao ácido lactobiônico e acneol, que reduzem a formação de espinhas e comedões. Além disso, melhora a textura da pele, agindo tanto na superfície quanto dentro dos poros, controlando a produção sebácea e minimizando a oleosidade.

Conheça outros conteúdos